Japão marca 76 anos do bombardeio atômico de Hiroshima

Os raios de calor, radiação e onda de explosão do bombardeio devastaram a cidade, matando cerca de 140 mil pessoas até o fim de 1945.

O número de participantes na cerimônia de 2021 foi reduzido por causa da pandemia (NHK)

As pessoas no Japão fizeram um momento de pausa para lembrar as vítimas de um dos eventos de guerra mais catastróficos da história.

Publicidade

Nesse dia há 76 anos, um avião militar dos EUA lançou uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima.

Na manhã desta sexta-feira (6), Hiroshima fez um minuto de silêncio às 8h15, o mesmo minuto em que a bomba atingiu a cidade.

Os raios de calor, radiação e onda de explosão do bombardeio devastaram a cidade, matando cerca de 140 mil pessoas até o fim de 1945.

Muitas das que sobreviveram sofrem de câncer e de outras doenças relacionadas com as suas exposições à radiação.

O número de participantes na cerimônia de 2021 foi reduzido para cerca de 800 por causa da pandemia, representando menos de um terço de anos anteriores.

O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, colocou uma lista com os nomes de 328.929 vítimas em um cenotáfio. Ela inclui 4,8 mil pessoas que morreram ou cujas mortes foram confirmadas ao longo do último ano.

Em sua declaração de paz, o prefeito disse que nenhuma sociedade sustentável é possível com armas nucleares continuamente preparadas para extermínios indiscriminados.

Potências nucleares como Estados Unidos e Rússia não apoiam o Tratado de Proibição de Armas Nucleares e o Japão, que depende de proteção dos Estados Unidos, também não assinou.

“Disparidades existem entre nações sobre como avançar o desarmamento nuclear. Para promover o desarmamento nuclear sob tais condições, esforços realísticos devem ser incentivados com persistência enquanto se constrói pontes entre países que tomam diferentes posições”, disse o Primeiro-Ministro Yoshihide Suga.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Matei minha mãe’ disse o japonês que ligou para o 110

Publicado em 6 de agosto de 2021, em Crime

O homem que ligou para a polícia foi preso em flagrante, o qual confessou o crime.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!