Número de ‘táxis’ chineses não autorizados cresce no Japão

Os serviços de táxi usam os veículos pessoais de cidadãos chineses no Japão registrados através de uma operadora com sede na China.

Uma fila de vans é vista no Aeroporto Internacional de Kansai em 27 de julho de 2017. Incluindo a 1ª van, muitos seriam veículos operados por chineses que oferecem serviços de táxi não autorizados (Mainichi)

O número de táxis chineses não autorizados que circulam nos aeroportos em todo o Japão está crescendo em resposta à demanda de turistas da China.

Publicidade

Os serviços de táxi usam os veículos pessoais de cidadãos chineses no Japão registrados através de uma operadora com sede na China. Esses cidadãos “se vendem” para atender aos turistas chineses no aeroporto e se tornar seus guias. Visto que todo o negócio, desde a reserva até o pagamento, pode ser feito através de um smartphone, a maioria dos casos consegue evadir as autoridades.

O sistema de táxi trabalha através de um aplicativo chinês para smartphone em que os viajantes podem escolher seus pontos de partida, chegada e período de uso. Então, a operadora do negócio encaminha as informações aos motoristas no Japão registrados através do serviço. Visto que os motoristas são chineses, os viajantes têm um senso de camaradagem e não precisam se preocupar com as barreiras no idioma.

De acordo com um homem que usou o serviço do Aeroporto de Kansai até a estação de Shin-Osaka da JR, a tarifa cobrada por um táxi japonês legalizado é de aproximadamente 18.000 ienes, mas para o serviço chinês não autorizado é de 10.000 ienes (630 yuan).

Além disso, grande parte das operadoras do serviço declaram seus lucros na China, sendo assim, não pagam impostos japoneses sobre seus rendimentos.

O pagamento e a negociação são todos processados via smartphone e o que é realmente realizado no Japão é o transporte dos clientes. Em resposta aos questionamentos da polícia, os motoristas podem facilmente dizer que eles estão levando um amigo, e é extremamente difícil produzir evidências contrárias.

A Polícia da Província de Okinawa deteve dois cidadãos chineses em junho de 2017 sob suspeita de violar a Lei de Transporte em Rodovias por dirigir um táxi não autorizado. Essa foi a primeira vez que motoristas de um serviço de táxi chinês não autorizado foram detidos. No entanto, de acordo com a polícia, foi um caso extremamente raro onde a evidência foi encontrada durante a investigação das contas bancárias dos suspeitos sobre acusações independentes.

Neste ano, o Departamento de Transporte do Distrito de Kinki e outras organizações relacionadas realizaram duas reuniões para discutir contramedidas, e o Aeroporto Internacional de Narita revelou que está procedendo com compartilhamento de informações sobre os táxis com a polícia.

Fonte e imagem: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Área de camping em Gifu está atraindo muitos visitantes 

Publicado em 5 de setembro de 2017, em Conhecendo o Japão

Uma área de camping em Gifu está chamando a atenção do público por oferecer a chance de ser fotografado em um barco que parece estar ‘flutuando no ar’ em razão das águas claras de um rio. Veja mais.

Um casal posa para foto em um barco de borracha que parece estar “levitando” sobre o Rio Itadori, em Gifu, no dia 30 de agosto (Asahi)

Uma área de camping no meio das montanhas na cidade de Seki (Gifu) tem recebido a visita de muitas pessoas para ter uma chance de serem fotografadas “levitando” ao longo do Rio Itadori (Itadorigawa).

Publicidade

Quando a água está cristalina e os raios do sol estão radiantes o suficiente para lançar uma sombra nítida no leito do rio, um barco de borracha na superfície parece estar flutuando no ar, de acordo com Tomohito Iguchi, que trabalha na área de camping de Itadori.

No dia 30 de agosto, famílias e casais fizeram a jornada até o local para ter a chance de serem fotografados enquanto “levitavam” em um barco no rio. O custo é de 1.000 ienes e reserva é necessária. Os coletes salva-vidas são opcionais.

“Esperar pela exata luz solar é complicado, mas, definitivamente, fiquei satisfeito com o resultado”, disse um visitante de Okazaki (Aichi) que fez uma reserva 1 mês antes.

O efeito desejado não é garantido. O fotógrafo precisa encontrar o ângulo correto para manter o barco e a sombra separados, mas no mesmo quadro, além de esperar pelas condições certas, para fazer com que as pessoas pareçam estar flutuando no ar.

Para mais informações: Itadori Camp (em japonês) / Facebook: Itadori Camp

Localização, veja aqui

Fonte: Asahi
Imagens: Facebook (Itadori Camp), Itadorigawa.jp

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!