Yama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão

Publicado em 30 de setembro de 2019, em Turismo em Yamagata

A subida para chegar ao topo desse templo é árdua, mas a vista lá do alto é uma das experiências mais recompensadoras que um visitante pode ter em uma viagem pelo Japão.

Neste Artigo:
&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
O cenário mais fotografado do templo, o Kaisan-do

O Yama-dera é um templo cênico que fica nas montanhas na província de Yamagata.

Publicidade

Os recintos do templo se estendem até o alto de uma montanha, de onde há vistas espetaculares lá de baixo do vale. O templo foi fundado há milhares de anos em 860 como um templo da escola Tendai sob o nome oficial Risshaku-ji. Seu nome popular, Yama-dera, significa literalmente “templo na montanha” em japonês.

A base da montanha fica a uma caminhada de 5 minutos da estação de trem Yama-dera e há dezenas de lojas e restaurantes que atendem os vários visitantes do templo. Há também um pequeno centro de visitantes do outro lado da ponte ao longo do caminho da estação até o templo.

Durante o início do período Heian (794-1185), o imperador Seiwa enviou um dos mais importantes sacerdotes Budistas do país à região mais fronteiriça do país na região Tohoku.

Esse sacerdote, Jikaku Daishi, fundou Yama-dera no que é hoje a província de Yamagata, que na época fazia parte da província de Dewa bem no extremo norte das fronteiras nacionais.

Yama-dera também é conhecido por uma visita do famoso poeta Basho, que compôs um de seus mais duradouros haiku no local. Durante a jornada de Basho no norte do Japão no fim dos anos 1600 ele parou em Yama-dera e compôs um curto poema sobre a tranquilidade da área. Hoje em dia, uma estátua de Basho e uma inscrição na rocha de seu famoso poema podem ser encontrados na área inferior dos recintos do templo.

&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
O Konponchu-do

Em volta da base da montanha há vários outros templos, incluindo o Konpouchu-do, o principal saguão de Yama-dera. A construção de madeira de faia é a mais atinga do templo e guarda estátuas Budistas e uma chama que dizem estar queimando desde a fundação de Yama-dera.

A chama foi trazida de um templo, o Enryaku-ji em Quioto, o templo líder da escola Tendai, a qual pertence Yama-dera. Além disso, em volta da base da montanha fica uma pequena casa do tesouro.

Para chegar à área superior dos recintos do templo, os visitantes precisam caminhar em uma trilha que leva até o lado montanhoso. A subida leva cerca de 30 minutos e começa no San-mon, um portal localizado a alguns minutos do saguão principal, onde uma pequena taxa de entrada é cobrada.

&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
A entrada para os mais de 1.000 degraus até a área mais alta do templo

A trilha de pedra até o alto da montanha tem cerca de 1.000 degraus, o que pode tornar a aproximação um pouco difícil para alguns visitantes.

&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
Prepare-se para a subida!

Há lanternas de pedra e pequenas estátuas na floresta ao redor ao longo do caminho. Perto do topo a rota passa pela grande rocha Mida, que tem o formato de Amida Buda. Logo depois, os visitantes chegam ao Nio-mon, portal erguido no século 19 e uma das construções mais novas do templo, de onde a área superior do templo começa.

&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
O Nio-mon

Após passar pelo Nio-mon, há diversos templos em vários pontos ao longo do lado montanhoso. A área é aberta e oferece belas vistas do vale, em contraste com a falta de paisagens ao longo da subida através da floresta.

&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
As construções nas beiradas das montanhas são realmente incríveis!

Uma das construções mais famosas de Yama-dera, a Kaisan-do e a menor, a adjacente Kokyo-do, ficam no alto e no lado esquerdo do portal. O Kaisan-do é dedicado ao fundador do templo, Jikaku Daishi, enquanto o Nokyo-do foi usado para copiar o sutra.

&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
O Kaisan-do

Depois do Kaisan-do há mais escadas que levam ao Godai-do, uma plataforma de observação com as melhores das vistas do vale abaixo. A construção remonta ao início dos anos 1700 e se estende pelo penhasco.

&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
O Godai-do

Caminhar além do Godai-do não é possível, mas há uma trilha que leva a partir do Nio-mon um pouco mais além na montanha na área Okunoin. Dentro do Daibutsuen há uma estátua grande de Amida Buda que pode ser observada de fora.

&nbspYama-dera: mil degraus para chegar a um dos templos mais belos do Japão
A vista a partir do Godai-do

No sul de Yama-dera e da estação de trem fica um complexo de entretenimento chamado Fuga no Kuni o qual oferece aos visitantes uma variedade de atividades interessantes.

Há um museu dedicado a Basho que foca em sua viagem ao norte do Japão e um museu de arte ocidental que exibe pinturas, esculturas e cerâmica. O Fuga no Kuni tem restaurantes e lojas onde os visitantes podem desfrutar de uma refeição ou comprar lembrancinhas.

A equipe do Portal Mie esteve nesse belo templo cênico no verão de 2016, mas em todas as outras estações as vistas também são magníficas.

Apesar do acesso a pé até a área superior do templo ser um pouco cansativo, a beleza do local é ideal para os amantes da fotografia!

Veja mais imagens:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Yama Temple (山寺 Yama-dera)

  • Funciona das 8h às 17h
  • Entrada: 300 ienes (área superior)
  • No local há estacionamentos pagos
  • Site para informações: https://www.rissyakuji.jp/
  • Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização de Yama-dera

Yama-dera Treasure House (Casa do Tesouro Yama-dera)

  • Funciona das 8h30 às 17h
  • Entrada: 200 ienes

Yama-dera Basho Memorial Basho (Museu Meorial Yama-dera Basho)

  • Funciona das 9h às 16h30
  • Fecha de 29 de dezembro a 3 de janeiro e alguns dias irregulares
  • Entrada: 400 ienes
Imagens: PM


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!