Temporada de escalada no Monte Fuji

Subir, ou escalar, o Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, pode ser uma experiência memorável.

O icônico Monte Fuji (banco de imagens)

Com seus 3.776 metros de altura, o Monte Fuji é a montanha mais alta do Japão.

Publicidade

Não é surpresa que o vulcão quase perfeitamente moldado vem sendo venerado como montanha sagrada e vivenciou grande popularidade entre artistas e pessoas comuns ao longo dos séculos.

O Fuji é um vulcão ativo, cuja mais recente erupção ocorreu em 1707. Ele fica na fronteira entre as províncias de Yamanashi e Shizuoka e pode ser visto de Tóquio e Yokohoma em dias claros.

Uma outra maneira fácil de apreciar o Monte Fuji é de trem em uma viagem entre Tóquio e Osaka. Se você pegar um trem-bala de Tóquio em direção a Nagoia, Quioto e Osaka, a melhor vista da montanha pode ser desfrutada nas proximidades da estação Shin-Fuji no lado direito do trem, após 40 a 45 minutos de viagem.

Vista do Monte Fuji a bordo do trem-bala (banco de imagens)

Observe, no entanto, que nuvens e visibilidade escassa geralmente bloqueiam a vista do Monte Fuji e você pode se considerar sortudo (a) se tiver uma bela vista da montanha. A visibilidade tende a ser melhor durante as estações mais frias do que no verão, e logo pela manhã e no fim da tarde do que no meio do dia.

Se você quiser apreciar o Monte Fuji em um ritmo mais tranquilo e de um arredor natural, vá até a região dos Cinco Lagos de Fuji (Fujigoko) na faixa norte do pé do Fuji, ou a Hakone (Kanagawa).

O Monte Fuji abre oficialmente para escalada em julho em várias rotas e segue até setembro.

Escalando o monte mais alto do Japão


Aviso importante (atualização 9 de julho de 2019)
A trilha Yoshida abriu completamente até o cume às 15h de 9 de julho. A abertura havia sofrido atraso por causa de rochas que deslizaram na trilha perto do pico.
As trilhas Fujinomiya, Subashiri e Gotemba não foram afetadas e abrem para a temporada em 10 de julho.

Escalar o Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, pode ser uma experiência memorável.

A montanha em si parece mais atrativa de longe do que de perto, mas as vistas em dias claros e a experiência de escalar o Fuji-san nas primeiras horas da manhã entre centenas de outros alpinistas do Japão e de outros lugares no mundo é muito recompensador.

Quando escalar?

Temporada oficial de escalada

Do início de julho a meados de setembro é a temporada oficial, quando as trilhas e instalações na montanha estão abertas.

Durante esse período, o monte fica livre de neve, o clima está relativamente ameno, o acesso ao transporte público é mais fácil e as cabanas na montanha estão operando.

Qualquer um que não tenha muita experiência em escaladas é aconselhado a ir à montanha durante a temporada oficial para a prática. As datas específicas dependem do ano e da trilha. Nos últimos anos têm sido:

  • Trilha Yoshida: 1º de julho a 10 de setembro
  • Trilha Subashiri, Gotemba e Fujinomiya: 10 de julho a 10 de setembro

As multidões

Escalar o Monte Fuji é uma atividade popular não somente entre os japoneses, mas também entre os turistas estrangeiros, que formam um pouco mais de um terço de todos os alpinistas.

A época de pico para escalar o Monte Fuji é durante as férias escolares que duram entre 20 de julho e o fim de agosto.

Durante o feriado de Obon em meado de agosto, os alpinistas literalmente precisam aguardar em filas em algumas passagens.

Enquanto alguns possam querer evitar a semana do Obon, quando há multidões, você perderia um dos aspectos mais interessantes de escalar o Monte Fuji que é a camaradagem e experiência única de subir a montanha entre centenas de pessoas de todo o mundo.

Agora, se você quiser evitar muita gente, a recomendação, segundo o site Japan Guide, é escalar o Fuji em um dia da semana na primeira metade de julho antes do início das férias escolares.

O lado negativo de uma subida no início de julho é o clima, que tende a ser de alguma forma mais instável do que no fim da temporada.

As multidões chegando ao pico do Fuji-san (banco de imagens)

Fora da temporada

Algumas cabanas de montanha abrem por alguns dias antes do início da temporada oficial de escalada e/ou se mantêm em funcionamento até cerca de meados de setembro.

