Google desenvolve computador quântico que fez em 3 minutos cálculo que demoraria 10.000 anos

Google publica estudo sobre processador quântico que fez em segundos o que um computador convencional demoraria cerca de 10.000 anos para realizar. Saiba mais.

Google desenvolve processador quântico capaz de resolver em segundos problema que demoraria 10 mil anos

Um time de pesquisas do Google publicou na revista britânica científica “Nature” um artigo sobre um computador quântico no dia 23 deste mês.

Publicidade

Os computadores quânticos são, na teoria, o futuro dos computadores tradicionais, e são capazes de efetuarem tarefas complexas com uma velocidade e desempenho extremamente melhores. Segundo o artigo publicado pelo Google, um dos computadores quânticos conseguiu realizar, em alguns segundos, um cálculo que um computador tradicional demoraria cerca de 10.000 anos para efetuar.

O processador quântico, chamado de Sycamore, conseguiu resolver em 200 segundos um problema de geração de números aleatórios.

Esse feito é um marco histórico, que marca a supremacia quântico em relação aos computadores tradicionais. Espera-se que os computadores quânticos sejam utilizados na medicina e economia para efetuar cálculos complexos.

Como funciona uma computador quântico

Um processador tradicional, presente em computadores, smartphones e diversos dispositivos eletrônicos atualmente, processa e armazena as informações na forma de bits, que são representados por 0 ou 1.

Já os computadores quânticos conseguem processar dados no formato de qubits (bits quânticos) que podem “ser” os números 0 e 1 ao mesmo tempo, em um fenômeno chamado de superposição. Teoricamente, os computadores quânticos têm um desempenho extremamente superior aos convencionais.

Contudo, o desenvolvimento de um computador quântico é complicado, e ainda há inúmeros problemas a serem resolvidos. Além disso, ainda não havia uma prova concreta de que conseguiriam ter um desempenho superior aos computadores convencionais.

Esta pesquisa do Google mostrou a eficiência dos computadores quânticos. Especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) explicam que “a superioridade dos computadores quânticos foi, pela primeira vez, comprovada” e comparam esse feito com os irmãos Wright, que construíram o primeiro avião.

“Este feito abriu uma nova possibilidade no mundo dos computadores”, comenta o CEO do Google Sundar Pichai.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chuva pesada em boa parte do Japão

Publicado em 25 de outubro de 2019, em Sociedade

Sistema de baixa pressão trará chuva pesada em muitas áreas do Japão. Saiba mais.

Autoridades alertam para chuva pesada em várias regiões.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), ventos quentes e úmidos estão soprando em direção ao *sistema de baixa pressão que está no sul do arquipélago principal. Em diversas áreas, o tempo está fechado, principalmente no leste do Japão.

Publicidade

Até as 8h de sexta-feira (25), foi observada uma chuva pesada de 33.5mm em 1 hora na cidade de Tateyama (Chiba).

A previsão indica que o sistema de baixa pressão prossiga para Kanto até a noite de sexta-feira. Estima-se que a porção banhada pelo Oceano Pacífico de Tohoku e diversas províncias enfrentem chuva pesada e tempestades até a madrugada de sábado (26).

Até a manhã de sábado, a precipitação de chuva no período de 24 horas pode chegar a 180mm em Kanto e Tohoku, e 150mm em Tokai, Koshi e nas Ilhas Izu.

A JMA alerta para deslizamentos, inundações e enchentes de rios, além de pedir cuidado com relâmpagos e furacões.

Nas áreas afetadas pelo tufão N19, os diques de contenção de rios foram destruídos, e as obras de reconstrução estão sendo realizadas. Contudo, em muitas regiões, o reparo emergencial ainda não está completo.

Preste atenção nas informações do tempo e desastres naturais, e tome muito cuidado com a chuva se mora em áreas afetadas pelo tufão.

*Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!