Tecnologia 5G no Japão: impulso com modelos iPhone 12

Com a chegada dos smartphones da Apple o uso da tecnologia 5G no Japão vai dar uma alavancada. Veja como está a rede no momento.

À esq. iPhone Pro (divulgação) e à dir. imagem 5G (ADMC para Pixabay)

Os modelos do iPhone 12 anunciados pela empresa da Maçã na quarta-feira (14), são aptos a usar a tecnologia de quinta geração ou 5G, ultrarrápida. 

Publicidade

As operadoras KDDI au, NTT Docomo e SoftBank iniciaram os pedidos de reserva na sexta-feira (16) e as vendas começam sequencialmente em 23 deste mês.

O iPhone 12, compatível com 5G, vai ser o alavancador do uso dessa tecnologia pelo povo japonês, pois a Apple tem uma fatia esmagadora de usuários através dessas 3 grandes operadoras. 

A tecnologia 5G permite comunicação de alta velocidade – 10 vezes mais rápida que a atual 4G – e grande capacidade. A quantidade de dados que pode ser enviada é mil vezes maior. Se pode baixar filmes rapidamente, em questão de segundos; desfrutar dos serviços de VR- realidade virtual e AR-realidade aumentada com mais facilidade. Além disso, a IoT-Internet of Things, que conecta tudo ao nosso redor, como eletrodomésticos e automóveis, deve acelerar.

Áreas de cobertura

Previsão da área de cobertura para 2023, em amarelo (Soumu)

Com tanta expectativa pela chegada de um modelo compatível com 5G, é preciso saber da área de cobertura dessa nova tecnologia.

Embora todas as 3 grandes operadoras tenham anunciado o início em março deste ano as áreas de cobertura no momento – outubro de 2020 – ainda são limitadas. A Rakuten, a mais recente no mercado como operadora, havia anunciado que começaria em junho mas atrasou devido aos efeitos do novo coronavírus. Começou no final de setembro.

Poucos pontos ainda

A Docomo informa os pontos onde se pode ter acesso, sem um mapa para visualização. Pode-se observar que são poucos os pontos. Toque aqui para selecionar a região e ver a informação em lista. 

A Softbank informa através de mapa, mas como a outra, os pontos ainda são poucos, em tom pink. Veja o mapa tocando aqui.

À esq. pontos em Nagoia e à dir. em parte de Tóquio (reprodução au)

O mesmo se pode dizer em relação a au, com mais pontos em Tóquio do que em outras capitais como Osaka e Nagoia. Mas vale a pena dar uma olhada no mapa. Para verificar os pontos em coral ou goiaba é preciso ampliar o mapa (toque aqui).

O futuro é bem otimista em relação à tecnologia 5G mas o presente ainda tem limitações. Se estiver dentro de uma das lojas das operadoras certamente irá ficar animado, mas depois que sair verá que voltou para LTE. Isso não é problema para se decidir por um iPhone 12 mini ou Pro, pois pode ser usado com 4G (LTE). 

Segundo informações do Ministério dos Assuntos Internos e das Comunicações a previsão de cobertura de 98% no país, de Hokkaido a Okinawa, ocorrerá em 2023.

Fontes: Soumu, Dot Asahi e operadoras

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Grande diferença na eficiência dos vários tipos de máscara

Publicado em 16 de outubro de 2020, em Sociedade

Pesquisadores de uma universidade de Aichi pesquisaram a eficiência dos 4 tipos de máscara, tanto na inspiração quanto na expiração, com supercomputadores.

Da esq. p/ dir. máscaras de TNT e tecido, face shield e mouse shield

As máscaras passaram a fazer parte do vestuário, um item indispensável para a prevenção do novo coronavírus, e agora, da influenza. 

Publicidade

Com tantos modelos e tipos, a equipe de pesquisa da Universidade de Tecnologia de Toyohashi (Aichi), analisou os níveis de eficiência, tanto para filtrar o que sai da boca e narinas quanto o que se inspira. 

A equipe de pesquisa comparou a quantidade de gotículas produzidas durante uma conversa normal e tosse, com as máscaras de TNT-não tecido, a de tecido e as chamadas de protetor facial (face shield em inglês) e protetor da boca (mouse shield), as mais usadas pelas pessoas, exceto as da área da saúde.

Para a análise mais apurada foram usados os supercomputadores Fugaku, considerados os mais rápidos do mundo.

Imagem cedida para CBC TV, mostra os pontos em vermelho dentro da máscara e partículas em azul e amarelo para fora

A imagem de simulação mostra como ficam as gotículas em caso de tosse. Os pontos vermelhos são as que ficam dentro da máscara e os de outras cores são os que vazam da máscara. 

O tipo que mostrou mais eficiência foi o de TNT, com corte de 80%. A máscara de tecido corta de 66 a 78%, enquanto o protetor facial mostrou corte apenas 20%, enquanto o protetor bucal apenas 10%.

Sem máscara se aspira e expira 100%, enquanto que com as diversas máscaras e protetores os índices de corte de agentes infecciosos são diferentes (CBC TV)

Em relação à aspiração o corte de partículas foi maior também na de TNT, seguida pelas de tecido e uretano. 

Verificou-se também que os aerossóis, partículas finas, emitidos pela respiração, diferentes das gotículas, vaza aos poucos com uma máscara de pano, enquanto dificilmente vaza com uma de TNT.

Aerossóis expelidos com máscara de tecido, à esq., e TNT à dir. (cedida para CBC TV)

Portanto, os pesquisadores concluíram que o uso da máscara não pode evitar 100% do contágio ou da disseminação da infecção, mas é muito melhor do que não usá-la. 

Com essas informações fica mais fácil decidir qual quer usar ou continuar usando.

Fonte: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!