Festival da Neve de Tokamachi

Publicado em 10 de dezembro de 2019, em Artigos de Turismo

Se comparado ao festival de Sapporo, o de Tokamachi tem uma atmosfera menos comercial e mais de bairro. Saiba mais sobre ele.

Neste Artigo:
&nbspFestival da Neve de Tokamachi
Imagem do festival em 17 de fevereiro de 2018 (Wikimedia/Rebirth10)

O Festival da Neve de Tokamachi acontece anualmente por três dias em fevereiro na província de Niigata. Em 2020 ele será realizado de 14 a 16 de fevereiro.

Publicidade

Localizada na área montanhosa da província de Niigata, a cidade de Tokamachi registra uma das maiores quantidades de neve no Japão, com acúmulos de 2 metros de altura ou mais.

&nbspFestival da Neve de Tokamachi
Esculturas de neve (snowfes.jp)

As dificuldades causadas por essas grandes quantidades de neve são parcialmente a causa para a tendência de despovoamento que essa área rural vem sofrendo. Para neutralizar os aspectos negativos da alta precipitação, o festival de Tokamachi celebra a neve abundante como uma maneira de diversão tanto para residentes como visitantes.

Se comparado ao festival de Sapporo, o de Tokamachi tem uma atmosfera menos comercial e mais de bairro.

Um charme distinto fica no ambiente rural da cidade onde muitas esculturas de neve são criadas. Algumas delas são agrupadas em locais chamados “hiroba”, enquanto outras estão localizadas individualmente, algumas em lugares relativamente isolados.

A variedade de esculturas inclui peças de arte para competição, especialmente criadas para encantar de forma simples os visitantes, assim como criações feitas por crianças de escolas locais.

Os residentes da cidade e donos de lojas também contribuem para o espírito festivo ao fazer bonecos de neve e decorações em volta de suas casas, ao longo de ruas e especialmente em frente a estabelecimentos no centro da cidade. O amazake, um tipo de vinho de arroz doce quente com teor zero ou quase zero de álcool, é comumente oferecido aos visitantes em vários locais do festival.

&nbspFestival da Neve de Tokamachi
Outra cena de festival passado (Wikimedia/Nihongo1234)

Há cerca de 20 locais de festival (hiroba) de tamanhos variados, alguns dos quais ficam dentro do centro da cidade enquanto outros um pouco mais afastados. O maior deles é o Community Hiroba, a cerca de 10 minutos a pé da estação de Tokamachi. O local destaca várias esculturas de neve, atividades e atrações relacionadas à neve e uma grande seleção de barracas de comida.

A menos de um quilômetros de distância fica o Welcome Hiroba (somente sábado e domingo), um outro dos maiores locais com várias esculturas de neve, um escorregador de neve e vários shows.

A uma curta caminhada do Welcome Hiroba fica a Escola Primária de Tokamachi, onde nos arredores é realizado o “Snow Carnival” nas noites de sábado em um grande palco feito de neve. O show é um dos destaques do festival, destacando apresentações de artistas populares, exibições de luzes, música, dança e pirotecnia. A entrada é gratuita e o show dura cerca de 1 hora e meia.

&nbspFestival da Neve de Tokamachi
O ônibus que leva até os locais do festival (Wikimedia/Rebirth10)

Muitos dos locais dos festivais no centro da cidade são acessíveis a pé. Alternativamente há um ônibus que circula por toda a cidade a cada 30 a 40 minutos no sábado e domingo.

Para chegar aos locais dos festivais que são distantes do centro da cidade, há duas linhas de ônibus adicionais que operam quatro vezes no sábado e uma vez no domingo, fazendo paradas de 15 a 30 minutos em alguns dos locais mais remotos.

Tokamachi Snow Festival 2020 (十日町雪まつり Tokamachi Yuki Matsuri)

  • Dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2020
  • Site para informações: snowfes.jp
Com base no site Japan Guide


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
Kumon - estude japonês por correspondência!