Cidade de Osaka faz alerta aos residentes sobre formigas venenosas

Essas formigas foram encontradas pela 1ª vez no Japão em maio, dentro de um contêiner vindo da China que foi descarregado na cidade de Kobe (Hyogo). Veja mais.

Escolas foram alertadas a tomarem cuidado quando as crianças brincarem nas áreas externas  (NHK)

Autoridades da cidade de Osaka estão pedindo aos residentes que fiquem atentos à presença de uma espécie de formiga venenosa, a formiga-de-fogo.

Publicidade

De acordo com a NHK, autoridades municipais, incluindo aquelas encarregadas pela gestão de crise e educação, convocaram uma reunião de emergência na quarta-feira (5) após tais formigas terem sido encontradas no Porto de Osaka na semana passada.

No dia 30 de junho, especialistas espalharam inseticida no porto após terem descoberto as formigas. Posteriormente, uma formiga-de-fogo rainha morta foi encontrada pela primeira vez no Japão.

Os insetos provenientes da América do Sul, cujas picadas podem matar os humanos, cita a NHK, foram encontrados em Kobe e Nagoia no mês passado.

Autoridades disseram em uma reunião que escolas públicas do primário e do ginásio na cidade, assim como creches e jardins de infância, foram alertadas a tomarem cuidado quando as crianças brincarem nas áreas externas dos estabelecimentos educacionais.

Os participantes da reunião disseram que a homepage da cidade vai publicar notificações para as pessoas que moram perto de áreas onde as formigas-de-fogo foram encontradas.

A cidade pede aos residentes que reportem possíveis avistamentos da formiga venenosa e planeja intensificar a cooperação com o governo central para examinar se os insetos estão presentes em áreas ao redor do Porto de Osaka.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calamidade em Kyushu: 3 vítimas do deslizamento, 1 morte e cai o número de desaparecidos

Publicado em 6 de julho de 2017, em Informações

O número de desaparecidos caiu de 10 para 6, novas 3 vítimas do deslizamento e mais de 450 mil pessoas em abrigos ou alerta máximo.

Cidade cheia de lama das montanhas, próximo a Haki IC da Estrada de Oita (foto aérea: Asahi)

O Chefe de Gabinete, Yoshihide Suga, se pronunciou pela segunda vez nesta quinta-feira (6) pela calamidade nas duas províncias em Kyushu. Ele falou que há 7.800 homens da Força de Autodefesa trabalhando em conjunto com a polícia e bombeiros no resgate das vítimas em Oita e Fukuoka.

Publicidade

Segundo os veículos de imprensa, o número de desaparecidos caiu de 10 para 6, por terem encontrado 3 pessoas em Fukuoka e 1 em Oita. Equipes de resgate estão trabalhando para auxiliar as populações locais que sofrem com os deslizamentos, enxurradas, enchentes e inundações. O governo japonês ainda não tem dados oficiais sobre o número total das vítimas e tampouco dos danos na infraestrutura e moradias das cidades atingidas pelas chuvas, que causaram desastres em várias cidades da região Kyushu.

A polícia de Fukuoka informou que por volta das 9h00 desta manhã, 1 homem foi encontrado morto na cidade de Asakura. Ele foi localizado por uma pessoa que passava por lá, próxima ao rio, na região de Haki.

Chuva histórica com 450 mil pessoas em alerta

Segundo o pronunciamento do responsável pela AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o volume pluviométrico como esse de Kyushu só ocorre 1 vez a cada dezenas de anos, provocando vigilância máxima nas 2 províncias. Na cidade de Asakura o índice pluviométrico chegou a 542mm em 24 horas.

Até as 9h00 desta manhã de quinta-feira (6), a ordem de evacuação subiu para 186 mil famílias, ou mais de 450 mil pessoas, em 10 cidades de 3 províncias de Kyushu, de acordo com levantamentos da Kyodo.

Deslizamento provoca 3 vítimas

Um deslizamento ocorrido por volta das 10h00 desta quinta-feira, na cidade de Hita (Oita) engoliu 3 pessoas. A equipe de salvamento resgatou 2 idosas e elas se encontram em estado consciente. Já o homem foi retirado da lama com parada cardiorrespiratória, segundo o Asahi e NHK.

De acordo com depoimento da testemunha ouvida pelo Asahi “ele estava no abrigo mas resolveu dar uma olhada no rio próximo e foi pego pelo deslizamento”.

Fontes: Asahi, Sankei, NHK e FNN
Foto: Asahi Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!