Edital ENCCEJA Exterior 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira publicou o edital do Encceja Exterior 2019. Veja mais detalhes.

Publicidade

Veja os comunicados divulgados pelos consulados-gerais do Brasil no Japão a respeito do ENCCEJA 2019 no exterior:

Consulado-Geral do Brasil em Nagoia

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou o edital do Encceja Exterior 2019.

Inscrições: 10h do dia 24 de junho de 2019 às 23h59 do dia 05 de julho de 2019 (horário de Brasília-DF)

Data da prova: 15 de setembro de 2019

Página do Consulado sobre o Encceja 2019

Acesse o edital tocando aqui.

Os candidatos deverão estar atentos à diretriz do edital de 2019 referente ao não comparecimento:

“1.8 O participante que não comparecer para a realização das provas para todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Exterior 2019 e desejar realizar uma nova inscrição no Encceja Exterior 2020, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2020.

1.8.1 A justificativa a que se refere o item 1.8 deverá ser realizada em sistema, mediante a inserção de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no Exame. Não será aceita declaração emitida pelo participante, pais e/ou responsáveis.

1.8.2 Caso o participante não justifique a sua ausência, conforme o item 1.8.1, deverá ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União – GRU (Cobrança), no endereço <sistemasEncceja2.inep.gov.br/exterior/>.”


Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu

O período de inscrições no Encceja Exterior 2019 será do dia 24 de junho às 23h59 do dia 5 de julho (horário de Brasília). Como nas edições anteriores, Hamamatsu será um dos locais de aplicação das provas, que ocorrerá no dia 15 de setembro. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo portal do INEP.

O Encceja Exterior é uma oportunidade de certificação do ensino fundamental ou médio para aqueles que vivem fora do Brasil e não puderam concluir seus estudos na idade adequada.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio de consulta ao edital do exame e ao portal do INEP.

Roga-se atenção especial ao item 1.8 do edital,  segundo o qual “o participante que não comparecer para a realização das provas para todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Exterior 2019 e desejar realizar uma nova inscrição no Encceja Exterior 2020, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição 2020.”

A justificativa deverá ser realizada em sistema, mediante a inserção de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no exame. Não será aceita declaração emitida pelo próprio inscrito, pais, e/ou responsáveis.

Caso o participante não justifique a sua ausência, conforme o item 1.8.1, deverá ressarcir ao INEP o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União – GRU (Cobrança), no endereço <sistemasEncceja2.inep.gov.br/exterior/>.


Consulado-Geral do Brasil em Tóquio

Foi publicado o edital do Encceja Exterior 2019.

Inscrições: 10h do dia 24 de junho de 2019 às 23h59 do dia 05 de julho de 2019 (horário de Brasília-DF)

Data da prova: 15 de setembro de 2019

As inscrições serão feitas online, no endereço: http://sistemasEncceja2.inep.gov.br/exterior/

Atenção:

O edital prevê que o participante que não comparecer para a realização das provas para todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Exterior 2019 e desejar realizar uma nova inscrição no Encceja Exterior 2020, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2020.

A justificativa deverá ser realizada mediante a inserção de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no exame, não sendo aceita declaração emitida pelo participante, pais ou responsáveis.

Caso o participante não justifique a sua ausência, deverá ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União – GRU.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ciclone tropical pode se transformar no primeiro tufão da era Reiwa

Publicado em 26 de junho de 2019, em Sociedade

A Agência de Meteorologia do Japão informou que a área de baixa pressão atmosférica poderá se transformar em tufão.

O ciclone tropical ao sul de Okinawa poderá se transformar em tufão (Tenki)

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou na quarta-feira (26) que aumentou a possibilidade do ciclone tropical ao sul de Okinawa se transformar em tufão. Se isso ocorrer será o primeiro da era Reiwa e o terceiro do ano.

Publicidade

Está se deslocando para o norte e, se continuar nessa rota, na noite de quinta-feira (27) deverá provocar chuva intensa na costa do Pacífico, em Kyushu e Kinki.

De manhã, em Okinawa, a chuva é intensa e há locais que já pediram para os residentes ficarem atentos para possível evacuação. 

Na noite de quarta-feira essa área de baixa pressão se aproxima de Okinawa e Amami. Portanto, nessa noite a chuva deverá ser torrencial, além de vento forte, de 15 a 18m/s, e ondas altas.

Previsão de chuva forte em ampla área (PM)

O índice pluviométrico previsto até as 6h de quinta-feira é de:

  • 250mm no sul de Kyushu
  • 180mm em Okinawa
  • 150mm em Amami e Shikoku

Até a manhã de sexta-feira (28) a previsão em 24 horas é de:

  • 200mm a 300mm em Shikoku
  • 100mm a 200mm em Kyushu

A AMJ está chamando à atenção para que a população fique atenta às informações das autoridades locais para os riscos de desastres como inundações e deslizamentos.

Fontes: NHK e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!