USB4 é anunciado: 40Gbps de velocidade de transferência

Publicado em 5 de março de 2019, em Tecnologia

O USB 4.0 foi anunciado e trouxe uma velocidade extremamente rápida de 40Gbps.

Neste Artigo:
&nbspUSB4 é anunciado: 40Gbps de velocidade de transferência
Porta e cabo Thunderbolt conectados a Macbook (Imagem: Engadget)

A USB-IF (USB Implementers Forum), organização que define os padrões do USB, anunciou as especificações do USB 4.0. Segundo o site de tecnologia Engadget, o USB 4.0 irá utilizar a tecnologia Thunderbol 3 da Intel. A velocidade máxima de transferência de dados será de 40Gbps (gigabytes por segundo).

Publicidade

O Thunderbolt é uma tecnologia de transferência de dados anunciada pela primeira vez em 2011 e produzida em conjunto entre a Intel e a Apple. A interface é mais versátil e rápida do que os padrões do mercado e possui suporte para diversos protocolos. O cabo Thunderbolt pode se conectar com displays, HDD e diversos outros devices.

A Intel adicionou ao Thunderbolt 3 suporte para USB 3.1 Gen 2 e também introduziu portas USB-C. Ou seja, devices USB podem se conectar com portas Thunderbolt. Em outras palavras, as portas Thunderbolt se tornaram portas USB com as especificações do Thunderbolt. O Macbook Pro anunciado em outubro de 2016 já possuía essa tecnologia, e muitos usuários podem usufruir dela.

Contudo, os devices USB conectados a portas Thunderbolt 3 não são automaticamente transformados em devices Thunderbolt. Por exemplo, caso um USB 3.0 seja conectado a uma porta Thunderbolt, a velocidade de transferência continuará com as limitações do USB 3.0.

Há alguns anos, a Intel anunciou que abriria as especificações do padrão Thunderbolt ao mercado industrial. Por isso, a USB-IF decidiu utilizar o padrão Thunderbolt 3 no USB 4.0.

O USB 4.0 possui capacidade de transferência de 40Gbps e largura de banda suficiente para suportar 2 displays 4K ou 1 display 5K. O USB 4.0 também possui compatibilidade com as versões anteriores do padrão USB.

O USB 4.0 é a solução ideal para padronizar todas as portas. Apenas um cabo e uma porta poderá controlar tudo. Detalhes oficiais das especificações serão decididos no segundo semestre deste ano.

Fonte: Techcrunch e Engadget


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!
Easy Car Ride, carros e financiamentos