Lançamento dos 4 mísseis será em 15 ou 25 deste mês ou em 9 de setembro?

Os 4 mísseis serão mesmo lançados e haverá guerra nuclear? São perguntas que não querem calar, depois da ameaça norte-coreana.

Coreia do Norte realmente lançará os 4 mísseis? A tensão só aumenta (imagem ilustrativa)

O General Joseph Dunford, o mais alto oficial do Exército dos Estados Unidos desembarcou na Coreia do Sul no domingo (13). Nesta segunda-feira (14) tem um encontro com Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul e também com o mais alto escalão das Forças Armadas do país.

Publicidade

Na sua agenda, ainda estão previstos diálogos com a China e Japão.

Autoridades americanas declararam no domingo que “um confronto militar com a Coreia do Norte não é iminente”. No entanto, também disseram para a mídia americana que “a possibilidade de guerra com o país é maior do que era há uma década”.

General Joseph Dunford ou Joe Dunford como é conhecido estabelece diálogo com os 3 países da Ásia (Wikipedia/FNN)

Tensões depois do anúncio de 4 mísseis em Guam

Toda essa tensão que chegou a afetar a bolsa de valores, foi por conta do anúncio do líder Kim Jong-un. Ele ameaçou lançar 4 mísseis para a ilha de Guam, território norte-americano, na semana passada. Trump e outras autoridades americanas reagiram e a tensão aumentou ainda mais na península coreana.

Se Kim Jong-un realmente pretende efetuar o lançamento, conforme prometeu, quando seria? A data ainda é uma incógnita. Por outro lado, o site de observação da Coreia do Norte, North 38, divulgou imagens que indicam preparativos para os lançamentos. Desta vez, usando submarinos, como mostraram as imagens capturadas por satélite.

Com o lançamento de 2 mísseis balísticos Mars 14 em julho deste ano, os norte-coreanos mostraram que têm potencial para atingir solo americano.

Japão se previne dos 4 mísseis

Como o ditador anunciou que os mísseis sobrevoarão as províncias de Shimane, Kochi e Hiroshima, os 4 interceptadores PAC3 já foram instalados em 4 províncias no sul do Japão, no sábado (12). Foi incluída a província de Ehime, por ter uma base que se situa entre Hiroshima e Kochi.

Tudo indica que os preparativos fiquem prontos até o fim da primeira quinzena de agosto, portanto, a partir de terça-feira (15), Pyongyang poderá cumprir a promessa. 

Possíveis datas de lançamento dos 4 mísseis

O jornal Sankei fez uma análise das possíveis datas de lançamento. Terça-feira (15) é a data em que a Coreia do Norte comemora os 72 anos de libertação do Japão.

De 21 a 31 deste mês, serão realizados exercícios militares conjuntos entre os exércitos norte-coreanos e americanos. A data para o lançamento poderá ser no dia 15 como em 25. Foi nessa data que Kim Jong II deu início às chamada Política Songun, a qual defende a centralidade dos assuntos militares na construção do socialismo coreano. Portanto, para os norte-coreanos essa é uma data comemorativa.

Em 9 de setembro de 1948 foi instalada a fundação da República Popular Democrática da Coreia. Assim, é uma importante data quando se comemora o 69o. aniversário.

O jornal do Partido Trabalhista anunciou em 28 de julho que o lançamento será de um local completamente inesperado e também de um horário inesperado. Assim, há possibilidade de não ocorrer em nenhuma dessas datas estimadas pelos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

Fontes: Sankei Shimbun e TBS
Fotos: TBS, Wikipedia 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pico do rush de volta para casa nesta segunda-feira

Publicado em 14 de agosto de 2017, em Sociedade

Há previsão de congestionamentos de mais de 30Km no pico do rush de volta para casa, nas vias expressas.

As principais vias expressas poderão ter até 45Km de congestionamento no rush de volta para casa (Workers Magazine)

Pessoas que foram visitar os familiares ou se divertiram em algum local turístico estão voltando para casa. Segunda-feira (14) marca o pico de rush da volta nas vias expressas, ainda no feriado de Obon.

Publicidade

Segundo a NHK, quem pegou as vias expressas de manhã, bem cedinho, quase não enfrentou congestionamento. No entanto, no período da tarde e a noite, há previsão de até 45Km de engarrafamento.

As vias expressas com maior volume de tráfego, por volta das 17h00 estão listadas abaixo.

  • Kan-Etsu: nas proximidades do P.A. de Kosaka (Saitama), cerca de 45Km
  • Tomei: cerca de 40Km nas proximidades do túnel de Yamato, em Kanagawa
  • Kobe Awaji Naruto: cerca de 35Km nas proximidades da saída do túnel de Maiko, em Hyogo

Mais tarde, no anoitecer, as previsão seguem abaixo.

  • Tohoku: na altura de Kazo I.C., em Saitama, por volta das 18h00, a estimativa é de 35Km de engarrafamento
  • Chuo: por volta das 19h00, no trecho do túnel Kobotoke, entre Tóquio e Kanagawa, a estimativa é de 30Km de congestionamento

Rush nas plataformas da JR e nos aeroportos

As datas de pico de outros meios de transporte são diferentes, segundo a NHK. Os picos das várias linhas do shinkansen deverão ocorrer na terça-feira (15). Já nos aeroportos, nos voos domésticos, os picos são dois – de terça (15) para quarta-feira (16) e de sábado (19) para domingo (20).

Fonte: NHK
Foto: Workers Magazine

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!