Carros e ônibus que dirigem sozinhos vão operar em várias áreas no Japão

Carros e ônibus que “dirigem sozinhos” serão trazidos a mais de 10 áreas no Japão. Veja mais.

Carros com direção autônoma sob desenvolvimento da Toyota, Nissan e Honda (Imagem: Nikkei)

Até o ano de 2020, o Japão pretende aumentar veículos com direção autônoma ao promover programas de teste e atualizar leis de tráfego, buscando trazer a tecnologia para áreas com população reduzida.

Publicidade

Com início no ano fiscal de 2017, carros e ônibus que “dirigem sozinhos” começarão a operar em mais de 10 áreas no Japão para levar idosos e outros residentes a lojas e hospitais.

O encerramento das operações de transporte público em várias áreas com população reduzida, juntamente com a relutância de várias pessoas de idade em dirigir, deixou cerca de 7 milhões de residentes com limitado acesso aos transportes.

A partir do próximo ano fiscal, que tem início em abril, pelotões de caminhões com direção autônoma serão testados ao longo da Shin-Tomei, via expressa a meio caminho entre Tóquio e Nagoia (Aichi). Os comboios estão programados para percorrerem a via em grupos de 3 ou mais caminhões. Somente um caminhão líder terá um motorista enquanto o restante o seguirá através de sensores. Esta situação oferecerá alívio para as empresas do setor que estão encontrando dificuldades para encontrar motoristas.

Regulamentos precisam ser elaborados em relação à designação de direção autônoma, padrões de segurança, responsabilidade em caso de acidentes, cobertura de seguro e outras áreas. O governo vai esclarecer no próximo ano fiscal quais medidas legais são necessárias, principalmente através de sedes estratégicas de informações tecnológicas do governo.

A colaboração com fabricantes de veículos e outras organizações privadas é crucial. Contudo, o custo-benefício determinará o quão longe poderemos ir”, disse um executivo de uma grande montadora.

Fonte e imagem: Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pirâmide e marketing multinível: saiba as diferenças e o que é ilegal

Publicado em 20 de fevereiro de 2017, em Sociedade

Esquemas de pirâmide prometem fortunas iniciando com baixo investimento. Saiba as diferenças delas com o Marketing Multinível.

Publicidade

Com promessas de ganhar muito dinheiro, as pessoas ficam tentadas a entrar nessas redes. Distinguir o que é pirâmide e marketing multinível parece ser difícil e também não é fácil de se compreender o que é juridicamente correto ou ilegal.

A pirâmide é ilegal enquanto o marketing multinível é aceito pelas autoridades, tanto dos EUA, Japão ou Brasil, pois promove a venda de uma ampla gama de produtos, que vão desde cosméticos a utensílios domésticos. As pessoas envolvidas são consideradas distribuidoras independentes, pois efetivamente entregam os produtos e ganham através deles.

Há diferenças sutis entre uma pirâmide e o MMN (acrônimo do Marketing Multinível). Por isso, veja a comparação e os detalhes abaixo.

Pirâmide na comunidade do Japão

A esperança de sair da fábrica e viver do próprio negócio pode ser sedutor. Há pouco mais de uma década, uma empresa de planos de saúde criou uma rede de frustrados e revoltados na comunidade. Os gestores da época trouxeram um mirabolante plano ao Japão: vieram com uma máquina de fazer dinheiro através do sistema de pirâmide.

Também no passado, outra empresa que fez algo parecido foi uma que prometia aos investidores ganhar muito dinheiro engordando gado.

Já a pirâmide chamada de TelexFree foi o caso mais recente dentro da comunidade, deixando brasileiros mais uma vez frustrados. Não há uma estatística do prejuízo entre os brasileiros no Japão, mas foi um valor relativamente alto.

No Japão, a denominação popular para pirâmide é nezumiko (ネズミ講), e a formal é mugenrensako (無限連鎖講). A legislação que proíbe essa prática está em vigor desde 1978.

MMN pelo mundo 

Conhecidas do público do mundo inteiro, Tupperware, Herbalife, Avon, Nuskin, Amway e outras, são consideradas empresas de MMN.

Mas, como saber se é verdadeiramente um grupo ou uma empresa de MMN ou de pirâmide? No Brasil e nos Estados Unidos, há leis para regulamentar as atividades das empresas ou indústrias que usam do MMN. Um exemplo brasileiro de sucesso é a Natura, a qual produz cosméticos e possui uma rede de vendedores espalhada por todo o país.

Pirâmide e MMN: diferenças

  • Diferente dessas, as empresas que costumam remunerar os participantes com “bônus” por apresentação ou recrutamento podem ser do esquema pirâmide. As de MMN dão ênfase no treinamento de vendas e conhecimento dos produtos ou serviços, para que os integrantes da rede possam vender, entregar o produto e ganhar como resultado de suas vendas dentro de um período.
  • Outro ponto a tomar cuidado é a taxa de adesão não reembolsável do esquema, o que pode incluir a aquisição de um kit: material de treinamento e produtos para “iniciantes”.
  • Cuidado com qualquer empresas que se dizem do ramo de MMN que permitem cinco ou mais níveis de distribuidores para a coleta de comissões em uma única venda.
  • Um detalhe importante é o valor dos produtos vendidos: deve ser competitivo ou seja, ter um valor real.
  • Uma isca sedutora é que as empresas disfarçadas de MMN operam para a participação de eventos motivacionais. Na verdade, elas criam “pressão” sobre os participantes.
  • Antes de se integrar nesses esquemas, faça uma pesquisa para verificar se os gestores da empresa não estão envolvidos em processos jurídicos.
  • Cuidado com as pessoas que dizem ter ganhado milhões com a suposta MMN. Na verdade, elas ganharam fazendo apresentações de pessoas com promessas milionárias. Ou seja, vendem kits ou DVDs de treinamento dessas pirâmides e lucram com isso, sem a intenção de entregar o produto ou serviço.
  • Assim, a sustentabilidade do negócio disfarçado de MMN vem do recrutamento e da adesão de novos integrantes, fazendo uma coleta gigantesca de recursos com essa contribuição monetária.
  • Os integrantes de pirâmides não costumam permanecer longos anos no mercado. Ganham dinheiro somente as pessoas que estão no topo do negócio.
  • Ponto crucial: se lhe parecer bom demais pra ser verdade (lucros sem muito investimento, esforço e conhecimento), então provavelmente é uma pirâmide.
Fontes: Exame, HowStuffWorks e ViralCommunity
Imagem ilustrativa: Pixabay

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!