Como a tecnologia 5G pode mudar nossas vidas?

Mais rápida, mais eficiente e mais precisa, a 5G pode ser utilizada não apenas na telecomunicação, mas também em cirurgias.

Inteligência artificial, drones autônomos e tecnologia 5G foram os destaques da maior feira mobile do mundo (Imagem: Bloomberg)

Está sendo realizada em Barcelona (Espanha) a maior conferência de tecnologias “mobile”, a MWC19 Barcelona. Em meio a tantas inovações, a quinta geração de telecomunicação móvel, mais conhecida como 5G, ganha o maior destaque.

Publicidade

Mais de 2.400 empresas do mundo inteiro se reuniram em Barcelona para observar os avanços tecnológicos. E a tecnologia 5G mostrou o que ela pode fazer para mudar nosso cotidiano para sempre. Muitas empresas mostraram as possibilidades do 5G em diversos campos de atuação, desde concertos musicais a salas de cirurgias.

A operadora móvel inglesa Vodafone mostrou que é possível gravar e transmitir músicas ao vivo sem nenhum atraso. A empresa preparou dois grupos em locais diferentes do evento para tocarem uma mesma música, mas com instrumentos diferentes. A apresentação de cada grupo estava sendo gravada e transmitida ao outro sem nenhum atraso, parecendo que todos os instrumentos estavam sendo tocados em harmonia no mesmo local.

Tecnologia 5G pode ser utilizada para auxiliar cirurgias e consultas através da telemedicina (Imagem: NHK)

A empresa japonesa NTT Docomo, em parceria com a Tokyo Women’s Medical University, desenvolveu um veículo móvel onde é possível que médicos realizem consultas e até cirurgias através da telemedicina. A cirurgia é filmada em alta qualidade e as imagens são enviadas por 5G para médicos experientes auxiliarem nos procedimentos da cirurgia. Até a primavera de 2020, a Docomo pretende começar os testes de demonstração.

Segundo Takehiro Nakamura, diretor do escritório de promoção de inovações 5G da Docomo, a empresa está se preparando para construir um novo serviço 5G com a ajuda de muitos parceiros, com o intuito de melhorar ainda mais nosso cotidiano.

Por que a 5G está em evidência?

A tecnologia 5G é a quinta geração de telecomunicação móvel e a sucessora do 4G. Normalmente, utilizamos o 4G para vermos vídeos e tirarmos fotos em alta qualidade diariamente. Com o 5G, esse processo ficará ainda mais rápido.

A velocidade de transmissão é 10 vezes mais rápida do que o 4G. Por exemplo, um filme de 2 horas de duração pode ser baixado em apenas 3 segundos.

Além disso, há duas grandes características do 5G.

A primeira é o atraso (conhecido como time lag ou apenas lag) infinitamente reduzido na transmissão da informação. Isso seria extremamente útil, por exemplo, para a direção autônoma. Como o veículo precisa receber informações sobre tudo em sua volta executar qualquer função, cada instante é precioso. Com o 5G, os dados seriam enviados em tempo real, o que proporcionaria uma segurança ainda maior.

A segunda característica é poder conectar diversos aparelhos em uma área reduzida em um instante. Com o advento da “IoT” (Internet das Coisas), diversos objetos e mobílias de casa podem ser conectados a Internet, como lâmpadas, geladeiras, televisões, portas e muitos outros. Com o 5G, a comunicação entre esses objetos seria mais precisa e rápida.

A tecnologia 5G não serve apenas para aumentar a velocidade de download ou de carregamento de vídeos. Esta é uma tecnologia que pode mudar toda a sociedade, sendo na área médica, industrial e até musical.

No Japão, a tecnologia será testada neste ano e estará disponível em algumas áreas em 2020.

Em alguns países a tecnologia já está sendo testada, e muitos consideram 2019 como o primeiro ano do 5G.

Entretanto, para utilizar o 5G, será necessário que os usuários adquiram aparelhos recentes e as empresas de comunicação realizem as medidas necessárias para que todos possam usufruir desse avanço.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kim Jong-un chega ao Vietnã para reunião com Donald Trump

Publicado em 26 de fevereiro de 2019, em Ásia

Após uma jornada de trem que durou dois dias e meio Kim Jong-un está em Hanói, no Vietnã, para a reunião com o presidente dos EUA Donald Trump.

Ele foi recebido por oficiais enquanto era rodeado por guardas de segurança antes de entrar em um outro carro para continuar sua viagem (NHK)

Após uma jornada de trem que durou dois dias e meio, de Pyongyang passando pela China, o líder norte-coreano Kim Jong-un está em Hanói, no Vietnã, para a reunião com o presidente dos EUA Donald Trump.

Publicidade

O carpete vermelho foi estendido para o líder norte-coreano quando ele desceu do trem em uma cidade vietnamita de fronteira.

Ele foi recebido por oficiais enquanto era rodeado por guardas de segurança antes de entrar em um outro carro para continuar sua viagem.

Ele se encontrará com Donald Trump na capital vietnamita. A reunião entre os dois líderes acontece em 27 e 28 de fevereiro.

Segurança rigorosa está em vigor com detectores de metais instalados em volta de um hotel onde Kim ficará hospedado.

A primeira reunião de Kim e Trump que ocorreu em Singapura em junho de 2018 terminou com um vago acordo para desnuclearizar a península coreana. Desde então, o progresso ficou amplamente paralisado. A reunião desta semana deve começar de onde as conversas pararam.

Desta vez, acredita-se que os EUA devem estar exigindo que o Norte declare todas as suas armas nucleares e instalações e permita inspeções detalhadas. Em retorno, acredita-se que Pyongyang deva estar buscando concessões econômicas para eliminar algumas de suas instalações nucleares.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!