Gunkanjima, conheça essa ‘ilha fantasma’ do Japão

Conheça mais esse local interessante no Japão e veja fotos do local.

Ilha abandonada na costa de Nagasaki

Gunkanjima é uma pequena ilha localizada a cerca de 20Km do Porto de Nagasaki.

Publicidade

Até 1974, a ilha de 480 metros de extensão e 150 metros de largura servia como mina de carvão e mais de 5.000 residentes a chamavam de lar, resultando na mais alta densidade populacional na história registrada no mundo.

Vista da ilha a bordo do barco turístico

Para acomodar tantas pessoas em uma área tão pequena, cada pedaço de terra foi construído para que a ilha lembrasse uma massivo navio de guerra.

De fato, Gunkanjima é o apelido que significa “ilha do navio de guerra”. O seu nome oficial é Hashima.

O carvão foi descoberto pela primeira vez em Gunkanjima no ano de 1810 pelo senhor feudal de Saga.

Desse ponto já é possível ver o estado de deterioração das estruturas

A mineração industrial começou no fim dos anos 1800 e, logo depois, a ilha foi adquirida pela Mitsubishi Corporation. Quando a produção aumentou, a ilha foi expandida e grandes prédios residenciais e industriais, além de quebra-mares, foram construídos.

Construções castigadas pelo tempo

Gerentes, trabalhadores e suas famílias chamavam a ilha de lar. Os habitantes da ilha tinham uma vida típica. Metade da ilha era dedicada aos trabalhos de mina, os outros eram espaços residenciais, escolas, restaurantes, lojas , casa de banho pública e um hospital.

Em abril de 1974, a mina foi fechada, e seus residentes tiveram que deixar Gunkanjima, abandonando a ilha com todos os seus prédios.

Residentes deixaram a ilha em 1974

Ao longo dos anos desde então, a exposição direta a tufões fez com que as residências e instalações mineiras se deteriorassem, dando à ilha uma atmosfera assombrada.

Devido ao perigo do desmoronamento de estruturas, Gunkanjima foi fechada para o público, e  por muitos anos podia ser vista apenas de barcos turísticos que a circulavam.

Uma da áreas de observação

Em abril de 2009, entretanto, um novo cais construído tornou possível que barcos turísticos atracassem na ilha.

Os participantes de tours são levados a três plataformas de observação em um pequeno trecho na extremidade sul da ilha e passam cerca de 45 minutos no local com guias que falam japonês. Os passeios não envolvem chegar muito perto dos prédios por causa do risco de colapso.

Participantes do passeio

A viagem de barco entre Nagasaki e Gunkanjima também é agradável, levando cerca de 50 minutos só de ida, e passa por grandes fábricas da Mitsubishi de construção de navios e outras ilhas ao longo do caminho. A viagem também permite belas vistas da cidade de Nagasaki e seu porto.

A ilha é realmente assustadora

Para aqueles que não podem ir à Gunkanjima, uma alternativa é o Museu Digital de Gunkanjima perto da Igreja Oura em Nagasaki.

Esse museu moderno ostenta uma quantidade impressionante de informações sobre a ilha, incluindo uma jornada simulada a um poço de mina e uma instalação digital que reconta aspectos de vida através de testemunhos e fotografias.

Os visitantes também podem realizar tours de realidade aumentada de certas áreas da ilha como elas existem hoje.

Um dos barcos que levam até Gunkanjima

Os passeios de barco até Gunkanjima são operados por várias empresas e partem de vários locais no porto de Nagasaki, incluindo o Nagasaki Port Ferry Terminal perto da parada do bonde Ohato (3 minutos pela linha de bonde 1 a partir da estação de Nagasaki) e do Tokiwa Terminal perto da parada de bonde Oura Kaikandori (15 minutos pela linha de bonde 1 e 5 a partir da estação de Nagasaki).

O Museu Digital de Gunkanjima (toque aqui para abrir o site oficial) fica a uma curta caminhada da Igreja Oura e da parada de bonde Oura Tenshudo na linha 5.

Horários e valores

Várias empresas operam barcos turísticos para Gunkanjima. Tipicamente o passeio leva cerca de 3 horas, incluindo quase uma hora na ilha em si, e custa de 3.400 a 4.500 ienes por pessoa.

Observe que no caso de mau tempo ou ondas altas, descer na ilha pode não ser possível ou os barcos podem não operar. Reservas antecipadas são recomendadas principalmente aos fins de semana e feriados.

O Museu Digital de Gunkanjima funciona das 9h às 17h (entrada permitida até as 16h30) com um pequeno número de dias de fechamento irregulares. A entrada custa 1.800 ienes.

Toque nos links abaixo para acessar os sites de algumas das operadoras dos passeios a Gunkanjima:

Nota: 

Segundo o jornal Asahi em notícia divulgada no dia 1º de agosto de 2019, o governo municipal proibiu em 31 de julho descer na ilha de Hashima, antiga mina de carvão, após níveis do que acredita ser amianto excedendo os padrões de segurança terem sido detectados.

O amianto (asbesto) é um grupo de minerais fibrosos usados como material de construção para proteger construções do fogo e calor, mas associado a mesotelioma e câncer de pulmão.

O governo da cidade conduzirá uma inspeção detalhada para confirmar que o material é amianto, e se sim, identificará as áreas referidas e determinará se vai retirar a suspensão em relação a descer na ilha no popular destino turístico.

Com base no site Japan Guide

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sobe para 35 o número de mortos no incêndio do Kyoto Animation

Publicado em 28 de julho de 2019, em Sociedade

De acordo com a polícia, o número subiu para 35 após um homem que estava internado ter morrido no sábado (27).

O incêndio criminoso ocorreu em 18 de julho (FNN Prime)

O número total de mortos no incêndio criminoso no estúdio Kyoto Animation em 18 de julho subiu para 35 após um homem que estava internado no hospital ter morrido no sábado (27), informou a polícia.

Publicidade

Algumas das pessoas que ficaram feridas no incidente continuam hospitalizadas. A polícia não revelou as identidades das vítimas.

A polícia ainda precisa interrogar o suspeito Shinji Aoba, que sofreu queimaduras graves e seu estado de saúde é grave.

Ele é suspeito de entrar no prédio de três andares do Kyoto Animation em 18 de julho e atear fogo.

Investigadores fizeram uma busca na casa de Aoba em Saitama na sexta-feira (26) à procura de pistas que podem apontar um motivo. Fontes investigativas disseram que confiscaram evidências que incluíram produtos da Kyoto Animation.

De acordo com outras fontes investigativas, o estúdio de animação recebeu vários emails de ameaça vindos do mesmo endereço de internet em setembro e novembro passados. Alguns deles estavam endereçados a funcionários específicos, disseram.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!