Desastre em Fukushima resultou em espécie única de javali-porco

Estudo genético sobre javalis selvagens que circulam em uma área abandonada após o desastre nuclear de 2011 revelou como os animais prosperaram.

Ilustrativa (banco de imagens)

“Assim que as pessoas se foram, os javalis assumiram”, explica Donovan Anderson, pesquisador da Universidade de Fukushima no Japão.

Publicidade

Seu estudo genético sobre javalis selvagens que circulam em uma área amplamente abandonada após o desastre nuclear de 2011 revelou como os animais prosperaram.

Usando amostras de DNA, ele também descobriu que javalis se acasalaram com porcos domésticos que escaparam de fazendas.

Isso criou híbridos de javali-porco que agora habitam a zona.

“Enquanto a radiação não tenha causado um efeito genético, a espécie invasiva de porco doméstico sim”, explicou Anderson.

As descobertas, publicadas no jornal Proceedings B, criam uma imagem biológica de um vasto experimento que foi causado por um desastre nuclear.

Os cientistas usaram DNA para rastrear o legado do evento na paisagem – descobrindo o que aconteceu com animais selvagens em uma área contaminada por radiação que é repentinamente abandonada pelos humanos e, ao mesmo tempo, invadida por criação doméstica.

Examinando o DNA do javali selvagem e de porcos domésticos que escaparam mostrou que aquilo que pesquisadores chamaram de “invasão biológica” poderia ser vista nos genes dos javalis.

Também foi revelado que os genes de porcos domésticos foram “diluídos” gradualmente com o tempo.

“Acredito que porcos não era capazes de sobreviver na selva, mas os javalis prosperaram nas cidades abandonadas – porque eles são mais robustos”, explicou Anderson.

Então, disse ele, enquanto a área evacuada tenha sido a origem dessa hibridização, ou cruzamento, os porcos híbridos então continuam a se acasalar com javalis selvagens.

Como pontuou o professor Shingo Kaneko do Instituto de Radioatividade Ambiental da Universidade de Fukushima: “esses genes invasivos estão desaparecendo e a situação natural está voltando”.

Desde 2018, as pessoas começaram a voltar para as áreas anteriormente abandonadas perto de Fukushima.

“Os humanos são realmente os únicos predadores para esses javalis selvagens”, disse Anderson. “Então como as pessoas estão voltando, será interessante ver o que os javalis farão”.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kaldi: bolsa de verão com 3 cafés, sendo um brasileiro

Publicado em 2 de julho de 2021, em Tome Nota

O kit da Kaldi é uma tentação, pois a bolsa de verão é bem charmosa, podendo ser usada com roupa casual ou praia & piscina.

Bolsa de juta, nas versões off white e verde (divulgação)

Todo ano essa bolsa faz o maior sucesso entre as clientes da rede Kaldi. Não é pra menos, pois é estilosa, bem cara de verão, com o material principal de juta. 

Publicidade

Uma delas tem um forro estampado em off white e outra em verde, sendo que as alças têm cores diferentes, as quais combinam com a bolsa. Tem acompanhamento de uma espécie de moedeiro ou porta-cartões. Ela é resistente, pois comporta até 3kg de peso. Tem tamanho de 34cm de largura por 30cm de altura.

Ideal para ser usada como acessório de uma roupa casual ou quando quer dar uma desfilada no fim da tarde, na praia.

Dentro dela a Kaldi entrega 3 pacotes de cafés muito especiais. Um é o Ice Blend, 200 gramas; o outro é o Good Summer Coffee, com grãos da Costa Rica, misturados com Guatemala e Colômbia, em pacote de 120g. O terceiro é um café brasileiro, ideal para espresso com uma camada de leite, o Brazil Sweet Espresso, com 120g. 

Esse kit está sendo vendido nas lojas físicas e online, por tempo determinado. Custa ¥1.600.

Os 3 pacotes de café e as bolsas de juta (divulgação)

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!