Reviravolta nas entradas e saídas de brasileiros no Japão

Novembro teve o primeiro saldo negativo no número de brasileiros que chegam ao Japão. Saiba mais.

Publicidade

Pela primeira vez, desde janeiro de 2016, o número de brasileiros que saíram do arquipélago japonês foi maior do que os aqui chegaram, informou nesta quarta-feira (25) o Ministério da Justiça do Japão.

Os dados são de novembro e os mais recentes publicados pela autoridades japonesas.

Segundo o relatório divulgado, em novembro chegaram ao Japão 5.145 brasileiros contra 5.913 que deixaram o país. O resultado quebra a sequencia de maior número de entradas que vinha ocorrendo desde o início do ano.

Outubro foi o mês que registrou maior alta de entrada de brasileiros no Japão.

Mesmo com o resultado de novembro, o saldo no final de 2016 deve ficar positivo marcando o primeiro ano, desde a falência do banco de investimentos Lehman Brothers (2008), que o número de brasileiros cresce no país.

A crise econômica e política no Brasil e a falta de mão de obra no Japão são os principais fatores que vêm colaborando para a volta de um grande número de brasileiros ao mercado de trabalho japonês.

Falta aguardar o número de entradas e saídas de brasileiros no Japão em dezembro para ter o número final de 2016. Acompanhe nos próximos dias no Portal Mie.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Inédito no Japão: estrangeiro será presidente da Associação dos Advogados

Publicado em 26 de janeiro de 2017, em Sociedade

A Associação dos Advogados de Hyogo anunciou que o novo presidente eleito é um colega estrangeiro formado no Japão. Saiba mais.

Publicidade

O atual presidente da Associação dos Advogados da Província de Hyogo (entidade parecida com a OAB), Koji Yoneda, anunciou que o próximo a ocupar essa cadeira é um colega estrangeiro. Isso repercutiu imediatamente na imprensa japonesa esta semana. Segundo o atual presidente, isso é inédito na história de Hyogo e ele acredita que seja também em todo o Japão.

Quem é o advogado estrangeiro

Advogado Shogo Haku, sul-coreano (Hyogo Shimbun)

A posse será em 1 de abril deste ano, por um ano. O eleito e nomeado para o cargo é o advogado Shogo Haku, 54, natural de Seul, Coreia do Sul, nascido em março de 1962, segundo o Kobe Shimbun. Haku veio do seu país em 1974, acompanhando o pai, em missão de trabalho.

Na Universidade Ryukyu (Okinawa) formou-se em Letras e Direito. Em 1993 registrou-se na Associação dos Advogados da Província de Osaka, mudando para Hyogo em 1996, onde já ocupou o cargo de vice- presidente.

Haku sofreu um acidente de trânsito antes de sua vinda ao Japão, quando perdeu o braço direito. Aos colegas falou sobre esse assunto e também sobre as violações dos direitos humanos, referindo-se aos discursos de ódio contra os estrangeiros no Japão.

“Com o fato de assumir o cargo, ficarei feliz se isso contribuir para diminuir o problema, mesmo que seja só um pouco, rumo à resolução”, declarou na frente dos colegas, segundo o jornal Mainichi.

Advogado estrangeiro não pode se tornar juiz

O jornal destacou que a nacionalidade do advogado não é empecilho para o exercício da profissão, para se registrar como tal e tampouco para assumir o cargo de presidente da associação. A legislação só não permite se tornar juiz ou promotor, por serem vagas de concurso público, restrito aos cidadãos nacionais.

Fonte: Mainichi Shimbun
Imagens: Pixabay/Kobe Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!