Hayabusa 2 pousa em asteroide em missão nunca antes feita

Pela primeira vez na história, uma sonda espacial obteve sucesso ao pousar em asteroide e coletar rochas em uma situação totalmente planejada.

Hayabusa 2 fez pouso bem sucedido no asteroide Ryugu e coleta rochas do asteroide. Este é o primeiro feito na história da humanidade. (Imagem: JAXA/divulgação)

Na quarta-feira (10), a sonda espacial Hayabusa 2 iniciou o pouso no asteroide Ryugu. Por volta das 10h de quinta-feira (11), a sonda japonesa atingiu a altitude de 30 metros do asteroide. Sua posição inicial era de 20 mil metros acima dele.

Publicidade

Após ter atingido a baixa altitude, a sonda utilizou uma marcação em formato circular que havia feito no asteroide em seu primeiro pouso para controlar minuciosamente sua posição e começar o estágio final do pouso.

Através do controle automático, a sonda realizou o último procedimento de descida. Através dos dados enviados pela sonda até a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), foi anunciado por volta das 10h50 que o pouso foi bem sucedido.

Cientistas da torre de comando do Instituto de Ciência Espacial e Astronáutica da JAXA comemoram o grande feito (Imagem: JAXA/divulgação)

O objetivo da Hayabusa 2 é coletar pedaços do asteroide para estudá-lo, a fim de descobrir como nosso sistema solar evoluiu no decorrer do tempo. A coleta é feita da seguinte maneira: a Hayabusa 2 aproxima a ponta de um aparelho cilíndrico na superfície, lança uma bala e recolhe os pedaços do asteroide que subiram devido ao impacto da bala.

Esse é o segundo pouso da Hayabusa 2. O primeiro foi realizado em fevereiro deste ano, e a sonda obteve sucesso na coleta de rochas do asteroide. Contudo, essa missão é a primeira vez na história que uma sonda espacial recolhe materiais de um asteroide a partir de uma cratera artificial feita pela própria espaçonave.

Em coletiva de imprensa, o diretor de pesquisa Takashi Kubota disse: “Toda nossa experiência e tecnologia deu frutos, e estamos impressionados. A Hayabusa 2 entendeu e se moveu em prol do nosso time tão perfeitamente que não consigo utilizar outra palavra pra descrever. A primeira palavra que saiu da boca de todo mundo foi ‘incrível’ (sugoi). Foi um pouso perfeito conforme tudo que planejávamos”.

Você pode ver o pouso completo no canal do YouTube da JAXA.

https://youtu.be/CDP9t7eNDf8

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Camaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão

Publicado em 11 de julho de 2019, em Economia

O Camaro tem uma ótima aceitação entre jovens e é um dos carros mais vendidos entre os jovens em território nacional.

Chevrolet Camaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão

Há muito tempo, o desinteresse dos jovens por carros é algo frequentemente abordado.

Publicidade

As fabricantes realmente estão enfrentando dificuldades em lançar carros para o público jovem. Contudo, no Japão, um carro inesperado está ganhando espaço entre os jovens. Trata-se do Chevrolet Camaro, um carro esportivo da General Motors.

O primeiro modelo do Camaro surgiu nos anos 1960. O atual é o 6 sucessor, que foi lançado em 2017. É característico pela sua carroceria baixa e linhas impactantes, típicos em veículos americanos.

Se o mercado de carros importados já é relativamente pequeno, o de carros americanos é ainda menor. Mesmo assim, eles vêm conquistando cada vez mais espaço no território japonês.

A GM Japan acreditava que o novo Camaro seria popular entre o público de idade média ou avançado, visto que os carros americanos eram sonho de consumo na época em que foi lançado.

Contudo, segunda a empresa, foram vendidos cerca de 6 milhões de veículos em 2018 e, a maior parcela dos consumidores, cerca de 29%, era de jovens na faixa dos 20 anos. Somando as aquisições por jovens de 18 a 20 anos, o número sobe para a casa dos 30%.

Mesmo entre os veículos importados, são raros os casos de carros populares nessa faixa etária. “Estamos espantados. Nosso objetivo inicial era atingir as pessoas com 50 anos ou mais”, disse o porta-voz da GM Japan.

Mas que tipo de pessoa está comprando o Camaro?

Dentre as fabricantes japonesas, por exemplo a Honda, o carro mais vendido da marca entre os jovens é o Civic, com cerca de 22% dos consumidores sendo jovens de 18 até 29 anos. O preço inicial é de ¥2,8 milhões. No caso da Nissan, o X-Trail, SUV da marca, é um dos mais populares entre os jovens.

Por outro lado, o preço inicial do Camaro é de ¥5,29 milhões (impostos inclusos), um valor muito alto, especialmente para os jovens. As fabricantes japoneses acreditam que apenas as camadas especiais com muito dinheiro estão comprando.

Entretanto, segundo a GM, apenas 30% das aquisições foram feitas em dinheiro vivo. “Muitos consumidores parcelaram a compra do veículo e também há muitos assalariados que não são maníacos por carros”, explica a empresa.

O motivo está nos filmes do Transformers

Você se lembra do Bumblebee? Ele é um robô do filme Transformers que consegue se transformar em um Camaro amarelo. Por causa do filme, aumentou o número de jovens com interesse no Camaro e essa tendência foi exportada para o Japão.

Shigeki Yoshisawa, 23, residente em Matsumoto (Nagano), disse que comprou o carro há 2 anos porque ficou apaixonado após ter visto Transformers quando era apenas um estudante do primário. “Eu não gostava muito de carros. Mas fui muito impactado pelo filme. O Camaro tem uma beleza que não existe nos carros japoneses e originalidade. Valeu a pena ter guardado dinheiro por 3 anos”, disse.

O jornalista automotivo Masamichi Ishii explica: “As pessoas que têm o hobby de comprar carros estão principalmente na faixa dos 50 a 60 anos. São raros os casos de carros que vendem tanto entre os jovens. O Camaro preserva o ar americano, então, tem um apelo ainda mais forte entre os carros americanos. Se a originalidade do carro for bem explorada, mesmo carros caros poderiam despertar o interesse de consumo dos jovens.”

Mesmo sendo tão popular, o Camaro representa apenas 1% das vendas de carros importados no Japão. Contudo, foi o mais popular entre os jovens e pode alavancar as vendas em todo o território japonês.

Fonte: Asahi Shimbum

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!