O fenômeno da flor de gelo surge só na época de inverno. E, mesmo assim, somente em condições particularmente congelantes, a temperaturas de 15 graus negativos ou menos. Além do mais, surgem somente pela manhã e quando não há muito vento.
Como um fenômeno natural perfeito, elas são formadas pelo vapor que se cristaliza na superfície de lagos congelados, dando a aparência de flores. Há poucos locais no Japão onde todas as condições são ideais para contemplar a beleza desse fenômeno e um deles está no leste de Hokkaido.
O Lago Akan em Hokkaido é o melhor local para apreciar a beleza das flores de gelo. Ele tem o ambiente e condições climáticas perfeitas e o fenômeno, que é normalmente visto em dezembro e janeiro, ainda pode ser presenciado até o início de março.
Artigos relacionados
Os visitantes podem contratar um tour guiado para conhecer a área e observar as flores congeladas.
Flores de gelo em 8 de fevereiro
Segundo o jornal Asahi, as flores surgiram na fina superfície do Lago Akan, onde as condições eram ideais no início da manhã de 8 de fevereiro: céu limpo, sem vento e temperaturas de 15 graus negativos ou menos.
A temperatura mais baixa do dia caiu para 20.5 graus negativos e várias flores surgiram.

O Lago Akan em Hokkaido estava adornado com um carpete de “flores de gelo” em frente ao Monte Oakan em 8 de fevereiro de 2018 (Asahi)
Os visitantes poderão ter sorte em ver as flores de gelo em partes do lago, incluindo ao redor do Monte Bokke, um vulcão localizado ao leste, até o final de fevereiro se as condições certas se repetirem, de acordo com o Akankohan Eco-Museum Center.
Fonte e imagens: Kushiro Lake Akan, Asahi