O transporte público é consideravelmente menos frequente ou não há fora da temporada oficial de escalada.

Enquanto não haja neve no Monte Fuji do fim de junho até outubro, as temperaturas no pico podem cair para abaixo de zero nas estações intermédias.

Somente alpinistas experientes devem considerar a subida no fim de junho ou setembro. Se há neve na montanha, equipamento apropriado e experiência são exigidos.

De outubro a cerca de meados de junho, subir até o cume é altamente arriscado devido ao vento extremo e condições climáticas, neve, gelo e risco de avalanches.

As trilhas

O Monte Fuji é dividido em dez estações com a primeira no pé da montanha e a décima no cume.

Estradas pavimentadas levam até a 5ª estação na metade do caminho até a montanha. Há quatro quintas estações em diferentes lados da montanha, a partir de onde grande parte das pessoas iniciam suas subidas:

5ª Estação Fuji Subaru Line  (Província de Yamanashi)

Trilha Yoshida

  • Altitude: cerca de 2.300 metros
  • Subida: 5 a 7 horas
  • Descida: 3 a 5 horas

Essa é a base mais popular para escalar até o pico, e a 5ª estação mais acessível a partir da região dos Cinco Lagos de Fuji e da central de Tóquio.

Há muitas cabanas de montanha ao longo da trilha em torno da 7ª e 8ª estações, e há trilhas separadas para subida e descida. O nascer do sol ocorre neste lado da montanha.

Descida pela trilha Yoshida (banco de imagens)

5ª Estação Subashiri (Província de Shizuoka)

Trilha Subashiri

  • Altitude: cerca de 2.000 metros
  • Subida: 5 a 8 horas
  • Descida: 3 a 5 horas

A 5ª estação fica a somente 2.000 metros acima do nível do mar e é a base da trilha Subashiri. A trilha Subashiri se encontra com a de Yoshida em torno da 8ª estação.

5ª Estação Gotemba (Província de Shizuoka)

Trilha Gotemba

  • Altitude: cerca de 1.400 metros
  • Subida: 7 a 10 horas
  • Descida: 3 a 6 horas

Essa é de longe a 5ª estação mais baixa e a subida até o pico é em conformidade mais longa do que as das outras quintas estações.

A trilha Gotemba leva da 5ª estação Gotemba até o pico. Há cerca de quatro cabanas em torno das 7ª e 8ª estações.

5ª Estação Fujinomiya (Província de Shizuoka)

Trilha Fujinomiya

  • Altitude: cerca de 2.400 metros
  • Subida: 4 a 7 horas
  • Descida: 2 a 4 horas

A 5ª estação mais próxima do pico, a 5ª Estação Fujinomiya é a base para a aproximação sul via trilha Fujinomiya.

Ela é facilmente acessível das estações ao longo da Tokaido Shinkansen. Há cerca de seis cabanas de montanha ao longo desta trilha.

Como escalar?

É difícil?

A subida até o pico não representa quaisquer grandes dificuldades em relação a habilidades de escalada. Somente em alguns pontos o terreno é bastante íngreme e rochoso.

Placas em abundância ao longo da trilha alertam os alpinistas sobre pequenos problemas como rajadas de vento repentinas e rochas que podem deslizar.

Entretanto, o desafio principal da subida é o fato de que fica muito árduo e parece que falta um pouco de ar à medida que você ganha altitude.

É recomendado contratar um guia?

Visto que a subida não é tecnicamente difícil e há muitos outros alpinistas durante a temporada, uma pessoa comum não precisa de um guia.

Entretanto, alpinistas inexperientes ou pessoas que preferem deixar todo o planejamento nas mãos de alguém podem querem considerar contratar um guia. Há várias empresas que oferecem tours em grupo ou privados, como o Japanican e a Voyagin.

Horário

Grande parte das pessoas programa o horário da subida para poder ver o nascer do sol do pico. Mesmo assim, as chances da montanha estar livre de nuvens são maiores durante as primeiras horas da manhã.

A maneira recomendada de fazer isso é realizar a subida até uma cabana na 7ª ou 8ª estações no primeiro dia e passar algumas horas dormindo lá antes de continuar até o cume logo cedo no segundo dia. Observe que o nascer do sol ocorre por volta das 4h30 e 5h no verão.

