Japão: 10,7 mil testados positivo na sexta-feira, o pior desta epidemia

Na sexta-feira o total de pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus ultrapassou o do dia anterior, o maior desta epidemia.

SARS-CoV-2 (CDC)

Até as 20h30 de sexta-feira (30) o Japão teve o pior resultado de testados positivo para o novo coronavírus, de 10.744 novos casos. A soma cumulativa aumentou para 913.717 pessoas infectadas.

Publicidade

O número de óbitos foi de 9 pacientes com Covid-19, somando 15.184 mortes nesta epidemia.

Os maiores números de novos casos são das províncias de Kanto, a começar por Tóquio com 3,3 mil testados positivo. Foram 1.418 em Kanagawa, 853 em Saitama, 753 em Chiba, 222 em Ibaraki, 120 em Tochigi e 106 em Gunma.

Na região Kansai foram 882 em Osaka, 265 em Hyogo, 167 em Quioto e 60 em Shiga, entre outras.

Fukuoka registrou 478, foram 382 em Okinawa, 110 em Ishikawa, 30 em Fukui, 77 em Okayama e 14 em Shimane.

Na região Tokai o maior número foi em Aichi, de 229. Foram 121 em Shizuoka, 34 em Gifu e 33 em Mie.

Na quarta-feira (28) foram realizados 49.892 testes PCR.

Em relação à inoculação, até quinta-feira (29) foram aplicadas mais de 84 milhões de doses (84.009.438), o que corresponde a 25% da população já vacinada.

Fontes: Yomiuri, NHK e News Digest

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Suga: ‘determinação de que seja a última declaração de estado de emergência’

Publicado em 30 de julho de 2021, em Sociedade

O estado de emergência é para mais 4 províncias e prazo estendido para Tóquio e Okinawa, além de 5 sob as medidas prioritárias.

Cor laranja de fundo (HippoPx)

O Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga, fez pronunciamento às 19h de sexta-feira (30) para anunciar que decidiu adicionar 4 províncias sob o estado de emergência. São Saitama, Chiba, Kanagawa e Osaka, além de estender o prazo para Tóquio e Okinawa, que terminariam em 22 de agosto.

Publicidade

As medidas prioritárias de prevenção da propagação serão aplicadas às cinco províncias: Hokkaido, Ishikawa, Hyogo, Quioto e Fukuoka.

O período de aplicação dessas duas medidas emergenciais é entre 2 a 31 de agosto

Infecção a uma velocidade jamais vista

“O número de pessoas recém-infectadas pelo novo coronavírus em todo o país continua a aumentar em muitas províncias, incluindo as áreas metropolitana e de Kansai. A infecção prolifera a uma velocidade nunca vista antes”, disse Suga.    

Destacou como principal fator para essa infecção explosiva a variante Delta. E demonstrou forte preocupação em relação à substituição do coronavírus convencional por essa cepa.

Fadiga da autocontenção

“Ao avançarmos na vacinação, decidimos tomar medidas sólidas em cada região, ampliar as províncias alvo dessas medidas, e estender o prazo, para evitar a falta de leitos”, explicou.   

“À medida que o período de autocontenção se torna mais longo, há preocupação sobre o aumento da fadiga”, disse Suga. Apelou para a população da faixa etária mais jovem para agir com cautela até que apareçam os resultados da vacinação.

Teste PCR antes de viajar

À população pediu para evitar sair ou se deslocar desnecessariamente agora no verão, especialmente no feriado de Obon. Caso necessite viajar para outra província, como retornar à terra natal, reiterou o de sempre – medidas preventivas completas – adicionando fazer o teste PCR, sem falta.

Suga em pronunciamento às 19h de sexta-feira (NHK)

“Evite beber na rua, comer com pessoas que você não costuma encontrar, se reunir com um grande número de pessoas ou por muito tempo”, pontuou. Especialmente durante a realização da Tokyo 2020 encorajou as pessoas a assistirem às competições em casa, sem aglomerações.

Acelerar a verba de cooperação aos bares e restaurantes

“Há muito tempo que estamos causando incômodo aos bares e restaurantes. Faremos o possível para criar um ambiente para que os exames sejam mais simples, para os pedidos da verba de cooperação possam ser pagos prontamente. Em cada província, vamos ampliar o patrulhamento dos restaurantes e melhorar a eficácia das medidas”, prometeu.  

Que seja a última declaração do estado de emergência

“Quanto ao fim do estado de emergência, faremos uma análise concreta com foco na carga do sistema de assistência médica, como a taxa de utilização dos leitos, pacientes gravemente enfermos; juntamente com o status da vacinação. Mostraremos o caminho para a flexibilização das restrições à atividade econômica. Até o final de agosto, faremos o possível para tomar todas as medidas possíveis com a determinação de que esta declaração seja a última. Peço sinceramente a sua colaboração”, explicou e apelou.

Não pensa em lockdown

Quando questionado pelos repórteres se ele tem planos de considerar mudar a legislação para permitir o lockdown, respondeu que a inoculação é a solução, justificando que o país não se acostuma com esse método.

Declarou “minha maior responsabilidade é suprimir essa onda rapidamente”, acrescentando que é papel do governo proteger a vida e a saúde da população.

Caso queira, assista ao pronunciamento na íntegra.

Fontes: NHK e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!