Calor recorde para maio previsto neste fim de semana no Japão

Algumas áreas terão temperaturas diurnas de 35 graus no domingo (26). Saiba mais.

Mapa da AMJ mostra clima ensolarado em todo o Japão no sábado, 25 de maio

Muitas partes do Japão registraram temperaturas de 30ºC na quinta-feira (23). A agência de meteorologia faz um alerta em relação a altas temperaturas atípicas ao longo do fim de semana.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão- AMJ informou que as temperaturas subiram em todo o país devido a um sistema de alta pressão sobre o arquipélago.

Nesta sexta-feira (24) o calor também continuou. Na província de Oita a temperatura chegou aos 30ºC, em Tóquio 29.3ºC e em Quioto 29.1ºC.

Sete estudantes do primário na província de Mie e cinco do colegial em Tóquio foram levados a hospitais por suspeita de hipertermia.

Autoridades alertam para doenças induzidas pelo calor, visto que as temperaturas devem aumentar ainda mais nos próximos dias. Algumas áreas poderão registrar temperaturas diurnas de 35 graus no domingo (26) e o clima quente deve continuar até a segunda-feira (27).

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fugaku, o novo supercomputador do Japão

Publicado em 24 de maio de 2019, em Sociedade

O supercomputador de próxima geração do Japão recebeu o nome de Fugaku. O governo planeja começar a usá-lo em 2021.

Protótipo do Fugaku (Fujitsu via Kyodo)

O novo supercomputador do Japão, Fugaku, deve iniciar as operações em 2021 com o país visando reganhar o título de desenvolver a máquina mais rápida do mundo, substituindo seu atual supercomputador K, disse na quinta-feira (23) o instituto de pesquisa RIKEN que é financiado pelo governo.

Publicidade

O Fugaku, apelido para Monte Fuji, visa ser de 40 a 120 vezes mais rápido que o K, o primeiro supercomputador no mundo a atingir uma taxa computacional de mais de 10 quatrilhões de cálculos por segundo.

“Um supercomputador é essencial para solucionar desafios sociais como desenvolvimento de medicamentos e prevenção de desastres”, disse o presidente do RIKEN Hiroshi Matsumoto. “Dedicaremos nossos melhores esforços para seu sucesso e operação”.

O novo supercomputador, desenvolvido ao custo de aproximadamente 110 bilhões de ienes, será utilizado em uma ampla variedade de pesquisas realizadas por várias empresas e universidade que incluem previsão de fortes chuvas.

O nome foi escolhido entre mais de cinco mil sugestões enviadas pelo público.

O novo supercomputador será instalado no Centro para Ciência Computacional em Kobe do instituto, substituindo o K quando ele se aposentar em agosto.

“Estamos visando ter a velocidade computacional mais veloz do mundo”, disse Satoshi Matsuoka, chefe do centro.

Os Estados Unidos e a China revelaram planos para lançar supercomputadores com habilidade computacional similar ao do Fugaku em 2020 ou 2021.

O supercomputador K, que se refere à 10 quatrilhões em japonês, ficou em primeiro no mundo em velocidade computacional, será substituído pelo Fugaku (Wikimedia/Toshihiro Matsui)

Em 2011, o K, que se refere à 10 quatrilhões em japonês, ficou em primeiro no mundo em velocidade computacional, entrando em operação plena no mês de setembro de 2012. Ele caiu para o 18º lugar nos rankings mais recentes reportados em novembro passado.

De acordo com a lista dos “Top 500” supercomputadores mais rápidos do mundo feita semestralmente por pesquisadores, os EUA ficaram em primeiro com sua máquina Summit em novembro de 2018. A China manteve o primeiro lugar de 2013 até junho de 2018, quando os EUA reganharam a primeira posição.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!