Oitavo tufão segue direto para Tohoku, o que requer cuidado

O tufão Nepartak mudou a rota, fazendo um curso incomum. Deverá cobrir Tohoku, pela primeira vez na história e pode causar danos.

O Nepartak mudou a rota e está indo direto para Tohoku (AMJ)

O tufão Nepartak, o oitavo do ano, está com pressão atmosférica central de 990hPa, na tarde de terça-feira (27), com o olho a 170km de Choshi (Chiba), se deslocando lentamente em sentido a Iwaki (Fukushima).

Publicidade

Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, sua área total de tempestade deverá assolar a região Tohoku, tarde da noite ou no início da manhã.

Embora não seja classificado como grande ou forte, tem raio de 500km a norte e 390km a sul. Já foram constatadas rajadas de vento de 30m/s em Choshi.

As condições atmosféricas em Tohoku, Kanto-Koshin e Hokuriku são extremamente instáveis. Há o risco de chuva extremamente forte acompanhada de raios durante a quarta-feira (28).

A previsão é de chuva intensa nas 24h até o meio-dia de quarta-feira: 

  • 180mm no lado do Pacífico, em Tohoku
  • 120mm no lado do Mar do Japão, em Tohoku 
  • 100mm na província de Niigata
  • 80mm em Kanto-Koshin, Ilhas Izu e Hokuriku

A AMJ alerta contra desastres relacionados a deslizamentos, inundações e enchentes, ventos fortes, elevação das ondas, queda de raios, tornados e rajadas de ventos. 

Também recomenda verificar o hazard map (mapa das áreas de risco) ainda durante o dia, para conferir se ao redor da sua moradia há segurança, além de se preparar para a chegada do tufão. 

Fontes: AMJ, NHK, WeatherNews e Weather Map

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dupla de orcas brancas raras é vista na costa do Japão

Publicado em 27 de julho de 2021, em Sociedade

Observadores de baleias ao largo da costa de Hokkaido avistaram duas orcas brancas nadando juntas.

Publicidade

Observadores de baleias ao largo da costa do Japão mal puderam acreditar após verem duas orcas brancas raras nadando juntas, parte de um mesmo grupo.

As orcas foram vistas durante um tour de observação em 24 de julho no Estreito de Kunashirskiy, um trecho de água de 32Km entre as ilhas de Hokkaido e Kunashir.

Mai, uma funcionária da empresa de tour Gojiraiwa-Kanko, disse que uma delas era mais velha com pele levemente mais escura enquanto a outra era mais jovem e com marcas de arranhões claramente visíveis em suas costas.

Ela disse que a orca mais velha foi vista pela primeira vez há cerca de 2 anos, mas essa é a primeira vez que ela foi vista com um animal mais jovem e a primeira vez que ela vê dois deles juntos.

“Foi o melhor dia de todos. Essa é a primeira vez que duas orcas brancas foram vistas ao largo da costa do Japão”.

Acredita-se que essas orcas não sejam albinas verdadeiras, o que significa que elas não têm pigmentação na pele, e ao invés disso tenham leucismo – um termo geral para uma série de condições que parcialmente removem pigmentação de suas peles.

Orcas e baleias brancas já foram tão raras que muitos acreditavam que elas eram um mito, mas estão cada vez mais comuns, com cientistas sabendo da existência de pelo menos cinco delas vivas hoje.

Fonte: Daily Mail

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!