Arashiyama Hanatoro: ruas iluminadas e encanto em Quioto

Com o significado de ‘estrada de flor e luz’, o Hanatoro é um conjunto de eventos de iluminação que ocorrem duas vezes ao ano em dois distritos de Quioto. Um deles acontece agora em dezembro. Saiba mais.

A Togetsu-kyo toda imponente com a bela iluminação (banco de imagens PM)

O Hanatoro, que significa ‘estrada de flor e luz’ é um conjunto de eventos de iluminação que ocorrem no distrito de Higashiyama no mês de março e no distrito de Arashiyama em dezembro, ambos na província de Quioto.

Publicidade

Durante o Hanatoro, as ruas são iluminadas por milhares de lanternas colocadas ao longo de áreas populares combinadas com exibições de flores e luzes.

Muitos templos e santuários são iluminados e funcionam até mais tarde. Além disso, apresentações de rua são realizadas em palcos na área. A atmosfera única e agradável do Hanatoro atrai muitos visitantes que podem caminhar pelas ruas e ver um lado diferente de Quioto.

Arashiyama Hanatoro

O próximo Arashiyama Hanatoro será realizado de 13 a 22 de dezembro de 2019. Horário: das 17h às 20h30.

Arashiyama é um distrito agradável na periferia de Quioto que realiza seu Hanatoro todo mês de dezembro. Por 10 dias, mais de 5Km de ruas em torno do centro e ao longo do rio são iluminados por lanternas. Muitos templos e santuários na área são iluminados e têm horários de funcionamento mais longos.

O famoso e belo Bosque de Bambus iluminado durante o Hanatoro de dezembro (banco de imagens PM)

Dentre as atrações mais espetaculares estão uma ponte icônica, a Togetsu-kyo que se estende pelo rio, e o bosque de bambus atrás do templo Tenryu. Ambos são iluminados durante o Hanatoro com a Togetsu-kyo estando particularmente bela, visto que ela brilha com o cenário das montanhas ao redor.

Higashiyama Hanatoro

O próximo Higashiyama Hanatoro será realizado de 6 a 15 de março de 2020. Horário: das 18h às 21h30

Durante o Hanatoro de março, as ruas do histórico distrito de Higashiyama são alinhadas com mais de 2.400 lanternas que se estendem do Shorenin até o Kiyomizu-dera. Quase todos os templos e santuários populares no distrito são iluminados e funcionam até mais tarde.

O palco Hanabutai é montado no Parque do Templo Kodai (Kodai-ji) onde música ao vivo, danças e apresentações acontecem. Além disso, áreas de apresentação em frente à enorme cerejeira-chorão (shidarezakura) no Parque Maruyama e o Kiyomizu-dera são reservados para apresentações de rua.

Muitas lojas ficam abertas até mais tarde durante o Hanatoro e, em combinação com os eventos de iluminação, formam uma atmosfera noturna agradável que atrai muitas pessoas para a área.

Para mais informações sobre os festivais, toque aqui.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Botões de freio de emergência são instalados em mais ônibus na região Tokai

Publicado em 9 de novembro de 2019, em Sociedade

A medida realizada por empresas de ônibus ocorre em resposta a vários acidentes na região causados motoristas com problemas de saúde.

Motorista de ônibus em Ise, Mie (ilustrativa/bano de imagens PM)

Mais ônibus na região Tokai estão equipados com dispositivos de segurança que permitem aos passageiros pararem o veículo em emergências, como quando o motorista passar mal.

Publicidade

A medida realizada por empresas de ônibus ocorre em resposta a vários acidentes na região causados motoristas com problemas de saúde.

No fim de setembro a Meitetsu Bus, operadora de ônibus com sede em Nagoia (Aichi), começou a instalar os dispositivos, chamados de sistema de parada de direção de emergência, em seus ônibus que circulam dentro da cidade.

Os novos ônibus da empresa têm um botão de freio de emergência no assento do motorista e, para os passageiros, um outro botão em um no corrimão atrás do banco.

Quando qualquer um dos botões é acionado, sons de alarme e um anúncio dizendo “Atenção. Faremos uma parada de emergência”, é feito alternadamente em japonês e inglês.

Cerca de 3 segundos depois, os freios são aplicados enquanto a buzina continua soando. O motor desliga após o ônibus parar.

A distância de freagem depende da condição da estrada, mas um ônibus viajando a uma velocidade de 40Km/h vai seguir cerca de 50 metros após o botão ser acionado antes de parar.

Uma mensagem em japonês dizendo, “Emergência. Por favor reporte à polícia”, aparece em visores que normalmente mostram o destino do ônibus na frente, atrás e na lateral, para alertar motoristas e outras pessoas no lado de fora.

O sistema pode ser desativado sem um engraçadinho o acionar.

O governo elaborou uma diretriz em 2016 e forneceu subsídios para promover o uso mais amplo dos dispositivos.

De acordo com o Ministério dos Transportes, 162 acidentes foram causados por problemas de saúde dos motoristas de ônibus em 2017 no Japão, com 76, ou cerca de metade, ocorrendo nas províncias de Mie, Aichi, Gifu, Shizuoka e Fukui sob a jurisdição do Departamento de Transportes do Distrito de Chubu do ministério.

Dois dos acidentes resultaram em morte e lesão.

A Meitetsu Bus começou a usar os dispositivos em 28 de setembro em seus ônibus principais para a rota popular Honjigahara na central Nagoia. A empresa planeja promover medidas de segurança e introduzir um total de 40 dispositivos até o fim deste ano fiscal.

“Devido a uma escassez de motoristas de ônibus, é provável que tenhamos mais motorista de idade no futuro”, disse Takayuki Ban, chefe do departamento da promoção de projeto na empresa. “Queremos garantir a segurança dos passageiros ao realizar o investimento inicial nos ônibus”.

Na província de Gifu, a Kitaena Kotsu do Grupo Meitetsu começou a usar os dispositivos em todos os seus ônibus que circulam na cidade de Nakatsugawa em meados de setembro. A Mie Kotsu, com sede em Tsu, também instalou os dispositivos em alguns de seus ônibus em outubro.

Veja como funciona:

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!