Verão de 2018 é o mais quente do período pós-guerra

Junho a agosto de 2018 foi o período mais quente de verão desde o final da 2ª Guerra Mundial, de acordo com a AMJ.

A temperatura de superfície para a área central do Japão é exibida na imagem acima, registrada pelo satélite Shikisai em 1º de agosto de 2018, mostrando locais com temperaturas mais altas em vermelho escuro e cobertura de nuvens em branco (JAXA)

Junho a agosto de 2018 foi o período mais quente de verão desde o final da 2ª Guerra Mundial, com a temperatura média no leste do Japão 1.7ºC mais alta que o normal, divulgou a AMJ- Agência de Meteorologia do Japão.

Publicidade

Para a área oeste do Japão, as temperaturas ficaram 1.1ºC mais altas do que a média anual, e este verão foi o segundo mais quente desde 1946, quando as estatísticas começaram a ser registradas.

Um total de 18 tufões foram observados durante o período de 3 meses, ficando a par com o recorde histórico em 1994. Oficiais da AMJ disseram que este verão estabeleceu muitos recordes “por causa do clima atípico”.

De acordo com a AMJ, ondas de calor estagnaram sobre o arquipélago devido à formação de dois sistemas de alta pressão, englobando o Tibetano acima e o Pacífico abaixo.

A região Kanto-Koshin no leste do Japão observou uma temperatura média que foi 1.8ºC mais alta que o normal. O número para a região Tokai na central do Japão foi 1.6ºC mais alto, 1.5ºC na região Hokuriku e 1.3ºC para as regiões Tohoku no norte, Kinki e Chugoku no oeste e Kyushu no sul.

As temperaturas para Hokkaido, no extremo norte do arquipélago e Okinawa no extremo sul não tiveram alteração da média anual.

Uma temperatura recorde de 41,1ºC foi registrada na cidade de Kumagaya (Saitama) em 23 de julho. Registros de alta temperatura foram atualizados em 202 de 927 pontos de observação em toda a nação. O número total de pontos onde o termômetro atingiu os 35ºC ou mais foi de 6.479 neste verão – alta de 5.014 em 2010.

Tufões e chuvas históricas

Em relação aos tufões, chuvas históricas foram observadas na costa do Mar do Japão, na parte norte, na costa do Pacífico das regiões a oeste do país e em Okinawa e nas Ilhas Amami, no sul.

Okinawa e Amami registraram volume de chuva 1.77 vez maior que a média anual, marcando a maior quantidade já observada. A costa do Pacífico do oeste do Japão, atingida por chuvas massivas no final de junho e início de julho, registrou precipitação 1,33 vez maior que o normal.

Fonte: Mainichi
Imagem: JAXA

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Apagões: 672 mil em Tokai e 1,6 milhão em Kansai

Publicado em 4 de setembro de 2018, em Informações

Mais de 2 milhões de locais tiveram a energia elétrica interrompida por causa dos danos do tufão número 21. Veja onde e previsão de volta.

Foto ilustrativa: Flickr

De acordo com a Chubu Electric, até as 19h de terça-feira, ocorreu interrupção no fornecimento de energia elétrica para 670 mil pontos nas 3 províncias da região Tokai.

Publicidade

Em Mie foram cerca de 236 mil locais, incluindo parte de Tsu, Yokkaichi, Ise, Owase e outras cidades.

Também no total de 236 mil, na província de Aichi, as regiões de Minato-ku, Chikusa-ku, Higashi-ku da cidade de Nagoia, além de Kasugai e Toyohashi ficaram sem energia.  

Em Gifu foram cerca de 199 mil com interrupções nas cidade de Gifu, Takayama, Hida, Ogaki, entre outras.

A restauração progride gradualmente na noite de terça-feira. Mas a  Chubu Electric explica que há locais em que a recuperação está mais difícil por causa das condições. Como há locais com o cabo rompido por causa dos danos provocados pelo tufão, está realizando o trabalho de forma que não ocorra acidente com choque elétrico.

Kinki e parte de Hokuriku: 1,6 milhão de locais

De acordo com a Kansai Electric Power os danos em decorrência do tufão foram muitos. Postes quebrados sequencialmente provocaram apagão em 4 províncias da região Kansai.

Até as 17h de terça-feira 920 mil locais foram prejudicados em Osaka, 194 mil em Wakayama e parte de Mie, 180 mil em Hyogo, 150 mil em Quioto e parte de Fukui, 114 mil em Shiga e cerca de 51 mil em Nara.

Há locais em que os reparos demandam mais tempo, mas continua se esforçando para a recuperação o mais rápido possível, zelando pela segurança.

Shikoku

Na região, a Shikoku Electric Power anunciou que foram cerca de 9.200 locais com interrupção, até 17h50.

Fontes: NHK e Asahi 
Foto: Flickr

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!