Trens de luxo do Japão de volta aos trilhos na era Covid-19

Publicado em 8 de setembro de 2020, em Conhecendo o Japão

A JR East está disposta a reavivar os lucros em queda e economias rurais ao longo de suas rotas.

Neste Artigo:
&nbspTrens de luxo do Japão de volta aos trilhos na era Covid-19
Shiki-shima (Wikimedia/Ten-nen Gas)

Operadoras ferroviárias japonesas, incluindo a East Japan Railway, conhecida como JR East, retomaram serviços de trem de luxo enquanto elas se ajustam ao novo normal, seguindo um intervalo de vários meses devido ao coronavírus.

Publicidade

O trem suíte Shiki-shima da JR East retomou as operações em agosto. O trem turístico de luxo ficou parado entre abril e julho, resultando em cerca de 600 cancelamentos de bilhetes. Para trazer os passageiros de volta, a operadora sediada em Tóquio implementou mais práticas rigorosas de desinfecção de seus trens, assim como outras medidas de segurança.

A JR East espera que a retomada há muito tempo esperada de seu trem de luxo carro-chefe também ajude a revitalizar economias afetadas pelo vírus junto com suas rotas, as quais conectam a estação de Ueno de Tóquio com as adjacentes regiões Kanto-Koshinetsue Tohoku.

O Shiki-shima é um sleeper train (vagão-leito) com vagões de observação, um de refeições e até um lounge. Ele oferece viagens de pernoite, de duas ou três noites.

Embora caras – as viagens custam vários mil dólares por pessoas – eles eram muito populares antes da pandemia que sorteios de bilhetes tinham que ser realizados.

Antes de retomar o serviço de luxo, a JR East estabeleceu medidas de controle de infecção, incluindo verificação de temperatura de passageiros e tripulação todas as manhãs e colocar antissépticos nos quartos, no lounge e nas entradas de espaços compartilhados.

O Shiki-shima também tem sido um suporte amplo ao turismo local, em parceria com governos regionais junto com suas rotas. Isso foi apreciado. Alguns governos locais até enviaram oficiais para receber passageiros pessoalmente enquanto eles desembarcavam dos trens.

“Visto que economias locais estão enfrentando dificuldades devido ao coronavírus, queremos ajudar através da retomada do serviço Shiki-shima”, disse Hiroyuki Takahashi, gerente- geral do Departamento de Marketing da JR East.

Outras operadoras ferroviárias, incluindo a Kyushu Railway (JR Kyushu), também retomaram as operações de trens turísticos após implementarem medidas antivírus rigorosas.

&nbspTrens de luxo do Japão de volta aos trilhos na era Covid-19
Seven Stars (Wikimedia/Rsa)

O sleeper train Seven Stars da companhia retomou as operações em 15 de agosto após fortes chuvas e o coronavírus terem forçado uma suspensão. Para garantir a segurança, a capacidade de passageiros foi reduzida de 30 para 16. Os passageiros devem verificar suas temperaturas regularmente e usar máscara.

A Tokyu e a JR Hokkaido cortaram o número de tours em Hokkaido em seu trem Royal Express, o qual as duas empresas operam juntamente, durante o verão de 5 para 3.

Trens de luxo começaram a se tornar populares com o lançamento do Seven Stars em Kyushu em 2013. O Shiki-shima e o Twilight Express Mizukaze da West Japan Railway começaram a operar em 2017.

&nbspTrens de luxo do Japão de volta aos trilhos na era Covid-19
Twilight Express Mizukaze (Wikimedia/khws4v1)

Os trens de luxo eram especialmente populares entre turistas estrangeiros ricos, mas seus números diminuíram drasticamente desde o surto de coronavírus.

Fonte: Asia Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão