Montanha em chamas e fogos de artifício do festival Wakakusa Yamayaki

Em razão da elevação do monte Wakakusa sobre Nara, tanto os fogos de artifício como as chamas são visíveis por toda a cidade.

A queima do gramado do Monte Wakakusa e do Suzukumon do Palácio Heijo (Wikimedia/名古屋太郎)

O Wakakusa Yamayaki é um festival anual durante o qual o gramado na encosta do Monte Wakakusa – Wakakusayama – de Nara é queimado.

Publicidade

A montanha está localizada no extremo leste do Parque de Nara, e quando ela está em chamas pode ser vista de toda a cidade.

O ardor da montanha em si é precedido por uma exibição de fogos de artifício. O festival ocorre todos os anos no quarto sábado de janeiro (em 2020 no dia 25 de janeiro), contudo, pode ser cancelado em caso de más condições climáticas.

Os templos Todai e Kofuku, além do Santuário Kasuga, estão todos envolvidos com cerimônias do festival.

O Wakakusa Yamayaki vem sendo realizado há centenas de anos e suas origens precisas são incertas.

Uma teoria afirma que o ardor na encosta da montanha teve início durante conflitos de fronteira entre os grandes templos de Nara, enquanto outra afirma que o fogo era usado para afastar javalis selvagens.

Os fogos de artifício acima das chamas da montanha (Wikimedia/米田賢一)

O festival tem início oficialmente ao meio-dia, após uma variedade de eventos de menor proporção que são realizados nas áreas na base do Wakakusa.

A atração menor mais interessante é uma competição de arremesso de sembei gigante (biscoito de arroz) que ocorre das 12h30 às 15h.

Um pouco antes das 17h, pessoas envolvidas no processo de atear fogo na montanha parte da área de Tobino do Kasuga Taisha em direção à ela, fazendo uma parada no Santuário Mizuya ao longo do caminho para acender as tochas.

Por volta das 17h30, a procissão chega à base de Wakakusa onde várias centenas de espectadores já estão reunidos, e uma grande fogueira é acesa na metade do caminho acima da área montanhosa, logo depois da barreira que limita o acesso ao público.

Monte Wakakusa, cerca de uma hora antes do Yamayaki (Wikimedia/名古屋太郎)

Às 18h15 uma exibição de fogos de artifício é realizada por 15 minutos. Após isso, as chamas da fogueira são usadas para queimar a grama da montanha e o fogo vai gradualmente se espalhando por ela toda.

Normalmente leva-se em torno de 30 minutos a uma hora para a área inteira queimar, dependendo das condições da grama a cada ano. Quando a grama está seca, a montanha inteira é queimada relativamente mais rápido, enquanto que condições úmidas podem resultar em um ardor parcial e vagaroso da grama.

Em razão da elevação de Wakakusa sobre Nara, tanto os fogos de artifício como o fogo são visíveis por toda a cidade. Além da vista do pé da montanha, há vários outros bons pontos estratégicos por todo o Parque de Nara e da cidade.

A vista pode ser apreciada de locais ainda mais distantes, como por exemplo do antigo local do Palácio de Heijo.

Veja um vídeo com imagens registradas pela Sankei News em 2017:

Informações:

Wakakusa Yamayaki (若草山焼き)

Fonte: Japan Guide

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nexco sugere uso de pneus de inverno ou correntes nas vias expressas por causa da neve

Publicado em 17 de janeiro de 2020, em Sociedade

Há previsão de neve no final de semana e as gestoras das vias expressas recomendam o uso de pneus de inverno ou correntes. Veja onde.

Pneu de inverno (Pixabay)

Além das regiões tipicamente geladas como Tohoku e Hokkaido, há previsão de neve em Kanto-Koshin e leste de Tokai a partir da noite de sexta-feira (17). 

Publicidade

A Nexco-Nippon Expressway do Leste e Oeste alertam os motoristas que trafegarão nas vias expressas que o asfalto poderá ficar escorregadio ou ter acúmulo de neve. Por isso, recomendam o uso de pneus adequados ou correntes para evitar paralisação, a qual causa congestionamento. Além dos riscos, informa que trafegar na neve sem os pneus adequados é infração à lei de trânsito. 

Antes de entrar na via expressa recomenda aos motoristas que verifiquem as condições climáticas. Também recomendam conferir a situação da via expressa a ser percorrida (toque aqui para abrir a página em japonês). Caso prefira visualizar em inglês toque aqui, e use o cursor para verificar a área.

Imagem da tela da situação nas vias expressas, em inglês (Nexco)

Segundo a previsão no sábado (18) pode ser que o tempo mude para chuva, mas as rodovias e vias expressas em locais mais altos poderão estar com acúmulo de neve e derrapantes por causa da camada fina de gelo.

No domingo (19) não deverá nevar nas regiões Kanto-Koshin e parte de Tokai, mas a temperatura deverá ser baixa. Por isso, recomenda aos vestibulandos que saiam de casa suficientemente agasalhados, verificando as condições do tempo.

Fontes: Nexco e Tenki 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!