Forte tufão Nº5 já deixa mortos e feridos no Japão

O tufão Nº 5 carrega ventos de até 180km/h, segundo a agência meteorológica.

A JMA faz um alerta sobre inundações, deslizamentos, ventos violentos e ondas altas (ANN)

O lento e forte tufão Nº5, Noru, avançou sobre a região de Kyushu na tarde deste domingo (6), segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA). Ao menos 2 pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas.

Publicidade

O tufão Nº5, com ventos de 180km/h, poderá seguir na direção oeste do arquipélago trazendo chuvas de até 700mm para Shikoku e 500mm a partes de Kyushu nas 24 horas até o meio-dia de segunda-feira (7), de acordo com a JMA.

Em Kagoshima, um homem de 67 anos morreu após cair com a intensidade dos ventos. Outro homem, de 84 anos, foi encontrado morto em um porto. A polícia acredita que ele caiu quando tentava verificar seu barco.

A JMA fez um alerta sobre inundações, deslizamentos, ventos violentos e ondas altas. Avisos de evacuação estão em curso para mais de 180.000 residências na região de Kyushu.

Segundo a Kyushu  Electric Power, mais de 15.000 residências em Kagoshima ficaram sem energia elétrica na manhã de domingo. Os serviços de vários meios de transporte em Kyushu foram cancelados com a passagem do tufão Noru.

Fonte: NHK, Japan Today
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão N05 atingirá regiões de Mie, Aichi, Gifu e Shiga nesta terça-feira

Publicado em 5 de agosto de 2017, em Tempo

Autoridades alertam para chuva histórica no sul do Japão. Tufão N05 deverá atingir regiões de Tokai, Kinki e Kanto nesta terça-feira (8), trazendo ventos fortíssimos. Veja os detalhes e prepare-se.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), o fortíssimo Tufão N05 está avançando para o noroeste muito lentamente. Atualmente, o tufão está no mar a 60km sul-sudoeste da Yakushima (Kagoshima).

Publicidade

A pressão ao centro equivale a 965hPa e a velocidade máxima dos ventos no centro varia entre 126~180km/h. A área de tempestades se estende por um raio de 90km a partir do centro e ventos de 90km/h ou superior estão soprando nessa área. Por volta das 11h40 desta manhã, as autoridades relataram que várias ilhas de Kagoshima entraram na área de tempestades.

A previsão da JMA indica que o tufão manterá seu curso e atingirá praticamente todo o Japão. Nesta terça-feira (8), o tufão deverá atingir o centro do Japão, trazendo ventos e chuvas extremamente fortes para as regiões de Kinki, Hokuriku, Tokai, Koshin’etsu e Kanto. Até terça-feira, o tufão passará pelas regiões de Kyushu, Chugoku e Shikoku.

Tufão N05 visto pela Estação Espacial Internacional (Imagem: NASA)

Na região de Amami, nuvens carregadas de chuva continuam se formando. Pluviômetros instalados pela província de Kagoshima no bairro de Setouchi registraram chuvas extremamente forte de 132mm/h até as 7h00. Até as 11h00 de hoje, as chuvas diminuíram, mas continua  forte com 75mm/h.

No bairro de Naze da cidade de Amami, a precipitação ultrapassou a marca dos 400mm nessas últimas 24 horas. Como esse número incomum equivale a 1.5 vezes da precipitação do mês de agosto, a JMA anunciou que “as Ilhas Amami estão enfrentando uma chuva torrencial histórica que acontece 1 vez em cada 50 anos“.

Por volta das 9h00, a velocidade máxima dos ventos ultrapassou os 120km/h em Tanegashima e Yakushima. Como a velocidade do tufão está relativamente lenta, espera-se que os impactos em cada região durem por muitas horas. Devido a isso, prevê-se fortes chuvas nas regiões de Amami, Tanegashima e Yakushima.

Até a tarde de domingo, espera-se que chova até 500mm no sul de Kyushu, 200mm no norte de Kyushu, 180mm em Shikoku e 100mm em Tokai. Além disso, até a tarde de segunda-feira (7), a previsão indica que chova entre 400~600mm em Shikoku, 300~500mm no sul de Kyushu, 300~400mm em Kinki e no sul de Kyushu e 100~200mm nas regiões de Chugoku e Tokai.

A JMA alerta os residentes nas regiões que serão atingidas pelo tufão a realizarem os preparativos para evacuação. Confirme se sua região será atingida diretamente pelo tufão e verifique quais são os desastres que podem acontecer e a localização dos abrigos de emergência através dos mapas de prevenção a desastres.

Veja abaixo alguns vídeos sobre prevenção a desastres e informações úteis sobre tufões e outros.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!