Hayabusa 2 pousa em asteroide em missão nunca antes feita

Publicado em 11 de julho de 2019, em Tecnologia

Pela primeira vez na história, uma sonda espacial obteve sucesso ao pousar em asteroide e coletar rochas em uma situação totalmente planejada.

Neste Artigo:
&nbspHayabusa 2 pousa em asteroide em missão nunca antes feita
Hayabusa 2 fez pouso bem sucedido no asteroide Ryugu e coleta rochas do asteroide. Este é o primeiro feito na história da humanidade. (Imagem: JAXA/divulgação)

Na quarta-feira (10), a sonda espacial Hayabusa 2 iniciou o pouso no asteroide Ryugu. Por volta das 10h de quinta-feira (11), a sonda japonesa atingiu a altitude de 30 metros do asteroide. Sua posição inicial era de 20 mil metros acima dele.

Publicidade

Após ter atingido a baixa altitude, a sonda utilizou uma marcação em formato circular que havia feito no asteroide em seu primeiro pouso para controlar minuciosamente sua posição e começar o estágio final do pouso.

Através do controle automático, a sonda realizou o último procedimento de descida. Através dos dados enviados pela sonda até a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), foi anunciado por volta das 10h50 que o pouso foi bem sucedido.

&nbspHayabusa 2 pousa em asteroide em missão nunca antes feita
Cientistas da torre de comando do Instituto de Ciência Espacial e Astronáutica da JAXA comemoram o grande feito (Imagem: JAXA/divulgação)

O objetivo da Hayabusa 2 é coletar pedaços do asteroide para estudá-lo, a fim de descobrir como nosso sistema solar evoluiu no decorrer do tempo. A coleta é feita da seguinte maneira: a Hayabusa 2 aproxima a ponta de um aparelho cilíndrico na superfície, lança uma bala e recolhe os pedaços do asteroide que subiram devido ao impacto da bala.

Esse é o segundo pouso da Hayabusa 2. O primeiro foi realizado em fevereiro deste ano, e a sonda obteve sucesso na coleta de rochas do asteroide. Contudo, essa missão é a primeira vez na história que uma sonda espacial recolhe materiais de um asteroide a partir de uma cratera artificial feita pela própria espaçonave.

Em coletiva de imprensa, o diretor de pesquisa Takashi Kubota disse: “Toda nossa experiência e tecnologia deu frutos, e estamos impressionados. A Hayabusa 2 entendeu e se moveu em prol do nosso time tão perfeitamente que não consigo utilizar outra palavra pra descrever. A primeira palavra que saiu da boca de todo mundo foi ‘incrível’ (sugoi). Foi um pouso perfeito conforme tudo que planejávamos”.

Você pode ver o pouso completo no canal do YouTube da JAXA.

Fonte: NHK News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!