Uma outra maneira popular é começar a escalada na montanha no fim da tarde a partir da 5ª estação e escalar durante a noite para chegar ao topo na hora do nascer do sol.

E o tão esperado nascer do sol! Que maravilhoso! (banco de imagens)

Essa é uma maneira mais cansativa de escalar a montanha e desencorajada pelas autoridades locais porque ela traz risco aumentado de doença de altitude e possibilidades de se machucar.

Subir e descer a montanha em um único dia durante o período diurno também é possível, mas, novamente, não é recomendado pelas mesmas razões acima. Além disso, a montanha oferece poucos abrigos, deixando alpinistas completamente expostos ao sol.

A visibilidade também tende a ser pior durante o dia quando a montanha está frequentemente envolvida em nuvens.

Uma caminhada em volta da cratera do Monte Fuji leva cerca de uma hora. O ponto mais alto da montanha e do Japão fica imediatamente próximo à unidade climática no lado oposto de onde a trilha Yoshida chega ao pico.

Cabanas na montanha

Na trilha Yoshida há mais de uma dezena de cabanas de montanha entre as 7ª e 8ª estações. Outras trilhas têm menos cabanas de montanha.

Um pernoite custa tipicamente cerca de 5.000 ienes por pessoa, sem refeição, e em torno de 7.000 ienes por pessoa com duas refeições.

Observe, no entanto, que essas cabanas podem estar extremamente lotadas durante a temporada.

Algumas cabanas de montanha também permitem aos alpinistas que não vão ficar hospedados que descansem em suas instalações a um custo tipicamente de 1.000 a 2.000 ienes por hora.

A maioria também oferece toilets pagos (100 a 200 ienes) e vendem comida, água e outros equipamentos como latas de oxigênio.

Cabanas no pico da montanha

Equipamento para escalar a montanha

A fim de desfrutar de uma escalada segura até o pico do Monte Fuji, é fundamental trazer o equipamento apropriado. Alguns dos mais importantes são:

  • Calçados adequados

O terreno íngreme e rochoso em alguns trechos e potencial de rajadas de vento repentinas e fortes são razões para trazer calçados apropriados para montanhismo que protegem seus tornozelos.

  • Roupas apropriadas

Usar proteção apropriada contra baixas temperaturas e ventos fortes.

Pode estar abaixo de zero no cume, e fortes ventos geralmente deixam ainda mais frio. Traga itens para se proteger da chuva, visto que as condições climáticas podem mudar muito rápido na montanha.

Luvas são recomendadas tanto contra o frio como para escalar as passagens íngremes e rochosas.

  • Lanterna

Se você fazer a subida de noite é altamente recomendado em qualquer estação e essencial fora da temporada de pico quando a trilha não é iluminada por outros alpinistas.

Muitas pessoas escolhem as lanternas de cabeça, visto que elas deixam as mãos livres.

  • Comida

É importante trazer água e comida suficientes, principalmente em trilhas onde há poucas cabanas ao longo do caminho. As cabanas oferecem várias refeições, entretanto, observe que os preços aumentam conforme a altitude.

Além disso, esteja preparado para levar de volta todo o lixo que você produzir, já que não lá lixeiras na montanha.

  • Dinheiro

Dinheiro em espécie é necessário para comprar suprimentos na montanha como água ou oxigênio em lata e para usar os banheiros ao longo do caminho. Também é importante levar dinheiro caso você precise buscar abrigo de emergência em uma das cabanas da montanha.

  • Bastão de alpinismo (opcional)

Enquanto não seja fundamental, muitos alpinistas compram bastões de madeira para alpinismo na 5ª estação a fim de auxiliar suas subidas até o pico da montanha.

Esses bastões custam entre 1.500 a 2.000 e são vendidos nas quintas estações com exceção da de Gotemba. Além disso, por alguns ienes você pode ter seu bastão marcado nas cabanas ao longo do caminho, tornando-o um souvenir mais valioso e crônico de sua jornada.

Maneiras       

  • Não arranque plantas
  • Não pegue pedra alguma do local
  • Não acampe na montanha

Contribuição financeira

Durante a temporada de escalada, os alpinistas no Monte Fuji são solicitados a contribuírem com 1.000 ienes por pessoa em estações de coleta em cada início de trilha.

O dinheiro será usado para cobrir alguns dos gastos decorrentes do grande número de alpinistas que visitam a montanha a cada verão, principalmente em relação à proteção do meio ambiente e medidas para garantir a segurança dos montanhistas.

