Kayashima: a estação de trem construída em volta de uma árvore de 700 anos

A árvore permanece no local graças a uma forte comunidade e um pouco de superstição. Ela continua a embelezando o local. Veja mais.

A estação Kayashima, em Osaka (Imagem: Nikkei)

Nos subúrbios da central de Osaka, está localizada uma curiosa estação de trem, diferente de qualquer outra. A estação Kayashima destaca uma abertura retangular cortada na cobertura da plataforma de trem elevada e, de dentro, uma árvore gigante surge.

Publicidade

A grande árvore de cânfora é mais velha do que a maioria dos registros, mas oficiais da cidade acreditam que ela tenha cerca de 700 anos.

A história de como essa árvore e a estação se tornaram, muito literalmente, interligadas, varia dependendo para quem você pergunta. Isso certamente tem a ver com a grande reverência para a natureza, mas também a um valor justo de superstição.

Na plataforma da estação (Imagem: Asahi)

A estação de Kayashima foi inaugurada em 1910 e, naquela época, a árvore de cânfora ficava bem próxima à estação.

Durante os 60 anos seguintes, a estação continuou amplamente inalterada. Entretanto, um aumento populacional e aglomeração de pessoas começaram a colocar pressão na estação, e planos para uma expansão aprovados em 1972 pediam pela remoção da árvore.

A estação em 1968, 4 anos antes dos planos de removê-la (Imagem: “me de miru neyagawashi no hyakunen”)

Contudo, a árvore de cânfora vinha, há muito tempo, sendo associada a um santuário local e divindade.

Quando os residentes locais descobriram que funcionários da estação planejavam remover a árvore, houve um grande tumulto. Histórias começaram a surgir sobre a árvore ficar zangada, e eventos infortúnios assolando qualquer um que tentasse cortá-la.

Alguém que cortava um galho, no final do dia, tinha febre alta. Alguns até viram fumaça subindo da árvore (o que provavelmente era um enxame de insetos).

Imagem: Studio Ohana

E, então, funcionários da estação eventualmente concordaram em manter a árvore e incorporá-la ao novo design da plataforma elevada.

Em 1973, a construção começou e a nova estação foi concluída em 1980. Até o dia de hoje, a árvore ainda permanece graças a uma forte comunidade local e um pouco de superstição.

Fonte: Japanese Art, Design and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Autenticidade é o foco principal do primeiro parque da Lego ao ar livre do Japão

Publicado em 6 de março de 2017, em Conhecendo o Japão

O parque será inaugurado em Nagoia (Aichi) e também há planos de construir um hotel com tema Lego e um aquário. Veja mais.

O parque da Lego que será inaugurado em 1 de abril foi aberto para a mídia no início de fevereiro (Reprodução/Kyodo)

Expectativa para inauguração da Legoland no Japão

O primeiro Legoland a céu aberto do Japão foi criado com muito esforço voltado a tornar suas construções mais autênticas, antes de sua inauguração na cidade de Nagoia (Aichi) em 1 de abril, disse o presidente do parque, Torben Jensen, em uma recente entrevista.

Publicidade

Além de oferecer mais de 40 atrações, os visitantes poderão ver recriações Lego de cenários japoneses e animais que levaram cerca de 500.000 horas de mão de obra para serem produzidos.

O Japão já tem seus Legolands em Tóquio e Osaka, contudo, ambos são instalações fechadas, em shopping centers. O parque em Nagoia, a primeira instalação em grande escala de seu tipo no país, segue o modelo de 7 parques no exterior.

O parque temático Legoland tem previsão de abrir as portas em 1o. de abril. A infraestrutura deste parque temático será enorme (veja a notícia).

Segundo Jensen, ao contrário de outros parques temáticos no Japão, o novo Legoland é inteiramente dedicado a famílias com crianças entre 2 a 12 anos de idade. Funcionários estão sendo treinados para interagir com os pequenos, salienta Jensen.

O Legoland realizou várias medidas para acomodar jovens visitantes, incluindo versões menores de montanhas-russas para crianças que geralmente tem suas entradas barradas em tais atrações por causa de preocupações em relação à segurança.

Futuramente, disse Jensen, a empresa já assegurou um terreno para expandir em 40% o parque de 9.3 hectares e planeja abrir um hotel com tema Lego no ano de 2018 e um aquário dentro dele.

Este novo parque temático promete ser um sucesso no Japão. Agora resta aguardar a inauguração!

Para mais informações: Legoland (em japonês)

Fonte: Japan Times
Imagem: Legoland

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!