Luisa Kay e o Método Agendologia®

Entrevista exclusiva com Luisa Kay falando sobre o Método Agendologia®, o que é, como aprender e aplicar em sua vida, confira!!!

Você já pensou em usar uma agenda física, de papel para correr atrás dos seus sonhos e se autoconhecer? Atualmente, os aplicativos digitais aparecem para resolver qualquer problema e tornar a vida do usuário cada vez mais prática e isso ajuda muito.

Publicidade

Porém, muitas pessoas continuam sem direção sobre o que fazer da vida, reclamam da falta de tempo para fazerem o que gostariam, sentem-se culpadas por procrastinar e aumenta cada vez mais o número de pessoas insatisfeitas e sem motivação para batalhar pelos seus sonhos, sem contar com o grande número de pessoas em depressão e síndrome do pânico, justamente por estarem perdidas em meio a tanta informação que absorvem do mundo digital.

Luisa Kay criou o Método Agendologia®, a arte de escrever na agenda e vai nos contar sobre este método inovador nesta entrevista, confira!

Portal Mie: O que é o Método Agendologia®? E como você chegou até ele?
Luisa Kay: O Agendologia® é um método que tem como ferramenta a agenda física para planejar e por em prática sonhos e metas, gerenciar o tempo, descobrir a missão de vida e mais, se autoconhecer.

Vivendo há mais de 30 anos no Japão, eu percebi que os japoneses usavam muito a agenda de papel e ficavam horas nos cafés escrevendo nelas. Aquilo me intrigou e depois de alguns meses eu descobri um livro que falava justamente sobre o Techou Jutsu, que poderia ser traduzido como a arte de escrever na agenda.

Era tudo o que eu precisava, organizar o meu dia, planejar as minhas metas, gerenciar o meu tempo. Mas o que eu não tinha naquela época eram sonhos. Na minha cabeça, eu uma estrangeira, o que poderia desejar mais além do trabalho que eu já fazia aqui no Japão?

Fazem dez anos que eu uso a agenda e muita coisa mudou desde então, comecei a ler tudo sobre o método japonês de escrever na agenda, fiz cursos especializados em métodos de escrever na agenda, me aprofundei na Programação Neurolinguistica, Neurociência, Ciência da Ação e tudo o que estivesse relacionado com o comportamento humano.

Desenvolvi o meu próprio método, o Agendologia®, adaptado a cultura ocidental e há mais de 5 anos atrás comecei a ensinar o método, a princípio para pequenos grupos de amigos, depois já estava palestrando para japoneses e em 2019 levei a proposta para o Brasil.

Portal Mie: Você tem outro trabalho ou se dedica exclusivamente ao Agendologia®?
Luisa Kay: Sempre trabalhei na área de tradução/intérprete, em órgãos públicos e empresas privadas. Também dou consultoria de vida no Brasil, para funcionários de empresas japonesas que vão para o nosso país, acompanho artistas, políticos e empresários em suas viagens ao Brasil e até antes da pandemia trabalhava como guia turístico na região de Kansai. Mas cada vez mais estou me dedicando a produção de conteúdo, vídeos e promoção do Agendologia®, a ideia é de estar em breve me dedicando exclusivamente a ele.

Portal Mie: Qual é a diferença entre a agenda digital e a física?
Luisa Kay: Essa é a pergunta que mais ouço, pois as pessoas acham que agenda de papel é retrógrado, sendo que hoje você pode fazer muito mais rápido no computador ou celular.

Escrever a mão, no papel, têm várias vantagens e benefícios. Quando você escreve a mão, o seu cérebro recebe muito mais informações do que quando você está digitando. O que ajuda a fixar o que você escreveu na mente.

Outra vantagem é que a “lentidão” em escrever a mão, te ajuda a trazer do subconsciente, o que você realmente deseja, o que é impossível com o digital. Sem contar com a clareza de enxergar o que você tem que fazer no dia-a-dia.

Portal Mie: Uma das maiores objeções das pessoas para não fazerem as coisas é a falta de tempo. O Método Agendologia® pode resolver isso?
Luisa Kay: A maior vantagem do Método Agendologia® é que ao escrever na agenda,  aquilo que está invisível, tarefas, compromissos, preocupações, sonhos, enfim tudo o que está nebuloso e misturado na sua mente, se torna visível, você pode enxergar no papel, inclusive o seu tempo. Enxergando o seu tempo você poderá fazer melhores escolhas, priorizar e tomar decisões mais assertivas.

Portal Mie: E o que você diria para as pessoas que tem dificuldade de escrever ou abrir a agenda?
Luisa Kay: Tudo é uma questão de se acostumar, no começo provavelmente a pessoa tem que focar em escrever na agenda, afinal é uma atividade nova que ela nunca fez.

