Coreia do Norte fala para jornalistas estrangeiros se prepararem para um “grande evento”

A Coreia do Norte notificou jornalistas sobre um “grande e importante evento”. Saiba mais.

Cidadãos da Coreia do Norte treinando para o desfile no dia 15. (Reuters/Damir Sagolj)

A Coreia do Norte está se preparando para a comemoração do 105º aniversário do fundador do regime, Kim Il-sung, e aproximadamente 200 jornalistas estrangeiros estão reunidos na capital Pyongyang.

Publicidade

De acordo com a Reuters, as autoridades locais anunciaram um “grande e importante” evento para os jornalistas estrangeiros, embora não tenha notificado a data, lugar e outras informações. Não se sabe se está diretamente relacionado com o programa de desenvolvimento nuclear da Coreia do Norte. Entretanto, anúncios como este já foram emitidos no passado, e muitos estavam relacionados com atividades militares relativamente de pequena escala.

Nesta semana, o presidente Trump deixou claro que não permitiria que a Coreia do Norte realizasse determinadas atividades e, enquanto a China alegou que deseja resolver a situação de uma forma pacífica, a tensão entre os países está se intensificando.

Pessoas carregando acessórios enquanto a Coreia do Norte se prepara para a comemoração do 105º aniversário do fundador do regime, Kim Il-sung (Reuters/Damir Sagolj)

Para intimidar a Coreia do Norte em relação aos testes de lançamentos nucleares, Trump ordenou que o porta-aviões de propulsão nuclear USS Carl Vinson e sua frota naval se posicionassem para as proximidades da Península Coreana. Segundo as autoridades americanas, prevê-se que a tropa chegue no local designado em no máximo 9 dias.

Na terça-feira (11), a Coreia do Norte alertou que realizaria um ataque nuclear contra os EUA caso haja indícios de ataques preventivos por parte dos Estados Unidos. Veja mais clicando aqui.

Na quarta-feira (12), o presidente Trump e o Chefe de Estado chinês Xi Jinping realizaram uma outra conferência por telefone, poucos dias depois da primeira reunião de líderes nos EUA. Os dois líderes mostraram suas preocupações em relação a outro teste de mísseis ou nucleares que a Coreia do Norte pode realizar nos próximos dias.

Pessoas andando em Pyongyang (Reuters/Damir Sagolj)

Em relação a essa conferência por telefone, o presidente Trump publicou em seu twitter que conseguiram realizar uma discussão “extremamente positiva” sobre “a ameaça da Coreia do Norte”. Depois disso, Trump declarou que os EUA estão preparados para lidar com a ameaça da Coreia do Norte sem a ajuda da China.

Durante a conferência por telefone, Xi Jinping declarou: “(A China) Está se esforçando para preservar a paz e a estabilidade, e a desnuclearização da Península Coreana. Estamos propondo uma resolução por meios pacíficos. Iremos notificar rigorosamente os EUA e iremos cooperar”, segundo a CCTV, uma mídia chinesa.

Na quinta-feira (13), autoridades sul-coreanas comentaram que, embora não há sinais que mostrem a possibilidade de novos testes nucleares da Coreia do Norte, o país está preparado para realizar um teste a qualquer momento.

Veja mais:

Fonte: Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cerimônia de abdicação do imperador Akihito poderá ocorrer em breve

Publicado em 13 de abril de 2017, em Sociedade

Abdicação do Imperador do Japão poderá acontecer em breve. Entenda o assunto.

Imperador Akihito em abril de 2014 (Wikimedia/East Asia and Pacific Media Hub)

O governo japonês está planejando realizar uma cerimônia para a prevista abdicação do imperador Akihito em dezembro de 2018, no que seria a primeira no Japão em 200 anos, segundo informações divulgadas por fontes do governo na quarta-feira (12).

Publicidade

A última vez que o Japão realizou uma cerimônia para a abdicação de um imperador foi em 1817, quando o imperador Kotaku renunciou ao trono do Crisântemo. O governo vai considerar como materializar o plano ao estudar documentos do passado os quais descrevem maneiras cerimoniais para abdicações.

A cerimônia de abdicação poderá ser realizada juntamente com uma série de atos formais como a ascensão do príncipe herdeiro Naruhito. Isso poderá ser tratado como ato de estado que exige a aprovação da Assembleia para realização, segundo as fontes.

O imperador Akihito indicou sua vontade de abdicar ao trono no verão passado

Até agora, dos 125 imperadores do Japão, incluindo o imperador Akihito de 83 anos, 58 abdicaram ao trono. Contudo, atualmente, a legislação japonesa permite apenas abdicação póstuma.

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe está refletindo mudanças legais para permitir que o imperador Akihito passe o trono ao príncipe herdeiro Naruhito, de 57 anos. Em um raro vídeo transmitido no verão passado, o imperador Akihito indicou sua vontade de abdicar ao trono em razão de sua idade avançada.

Fim da Era Heisei

Enquanto o tempo para abdicação ainda não foi formalmente decidido, o governo está considerando dezembro de 2018, aparentemente levando em conta o aniversário de 85 anos do imperador em 23 de dezembro daquele ano.

A Era Heisei, que designa o reinado do atual imperador, poderá durar até o final de 2018, e uma nova era exercida pelo seu filho, Naruhito, terá início no primeiro dia de 2019, de acordo com as fontes.

Fonte: Japan Today
Imagem: Wikimedia

Salvar

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!