Polícia na China usa óculos de reconhecimento facial para identificar suspeitos

Até o momento atual, o aparato já identificou desde suspeitos de violação das leis de trânsito a crimes severos como tráfico humano.

Publicidade

A polícia ferroviária da China iniciou o uso de óculos com tecnologia de reconhecimento facial em uma estação de Zhengzhou, capital da província de Henan.

Os óculos parecidos com o Google Glass foram divulgados no início do ano e já ajudaram na identificação de 7 suspeitos, divulgou o Diário do Povo (Jinmin Nippo).

Os óculos são conectados com banco de dados e verificam suspeitos e turistas. O tempo necessário para verificação não foi claramente divulgado pelo jornal. Contudo, segundo Wu Fei, CEO da LLVision Technology, responsável pelo desenvolvimento dos óculos, os testes indicam que se leva cerca de 0.1 segundo (100 milissegundos) para o dispositivo comparar os rostos das pessoas com as informações do banco de dados, que contêm o registro de 10 mil pessoas.

Até o momento atual, o aparato já identificou desde suspeitos de violação das leis de trânsito a crimes severos como tráfico humano. E também já interferiu na viagem de 26 pessoas com documentos falsificados.

Na China uma identificação para viajar pelas ferrovias é obrigatória. Esta regra foi imposta para limitar a passagem de pessoas com muitas dívidas e de monges do budismo tibetano, que têm documentos confiscados e dificuldades na obtenção do passaporte, pelas redes ferroviárias de alta velocidade.

Esta foi a primeira vez que as autoridades chinesas utilizaram os óculos de reconhecimento facial, mas a tecnologia tem sido amplamente utilizada pelos policiais, principalmente em câmeras.

A China vem trabalhando em um sistema de reconhecimento do 1,3 bilhão de cidadãos em apenas 3 segundos. Entretanto, este ato representa uma invasão da privacidade dos cidadãos de acordo com os grupos de defesa dos direitos humanos.

“O governo chinês pensa em concretizar a estabilidade social ao colocar as pessoas sob microscópios. Mas esse tipo de plano maléfico fortalece ainda mais a (nossa) hostilidade perante o governo”, disse a diretora Sophie Richardson do Human Rights Watch da China.

“O governo deve suspender imediatamente este plano e deletar todos os dados recolhidos sem o devido consentimento informado”, conclui.

Pensa-se que a China introduziu os óculos de reconhecimento facial antes do Ano-Novo chinês. Segundo o Digital Insider, cerca de 389 milhões de pessoas utilizam as ferrovias durante o feriado, entre os dias 1º de fevereiro e 12 de março.

Fonte: Business Insider via Yahoo
Imagens: Gizmodo e Business Insider

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novo sorvete da Häagen-Dazs

Publicado em 15 de fevereiro de 2018, em Lançamentos

O novo sorvete da famosa marca Häagen-Dazs será vendido em abril.

A Häagen-Dazs anunciou as vendas do minicup Caramel Banana nesta quinta-feira (15).

Publicidade

O produto é a mistura do sorvete de caramelo da marca com calda de banana concentrada para extrair o sabor rico da fruta. Segundo a empresa, o sabor fresco da banana reforça o sabor do caramelo doce e amargo ao mesmo tempo.

Um sabor ótimo para as estações quentes da primavera e verão.

Informações do produto

Häagen-Dazs Minicup Caramel Banana – ハーゲンダッツ ミニカップ「キャラメルバナナ」
Início das vendas
10 de abril de 2018 (terça-feira) *por tempo limitado
Disponibilidade: supermercados, lojas de conveniência e lojas de departamento de todo o país
Preço: ¥294 (com imposto)

Fonte: Fashion-Press

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!