Doença de altitude

O corpo humano requer algum tempo para se ajustar a um aumento repentino de altitude, do contrário há um risco de dor de cabeça, tontura e náusea. Algumas pessoas que escalam o Fuji acabam sofrendo a doença de altitude.

Para evitar a doença da altitude, aconselha-se que você suba a montanha em um ritmo lento, mantenha-se hidratado e faça intervalos frequentes.

Um pernoite em uma cabana na 7ª ou 8ª estação é recomendada ao invés de subir direto até o topo. Pequenas latas de oxigênio, disponíveis nas quintas estações e cabanas de montanha, podem ser uma ferramenta eficaz na prevenção e combate à doença da altitude, entretanto, o único tratamento confiável é descer a montanha.

Ônibus para a 5ª Estação Fuji Subaru Line

• Das estações Fujisan/Kawaguchiko:

  • 1.540 ienes (ida), 2.300 ienes (ida e volta), 50 minutos
  • 1 a 2 ônibus por hora durante a temporada de escalada
  • Os ônibus rodam a cada uma hora fora da temporada

°Horário dos ônibus (temporada)

°Horários dos ônibus (fora da temporada)

• Da estação Shinjuku (Tóquio):

  • 2.700 ienes (ida), 150 minutos
  • 8 a 10 viagens de ida e volta por dia durante a temporada
  • 2 viagens ida e volta por dia fora da temporada

°Horário dos ônibus (temporada)

°Horários dos ônibus (fora da temporada)


Ônibus para a 5ª Estação Subashiri

• A partir da estação Gotemba:

  • 1.540 ienes (ida), 2.060 ienes (ida e volta), 60 minutos
  • 10 viagens de ida e volta por dia durante a temporada
  • 3 viagens de ida e volta nos fins de semana e feriados fora da temporada

°Horários dos ônibus (temporada)

°Horário dos ônibus (fora da temporada)


Ônibus para a 5ª Estação Gotemba

•A partir da estação Gotemba

  • 1.110 ienes (ida), 1.540 ienes (ida e volta), 40 minutos
  • 6 viagens ida e volta por dia durante a temporada
  • 3 viagens de ida e volta nos fins de semana e feriados fora da temporada

°Horário dos ônibus (temporada)

°Horário dos ônibus (fora da temporada)


Ônibus para a 5ª Estação Fujinomiya

• A partir das estações Shin-Fuji e Fujinomiya

  • 2.380 ienes (ida), 3.100 ienes (ida e volta), 150 minutos a partir da estação Shin-Fuji
  • 2.030 ienes (ida), 3.100 (ida e volta), 110 minutos a partir da estação Fujinomiya
  • Ônibus a cada hora durante a temporada
  • 2 viagens de ida e volta nos fins de semana e feriados fora da temporada

° Horário dos ônibus (temporada)

° Horário dos ônibus (fora da temporada)

Para informações gerais, toque aqui e acesse o site oficial de escalada ao Monte Fuji.

Com base no site Japan Guide

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mortes por ebola no Congo excedem 1.500

Publicado em 10 de julho de 2019, em Notícias do Mundo

Houve mais de 2.300 casos confirmados de ebola no país desde 6 de julho, e 1.531 mortes, de acordo com a OMS.

No Congo houve a confirmação de 2.300 casos de ebola, com 1.531 mortes (NHK)

A Organização Mundial da Saúde – OMS disse que mortes em decorrência do surto do vírus ebola na República Democrática do Congo excedeu 1.500.

Publicidade

O surto foi declarado na nação africana em agosto passado. Autoridades não conseguiram interromper a disseminação da doença que afeta mais a província de Kivu do Norte e outras regiões no leste.

De acordo com a OMS houve mais de 2.300 casos confirmados de ebola no país desde 6 de julho, e 1.531 mortes.

A área onde a doença está se espalhando é rica em recursos minerais, e grupos armados estão brigando constantemente por eles.

Equipes de auxílio dizem que não foram capazes de fornecer suporte porque instalações médicas e pacientes que seguiam para tratamento ficaram sob ataque.

A doença atravessou a fronteira para a vizinha Uganda. No mês passado, um menino ugandês de 5 anos morreu após visitar o Congo e contrair o vírus ebola.

A OMS está buscando suporte internacional para conter a doença.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!