Hayabusa 2 suspende aterrissagem em asteroide

Publicado em 16 de maio de 2019, em Tecnologia

Hayabusa 2 suspende segunda aterrissagem no asteroide "Ryugu" após detectar anormalidade. Saiba mais.

Neste Artigo:

&nbspHayabusa 2 suspende aterrissagem em asteroide

Publicidade

No mês passado, pela primeira vez na história, uma espaçonave conseguiu criar uma cratera artificial de 10m em um asteroide. Esse acontecimento foi feito pelo Hayabusa 2, que colidiu um bloco de metal no asteroide “Ryugu”.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) pretendia aterrissar a aeronave dentro da cratera ou nos arredores pela segunda vez e coletar rochas de asteroide. Nesta quinta-feira, 16, a agência planejava realizar a aterrissagem. Para isso, o Hayabusa 2 iria descer até uma altitude de 10m do asteroide, analisar a superfície e lançar um “marcador” para auxiliar na terrissagem.

Contudo, por volta das 11h, o Hayabusa 2 suspendeu automaticamente a descida quando estava a 50m de altitude. Agora, a espaçonave está se elevando para a posição onde originalmente estava, a 20km da superfície. Devido a isso, as observações e o lançamento do marcador foram adiados.

A JAXA analisou as ondas de rádio do Hayabusa 2 e verificou que não havia problemas. O Hayabusa 2 estava programado para cancelar a descida e iniciar os procedimentos de elevação no caso de detecção de alguma anormalidade. Atualmente, a JAXA está investigando o motivo.

O período para realizar a segunda aterrissagem é até o fim de julho. A JAXA tinha planos de realizar até 3 vezes a aproximação do Hayabusa 2 ao asteroide e coletar rochas da superfície. Caso demore muito para o esclarecimento do problema, isso pode gerar atrasos nos próximos planejamentos.

Fonte: NHK News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!