Cão robô Aibo está de volta e será lançado em uma versão sofisticada

Após um intervalo de 12 anos, o famoso cão robô companheiro Aibo será lançado nesta semana em uma nova versão, sofisticada. Confira o vídeo.

O cão robô Aibo será vendido a um preço base de 198 mil ienes (aibo Sony/divulgação)

No dia 11 de janeiro (quinta-feira), após um intervalo de 12 anos, o cão robô companheiro Aibo será lançado em uma nova versão sofisticada, a um preço base de 198 mil ienes.

Publicidade

Aqueles que comprarem o companheiro robô também terão que pagar uma tarifa de manutenção mensal de 2.980 ienes nos primeiros três anos, ou um pagamento em quantia fixa de 90 mil ienes.

Desde o primeiro lançamento do cão Aibo em 1999, a Sony vendeu cerca de 150 mil unidades. Os modelos passaram por cinco atualizações sucessivas antes do encerramento da produção em 2006.

A versão 2018 do Aibo, em qualquer ocasião, é muito diferente de seus predecessores. Ao ativá-lo, ele vai mexer sua cabeça. Seus olhos focam em pessoas que estão perto e ele parece demonstrar emoção.

Afirma-se que o acionador incorporado ao novo Aibo seja bem mais sofisticado do que os modelos de suas gerações anteriores, que o torna capaz de movimentos muito mais animados.

O robô usa câmeras embutidas para determinar sua posição, para evitar colisões com objetos sólidos. Ele também “pede” a seu dono que seja “alimentado” (por exemplo, uma recarga de bateria) que está associado ao cão robô retornando automaticamente até sua unidade de recarga.

A Sony também deu a Aibo potencial para auxiliar seu dono. Ele não vai atacar intrusos, mas caso seu dono esquecer onde deixou o smartphone, basta ele perguntar, “você sabe onde deixei meu smartphone?” e, ao emitir uma série de latidos felizes, Aibo vai rastreá-lo.

Sua unidade de sensor embutida pode algum dia estar ligada à inteligência artificial para ajudar a cuidar de idosos que vivem sozinhos.

Para mais informações sobre a nova versão do famoso Aibo, clique aqui (em japonês).

Fonte: Japan Today
Imagem: Aibo Sony

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Só no Japão: macacos da neve se banham nas águas termais

Publicado em 10 de janeiro de 2018, em Turismo em Nagano

Ficaram famosos como ‘snow monkeys’ pois são os únicos do Planeta a brincarem na neve e tomar banho de ‘onsen’. Veja onde fica e como chegar.

Só no Japão a espécie macaco-japonês vive na neve e toma banho de ‘onsen’ (Public Domain Pictures)

Turistas do mundo todo se deslocam até o local, só para apreciar e registrar os macacos-japoneses, os únicos da espécie do Planeta que adoram a neve e ‘onsen’ (águas termais). Que tal aproveitar que reside no Japão e fazer um passeio diferente? No meio da natureza poderá ver cenas que só são possíveis no Japão. 

Publicidade

Esses primatas atraíram interesse internacional depois que um funcionário do parque Yaen tirou uma foto e a enviou para um concurso de fotografias da natureza nos Estados Unidos. Faturou o Grand Prix e ficou conhecida como snow monkey, em 2006. Desde então, o vilarejo nas montanhas passou a receber visitantes do Japão e do mundo.

Segundo informações de uma associação de turismo, 100% dos visitantes é para ver os macacos-japoneses.

Onde estão os macacos-japoneses da neve

O parque dos macacos-japoneses silvestres chamado de Jigokudani fica no norte da província de Nagano, no vale do rio Yokoyu.

Famílias de macacos-japoneses se aquecem nas águas termais (divulgação)

Localizado a uma altura de 850 metros, praticamente ⅓ do ano é coberto de neve. Foi aberto para visitação desde 1964 e desde então vem recebendo estudiosos, cientistas e fotógrafos para verem os macacos selvagens vivendo nas matas cheias de neve e se banhando nas águas termais abundantes do local.

Foto vencedora do concurso (ANN)

Só mais tarde passou a receber turistas, mesmo sob uma temperatura baixa. No pico do inverno a mínima pode chegar a -10ºC e o acúmulo de neve chega a 1 metro de altura, portanto, seria um ambiente severo para os primatas.

Macacos de Jigokudani

É preciso explicar que os macacos-japoneses vivem em quase todas as províncias, exceto em Okinawa. No entanto, são poucos os lugares onde é possível vê-los dentro da natureza. Este local em Nagano ficou famoso por ser possível observá-los de perto, no seu ambiente natural, livres, diferente de vê-los dentro de um zoológico.

Em Jigokudani, eles aparecem de dia em busca de comida fornecida por diversas instalações. Mas, vivem livremente dentro das florestas.

Segundo informações do local, eles só entram nas águas termais para se esquentarem durante o inverno. Deve ter sido a inteligência natural que os levaram a fazer isso. Em dias com temperaturas amenas ou no calor eles não buscam o banho de onsen. Por isso, o inverno é a melhor estação para observá-los bem de pertinho. 

Por questão de higiene, não é permitida a entrada para se banhar junto com eles nas águas termais. Para desfrutar do onsen a recomendação é procurar um local adequado, pois existem vários.

Você pode aproveitar para se hospedar na região e desfrutar de momentos de relaxamento em um dos hotéis com águas termais ou ir até uma das várias estações de esqui nas proximidades.

Cena que encanta os visitantes (governo)

Jigokudani Yaen Koen

  • Horários: no inverno (novembro a março), das 9h às 16h. No restante do ano, das 8h30 às 17h
  • Entradas: ¥800 (acima de 18 anos) e ¥400 (crianças e estudantes)
  • Não se pode levar pets e nem levar alimentos para os macacos
  • Acessos: de carro, trafegar pela via expressa Josin-Etsu, descer na IC Shinshu Nakano, percorrer 8Km pela rodovia 292 até ver a placa do local. De transporte coletivo, da estação de Nagano, tomar um trem local até a estação Yudanaka (38 min.) ou um ônibus com destino a Shiga Kogen e descer em Jigokudani Yaen Koen (34 min.)
  • Endereço: toque aqui para abrir o mapa
  • Web page em inglês: http://en.jigokudani-yaenkoen.co.jp/
  • Confira fotos e vídeos no Facebook e Instagram
Fontes: ANN e divulgação
Fotos: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!