Como desbloquear o SIM card do seu smartphone

O que é SIM card, como e quando desbloqueá-lo e para que finalidade. Compreenda tudo isso.

Compreenda o que é e para que serve o SIM card para saber se quer desbloquear ou não (Pixabay)

Para começar, compreenda o que é o SIM card, esse cartão minúsculo que está dentro de todos os smartphones, tablets e outros dispositivos. Ele é acrônimo de Subscriber Identity Module, o que significa guardar todas as informações do usuário, número do telefone celular e imprescindível para realizar chamadas e para se conectar à internet. Portanto, é como se fosse um documento de identidade do dispositivo.

Publicidade

Há 3 tamanhos desse cartão: convencional, micro e nano. Os smartphones da Apple são todos com o do tipo nano e podem ser comprados desbloqueados. Para isso, basta adquirir um na loja Apple e depois escolher a operadora.

Há outros dispositivos desbloqueados como Huawei, Asus, Sharp, Vaio, Motorola e outros, à venda nas lojas de produtos eletroeletrônicos.

As 3 grandes operadoras – Au, Docomo e Softbank – vendem os smartphones com o SIM card bloqueado para que o usuário fique amarrado por pelo menos 24 meses a elas. Para solicitar o desbloqueio é preciso que tenha usado pelo menos 6 meses de contrato. O pedido é feito nas lojas das operadoras. Para isso basta dizer SIMロック解除, pronunciando shimu rokku kaijo. É preciso pagar uma taxa de serviço de 3 mil ienes. Os dispositivos que podem ser liberados são aqueles adquiridos a partir de maio de 2015.

Antes de solicitar a liberação, recomenda-se fazer backup das informações.

Méritos do desbloqueio do SIM card

  • Pode levar seu smartphone (depois de tudo pago na operadora) para o Brasil ou qualquer outro país. Lá se compra um novo SIM card e insere no dispositivo, para usar no local
  • O usuário pode escolher o smartphone ou o dispositivo que quiser, independente da operadora
  • O usuário pode escolher uma operadora megabarata MVNO, privilegiando o uso de internet e não fazer ligações convencionais. Para chamar outra pessoa poderá usar apps como Messenger, WhatsApp, Line e outros
  • A MVNO, é acrônimo de Mobile Virtual Network Operator, ou operadora com rede virtual para mobile. Essas operadoras usam as linhas das 3 grandes – Au, Docomo e Softbank – para oferecer serviços de telecomunicação. São as recentes Rakuten, Bic Camera, Line, Mineo, Y!Mobile, etc.

Você mesmo pode remover o SIM card do iPhone ou iPad (Pixabay)

Depois de desbloquear o SIM card

Feito isso é preciso remover o SIM card do aparelho. Se é usuário de um dispositivo da Apple, toque aqui e leia as instruções em português. Se usa smartphone ou dispositivo de outra fabricante, procure como fazer isso na página web dela.

Se for repassar seu dispositivo para outra pessoa, lembre-se de desbloqueá-lo e remover do aparelho. Assim, evitará que terceiros tenham acesso a informações pessoais e outros dados.

Fontes: governo e SIM Free
Fotos: Pixabay 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Plano de aumento de tarifas de Trump preocupa o Japão

Publicado em 5 de março de 2018, em Notícias do Mundo

A Federação Japonesa de Aço e Ferro apresentou uma carta à Trump pedindo que reconsiderasse o plano de impor tarifas de 25% e 10% em aço e alumínio importados.

Donald Trump anunciou o aumento das tarifas de importação de aço e alumínio citando razões de segurança nacional (NHK/reprodução)

O governo e a indústria japoneses estão preocupados sobre os possíveis efeitos na economia doméstica por causa do aumento das tarifas de importação, o qual Donald Trump anunciou em 1º de março que seria imposto sobre aço e alumínio por razões de segurança nacional.

Publicidade

Enquanto a medida dos Estados Unidos parece ter como alvo principalmente a China, um oficial sênior do ministério japonês da economia disse que “não há garantia de que o Japão não será afetado após suas exportações de aço aos EUA terem aumentado 38,5% ano a ano em janeiro.

Além das inquietações sobre uma possível queda no envio de aço do Japão aos Estados Unidos, que atualmente contam por 5% de suas exportações totais da liga metálica, há preocupações de que as tarifas planejadas por Trump poderiam fazer com que a China envie mais aço dentro da Ásia, o principal campo de atuação para fabricantes japonesas.

“Estamos muito preocupados de que as tarifas dos EUA levarão a uma queda nos preços do aço (no mercado asiático)”, disse Kosei Shindo, presidente da Nippon Steel & Sumitomo.

A Federação Japonesa de Aço e Ferro, um grupo da indústria liderado por Shindo, apresentou uma carta à Trump na sexta-feira (2), pedindo que reconsiderasse o plano de impor tarifas de 25% e 10% sobre aço e alumínio importados.

Fonte: Jiji
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!