Prefeito de 42 anos de cidade em Ibaraki toma vacina antes dos idosos

O prefeito justificou ao explicar que houve cancelamentos por parte de profissionais da saúde, e que imunizantes seriam desperdiçados.

Osamu Katono em coletiva de imprensa (NHK)

O prefeito de 42 anos de uma cidade na província de Ibaraki foi alvo de críticas na quinta-feira (13), visto que ele se vacinou contra a Covid-19 antes dos idosos, no caso mais recente que poderia aumentar suspeita sobre distribuição justa em meio ao lento programa de imunização.

Publicidade

O prefeito de Shirosato, Osamu Katono, disse em uma coletiva de imprensa que recebeu sua primeira dose em 28 de abril junto com outros funcionários da cidade, justificando a medida ao explicar que houve cancelamentos naquele dia por parte de profissionais da saúde, e que os imunizantes seriam desperdiçados.

Katono também disse que ele é “equivalente” a um profissional da saúde porque ele supervisiona o local de vacinação perto do prédio da prefeitura. “Se o prefeito, o único que dá as ordens, se infecta, isso causaria confusão. Não vejo problema com isso”, disse ele.

O Japão começou a inocular pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, após os profissionais da saúde em fevereiro.

A ação do prefeito poderia atrair críticas, visto que idosos não estão conseguindo garantir reservas por telefone ou online devido ao lento progresso da vacinação.

O vice-prefeito Fujio Nakata, de 65 anos, e o chefe do conselho educacional da cidade, Hideo Takaoka, da mesma idade, também receberam suas primeiras doses da vacina da Pfizer junto com o prefeito. Katono planeja tomar a segunda dose no fim deste mês.

Esses casos seguiram o de Sogo Yamana, prefeito de 62 anos de Kamikawa (Hyogo), inoculado em 6 de maio com uma dose que teria ficado inutilizável devido a um cancelamento.

Ele disse na quarta-feira (12) que havia recebido a dose por causa da “crise de gestão” da cidade.

Na terça-feira (11), o vice-prefeito de Nishio (Aichi), pediu desculpas após dar prioridade de reservas para vacinações contra Covid-19 ao chefe de 70 anos de uma grande rede farmacêutica e sua esposa de 67 anos.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumento de casos de infecção pela variante indiana no Japão

Publicado em 14 de maio de 2021, em Sociedade

Em Kanagawa foi constatado o primeiro caso de infecção pela variante da Índia.

SARS-CoV-2 (Wikimedia)

O governo da província de Kanagawa informou, na quinta-feira (13), que pela primeira vez foi identificada a variante da Índia, em um homem testado positivo par ao novo coronavírus.

Publicidade

Ele tem 55 anos e a rota da infecção é desconhecida, embora tenha estado naquele país, de onde retornou em meados de abril. Nos testes PCR realizados antes da partida e após a chegada os resultados foram negativos.

Apresentou sintomas durante a quarentena de quem volta do exterior, quando testou positivo e foi identificada essa variante. Esteve internado mas já teve alta porque seus sintomas eram leves. 

As duas pessoas com as quais teve contato próximo tiveram confirmação para o novo coronavírus, por isso será feito novo exame para verificar se são da cepa indiana.

São 4 os casos de infecção por essa variante, dentro do país, e 66 de passageiros nos aeroportos.

A preocupante nova variante do coronavírus Sars-CoV-2 descoberta na Índia carrega duas mutações na proteína spike do coronavírus que já foram identificadas em outras variantes pelo mundo. 

Continuar com a prevenção diária, diz epidemiologista

A epidemiologista e chefe técnica de resposta a Covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, classificou a variante indiana como “preocupante”, na semana passada. Disse que há estudos que apontam para um aumento da transmissibilidade e redução da neutralização dessa variante, o que levou à alteração.

“Sei que há países que têm a sorte de ter muitas vacinas mas infelizmente são uma minoria. A realidade do mundo não é essa. Esta distribuição desigual está atrasando o fim da pandemia e por isso temos de continuar a recorrer ao distanciamento social, às máscaras, à higiene das mãos, à boa ventilação dos locais e a continuar em casa quando não nos sentimos bem”, alertou a epidemiologista.

Fontes: ANN, JNN, NNN, DW e Rádio STF

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!