Google desenvolve computador quântico que fez em 3 minutos cálculo que demoraria 10.000 anos

Publicado em 25 de outubro de 2019, em Tecnologia

Google publica estudo sobre processador quântico que fez em segundos o que um computador convencional demoraria cerca de 10.000 anos para realizar. Saiba mais.

Neste Artigo:
&nbspGoogle desenvolve computador quântico que fez em 3 minutos cálculo que demoraria 10.000 anos
Google desenvolve processador quântico capaz de resolver em segundos problema que demoraria 10 mil anos

Um time de pesquisas do Google publicou na revista britânica científica “Nature” um artigo sobre um computador quântico no dia 23 deste mês.

Publicidade

Os computadores quânticos são, na teoria, o futuro dos computadores tradicionais, e são capazes de efetuarem tarefas complexas com uma velocidade e desempenho extremamente melhores. Segundo o artigo publicado pelo Google, um dos computadores quânticos conseguiu realizar, em alguns segundos, um cálculo que um computador tradicional demoraria cerca de 10.000 anos para efetuar.

O processador quântico, chamado de Sycamore, conseguiu resolver em 200 segundos um problema de geração de números aleatórios.

Esse feito é um marco histórico, que marca a supremacia quântico em relação aos computadores tradicionais. Espera-se que os computadores quânticos sejam utilizados na medicina e economia para efetuar cálculos complexos.

Como funciona uma computador quântico

Um processador tradicional, presente em computadores, smartphones e diversos dispositivos eletrônicos atualmente, processa e armazena as informações na forma de bits, que são representados por 0 ou 1.

Já os computadores quânticos conseguem processar dados no formato de qubits (bits quânticos) que podem “ser” os números 0 e 1 ao mesmo tempo, em um fenômeno chamado de superposição. Teoricamente, os computadores quânticos têm um desempenho extremamente superior aos convencionais.

Contudo, o desenvolvimento de um computador quântico é complicado, e ainda há inúmeros problemas a serem resolvidos. Além disso, ainda não havia uma prova concreta de que conseguiriam ter um desempenho superior aos computadores convencionais.

Esta pesquisa do Google mostrou a eficiência dos computadores quânticos. Especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) explicam que “a superioridade dos computadores quânticos foi, pela primeira vez, comprovada” e comparam esse feito com os irmãos Wright, que construíram o primeiro avião.

“Este feito abriu uma nova possibilidade no mundo dos computadores”, comenta o CEO do Google Sundar Pichai.

Fonte: NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!