Quanto a dificuldade de escrever, a pessoa vai pegando o jeito com o tempo, mesmo porque a proposta não é escrever um diário da sua vida, e sim, marcar tarefas e compromissos que acontecem na sua vida real e registrar novas ideias e o que foi relevante para você no dia, de forma resumida.

Portal Mie: Por que você acha que as pessoas procrastinam?
Luisa Kay: Porque elas sentem um peso em relação a tarefa, devido a experiências anteriores, antes mesmo de começar já imaginam a dor que será ter que executá-las, mas o que elas não sabem é que existem maneiras de você reprogramar o seu cérebro, usar técnicas para entrar em ação e ser mais produtivo.

Além de que no Método Agendologia® marcamos na agenda, sonhos e tudo o que nos dá motivação no planejamento junto com as tarefas chatas. Esse é o segredo do método para as pessoas levarem adiante tudo o que planejarem.

Portal Mie: Falando em sonhos, recentemente você ficou em 1o lugar num concurso de beleza japonês, conte-nos como foi.
Luisa Kay: Sim, é verdade (rs). Participei da 3a edição do Ms.Asian Beauty, um concurso onde o objetivo não é competir e sim se auto-superar, o tema do concurso é expressar a beleza da Ásia através da arte, ou seja, não é somente um concurso de beleza. O mais legal é que não tem limite de idade, a mais nova tinha 20 anos e a mais velha 66 anos. Qualquer mulher asiática, independente da nacionalidade, estado civil pode participar.

Portal Mie: Como foi o processo até a vitória no concurso, você disse que o seu método te ajudou muito.
Luisa Kay: O meu sonho não era participar de um concurso, porém no meu método existe um fator muito importante que são as infinitas possibilidades, você nunca sabe o que vai acontecer no futuro, mas o fato de entender que o Universo te envia oportunidades o tempo todo, ajuda nas atitudes e tomadas de decisões.

A oportunidade para mim veio numa festa, num bate-papo com uma japonesa. Meses depois ela me convidou para participar do concurso, não me animei muito, levou tempo para virar a chavinha em mim para treinar para o concurso. Temos aulas de como caminhar, de oratória, cumprimento estilo japonês, como vestir a yukata (kimono de verão), treino do pré-julgamento, enfim.

O Método Agendologia® me ajudou primeiramente na parte mental, de aceitar o convite de participar do concurso e saber trabalhar as várias oscilações de emoções durante a fase de treinamento. Como disse o seu maior adversário é você mesmo, o concurso é um desafio para se superar. Depois que eu passei da fase eliminatória, no dia 04 de abril, para a final do Concurso Ms.Asian Beauty, tive que trabalhar mais ainda a parte mental, e as ferramentas do método, me ajudaram muito a me preparar para todas as provas da final que foi realizada dia 15 de maio, em Shizuoka.

Outra coisa que eu fiz foi ressignificar os fatos. Eu enxerguei no concurso uma oportunidade para aprender mais daquilo que nenhum livro nem ninguém te ensina, como os japoneses convivem entre si, o que pensam, como agem, isso você só aprende na prática. Na parte prática, eu tracei todo um planejamento de treinamento, cuidados como a pele e corpo, mudança de pequenos hábitos, remanejamento de trabalho e compromissos, fora o controle da enxurrada de avisos que eram enviados pela organização do concurso de coisas que precisavam ser providenciadas.

Portal Mie: Quais são os seus projetos para o futuro?
Luisa Kay: Vencer o concurso Ms. Asian Beauty me trouxe ainda mais confiança em mim mesma e mais convicção de que o meu método de escrever na agenda pode transformar a vida das pessoas. Tenho muitos sonhos e projetos em relação ao Agendologia®, e um dos projetos mais recentes é o lançamento do meu curso online no dia 15 de junho.

Agradecimentos: Agradeço primeiramente a Deus pela vida, a minha família que sempre me apoia em tudo o que faço, agradeço a todas as pessoas que me influenciaram positivamente e me ajudaram de alguma maneira e um agradecimento especial ao Portal Mie, por ter me convidado a ser colaboradora nas lives do Portal, sempre me apoiando em tudo e ao fotógrafo e colunista Clayton Moraes com essa entrevista incrível. Muito obrigada de coração.

Mais informações sobre o Curso Agendologia® online toque aqui.

Contatos de Luisa Kay
Instagram: Agendologia
Facebook: Agendologia
Site: www.agendologia.com

Fotos com Luisa Kay

Clique na imagem para expandir

Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas (Dai Tsukamoto)

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!