Possível escassez de água em algumas áreas no Japão causa preocupação

Preocupação aumenta devido a uma possível escassez de água em algumas áreas no país após pouco volume de chuva e previsão de calor escaldante em agosto.

A represa de Takizawa, na cidade de Chichibu (Saitama) onde o nível da água diminuiu consideravelmente, é mostrada na foto tirada de um helicóptero do jornal Mainichi no dia 22 de julho

Preocupações aumentaram em relação a uma possível escassez de água no Japão após uma estação chuvosa relativamente seca e previsões de calor escaldante em agosto.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, o consumo de água foi restrito em 9 rios que pertencem a 7 sistemas hídricos nas regiões Kanto, Chubu e Shikoku, do leste ao oeste do Japão. Isso inclui o Rio Yoshino que corta as províncias de Kochi e Tokushima, onde tais restrições estão temporariamente suspensas.

A quantidade de chuva em áreas ao longo dos sistemas hídricos do Arakawa e do Tonegawa, na região Kanto, durante a primeira metade deste ano, foi de somente 40 a 50 por cento em comparação a anos normais. O consumo a partir do Arakawa, que é uma fonte de água corrente para as províncias de Tóquio e Saitama, foi cortado em 10 por cento desde o dia 5 de julho.

Desde o dia 21, o nível de água de 4 represas nos trechos superiores do rio situou-se a apenas 59 por cento de sua capacidade. A redução do consumo de água foi estabelecida a 20 por cento naquele dia.

A quantidade de água em algumas represas ao longo do sistema hídrico do Tonegawa diminuiu de forma significativa, e o consumo de água foi cortado em 10 por cento nos rios Kinu e Watarase.

Até agora, as medidas não afetaram de forma desfavorável a população

É provável que, por enquanto, as restrições no consumo de água continuem. As reduções de 20 a 30 por cento no consumo de água podem limitar o volume que sai das toneiras ou interromper temporariamente o seu fornecimento, de acordo com especialistas. No entanto, até agora, as medidas não teriam afetado de forma desfavorável o modo de vida da população.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), um sistema climático de alta pressão no Oceano Pacífico não se espalhou pela área norte na primeira metade de junho, e ventos do oeste vaguearam para o sul, fazendo com que a frente sazonal de chuva permanecesse no sul do arquipélago japonês, resultando em muito menos chuva.

A quantidade de chuva que caiu no período de 4 semanas até o dia 20 de julho foi de 58 por cento daquela registrada em anos normais na região Tokai. O número correspondente situou-se a 60 por cento na região Kanto-Koshin e 73 por cento na região Kinki.

No dia 21 de julho, dois tufões se formaram no leste do Japão, mas ainda não há previsão de quão perto eles se aproximarão do arquipélago japonês.

Do final de julho ao início de agosto, há uma tendência de que as nuvens se espalhem acima do arquipélago, mas a JMA ainda não tem certeza se isso trará uma grande quantidade de chuva.

Fonte e imagem: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novo teste de sangue pode diagnosticar 13 tipos de câncer

Publicado em 26 de julho de 2017, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Equipe japonesa de pesquisa desenvolveu um novo teste para diagnosticar 13 tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue. Saiba mais.

Equipe japonesa de pesquisa desenvolveu um novo teste para diagnosticar 13 tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue (imagem ilustrativa)

Uma equipe de pesquisa liderada pelo Centro Nacional de Câncer com sede em Tóquio desenvolveu um novo teste para diagnosticar 13 tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue, com o estudo clínico podendo ter início no próximo mês.

Publicidade

O comitê de seleção de pesquisa e ética deu luz verde para o estudo em meados de julho. A equipe vai solicitar permissão do governo central para colocar o novo teste em uso prático dentro de 3 anos.

Até agora não foi verificado nenhum teste para diagnosticar múltiplos tipos de câncer de uma única vez. Se o novo teste for introduzido em exames médicos gerais e outros checkups, as mortes por câncer poderiam ser reduzidas.

O novo teste utiliza o microRNA (miRNA), uma substância que é liberada das células no sangue e regula os movimentos dos genes. Os tipos de miRNA diferem entre células de câncer e células normais e elas não se decompõem por um certo período de tempo.

A equipe é composta por pesquisadores do centro, Toray Industries Inc., que está testando a tecnologia, e outras instituições. Eles tiveram sucesso em identificar miRNA específica a 13 tipos de câncer (estômago, colorretal, esôfago, pâncreas, fígado, trato biliar, pulmão, mama, ovário, próstata, bexiga, tumores ósseos e no tecido mole e glioma) a partir de sangue preservado de cerca de 40.000 pacientes, a maioria dos quais tinha câncer.

A partir de uma única gota de sangue, os pesquisadores puderam diagnosticar todos os cânceres, incluindo os relativamente no estágio 1, com mais de 95 por cento de precisão. O câncer de mama foi diagnosticado com 97 por cento de precisão.

Contudo, as propriedades do miRNA podem ter mudado no sangue preservado. Desta forma, no estudo clínico planejado, a equipe de pesquisa usará sangue fresco fornecido por cerca de 3.000 pessoas, incluindo pacientes e pessoas saudáveis.

Para a descoberta de cânceres como o de mama, estômago, pulmão e colorretal, exames que usam raio-X e endoscopia são mais eficazes. Contudo, as pessoas precisam realizar exames separados para cada parte do corpo. Mesmo com o novo método de teste, exames detalhados serão exigidos para confirmar o diagnóstico.

“Na Europa, pesquisas que visam a detecção antecipada de doenças usando a miRNA estão sendo ativamente buscadas, mas não houve qualquer estudo onde análise foi conduzida em tantos pacientes como essa. Então, isso deve se provar muito útil”, disse o Professor Masahiko Kuroda, chefe do Departamento de Patologia Molecular da Universidade Médica de Tóquio.

Fonte: Yomiuri
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!