Carro esportivo manual é coisa do passado?

Embora o carro esportivo tenha se consagrado como um veículo manual, o primeiro automático surgiu na década de 50, mas começou a ter mais destaque recentemente.

Publicidade

Um carro esportivo manual, na imaginação de muitas pessoas, deve ser um veículo estiloso, com cores vibrantes, rodas vislumbrantes, interior impecável e claro, uma transmissão manual. Contudo, recentemente, os veículos fabricados são modelos com transmissão automática. Será que trocar de marcha é algo do passado?

Mesmo hoje em dia, a fama persistente do carro manual pode ser vista nos filmes da série “Velozes e Furiosos”, em desenhos animados e histórias em quadrinhos. Cenas emocionantes dos personagens trocando de marcha no momento certo para fazer curvas fechadas continuam sendo muito divertidas paras os espectadores.

Entretanto, por trás dessas cenas, as fabricantes internacionais estão aumentando a produção de modelos esportivos automáticos. Atualmente, muitos veículos não possuem nem a alavanca de câmbio, apenas botões e marcadores. Alguns exemplos são os veículos “NSX”, da Honda, e a Ferrari, que estão implementando cada vez mais a troca de marcha por botões.

Por que a Honda decidiu fabricar um carro esportivo automático?

O “NSX” é um dos mais clássicos carros esportivos da Honda, e muitos fãs e críticos consideram o maior representante da marca no quesito. Contudo, o modelo mais novo, que começou a ser vendido em 27 de fevereiro de 2017, possui apenas câmbio automático. Com a alavanca com apenas quatro opções (“P”, “R”, “N” e “D/M”) e um botão para a trava de estacionamento, o motorista consegue atingir altas velocidades.

Yu Tokumoto, do departamento de relações públicas da Honda, explicou sobre o assunto.

“O novo NSX é um supercarro esportivo com as tecnologias de ponta da Honda. Para concretizar a expectativa de alta potência, velocidade, resposta e performance de carros esportivos desse nível, decidimos aplicar sistemas de engrenagem elétricas, que eliminam o console central e alavanca de troca de marcha, e a transmissão de dupla embreagem “9 Soku DCT” em vez da manual após estudos para escolher o melhor pacote total do sistema.

Com isso, consolidamos alavancas em locais próximos ao motorista, o interruptor de acionamento em um botão deslocado para a diagonal, a marcha ré em um botão e muitas outras funções para combinar com as sensações humanas, além de concretizar uma usabilidade que torna capaz a direção cega.

Além disso, como é possível trocar a embreagem com o câmbio atrás do volante, o motorista conseguirá mover o câmbio para cima/baixo mesmo sem a alavanca de troca de marcha, o que mantém uma direção esportiva. Na verdade, o motorista consegue se concentrar na condução sem tirar as mãos do volante.

A concretização desse pacote permite que o motorista aproveite uma nova sensação e experimentar plenamente uma performance altamente dinâmica.

O novo NSX consegue utilizar completamente as possibilidades que o carro possui com a troca automática de marchas controlada por computadores, ao invés de trocar a marcha manualmente. Além disso, a liberdade do layout  do carro é melhorada, e o espaço dentro do carro fica maior.

Conforme a evolução da tecnologia, os carros começam a se tornar acessíveis para o público geral. Além disso, com a tendência mundial da criação de carros autônomos, provavelmente o próprio conceito de “dirigir um carro” já esteja começando a ficar ultrapassado.

Fonte: Kuruma no News via Yahoo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Inédita no mundo: doceria arco-íris no Japão

Publicado em 26 de maio de 2018, em Lançamentos

Os instagrammers instituíram uma moda em Tóquio: muito colorido de arco-íris. Assim, nasceu uma casa de doces inédita no mundo.

Alguns dos doces que pode encontrar na doceria inédita no mundo (divulgação)

Se mora na região Kanto a visita vale a pena. Se não mora em Tóquio, quando for à capital, dê uma passada para ostentar uma foto no Insta ou no Facebook. Assim fazem as garotas antenadas, as famosas instagrammers do Japão e turistas que vêm de outros países.

Publicidade

A Rainbow Sweets Harajuku é inédita no mundo – doceria especializada em tudo arco-íris – segundo a loja. Ela segue a tendência do bairro que dita a moda entre os jovens. Se ainda não leu uma matéria já publicada, toque aqui.

A casa oferece sorvetes multicoloridos coberto com chantilly e, claro, decorado com cores. O frozen de 3 cores decorado com doces em tons pastéis, certamente vai atrair as antenadas nos dias de calor.

Mas o que bomba entre as que adoram ostentar são os algodões doces. Imagine como vai ser com eles arco-íris em tom pastel. Suaves, delicados e claro, vão ser doce presença no Instagram.

O interior da loja é para que os clientes tenham paredes para servir de fundos para as belíssimas fotos.

A inauguração foi em 23 de maio, no melhor estilo de Harajuku.

Rainbow Sweets Harajuku

Fonte e fotos: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!