Mudança na forma de informar a evacuação em caso de desastres pela chuva

Leia atentamente, pois grande parte do país já entrou no período das chuvas. Essa informação salva vidas.

Placa indicando local de evacuação, lê-se hinanjo (NHK)

Começa na quinta-feira (20) a nova forma de informações em relação à evacuação nos casos de riscos de desastres causados pela chuva. 

Publicidade

Como grande parte do país já entrou no período das chuvas, é importante compreender os alertas emitidos pelas autoridades locais. 

As informações de evacuação divulgadas pelo governo local em caso de desastre como chuva forte mudaram significativamente, como a abolição do “aviso de evacuação”, passando à unificação para “ordem de evacuação”, já que isso era confuso para o povo. Tem como objetivo evitar o atraso na evacuação para assegurar a vida.

Dos cinco níveis de alerta, é importante que busque o abrigo mais próximo até a informação de alerta do nível 4, ou seja, ordem de evacuação.

Compreenda os níveis importantes

Nível 3 (reberu san): se tem idosos ou pessoas com deficiência em casa, ao ouvir koureisha to hinan (高齢者等避難), deve-se buscar abrigo 

Nível 4 (reberu yon): ao ouvir hinan shiji (避難指示), trata-se da ordem para buscar abrigo. Caso seja difícil se locomover até o abrigo mais próximo, deve evacuar no segundo piso da casa e conferir que o local é afastado da encosta da montanha ou do rio, pois se trata do alerta do risco de ocorrência de deslizamento ou enchente 

Nível 5 (reberu go): trata-se da garantia de segurança na emergência ou kinkyu anzen kakuho (緊急安全確保). É anunciado quando ocorre um desastre, mas também quando a situação é iminente

Portanto, em resumo, no caso do risco de desastre fique atento aos alertas dos governos locais e evacue até o anúncio do nível 4, impreterivelmente. Para facilitar a ação, obtenha na prefeitura ou subprefeitura o hazard map ou mapa das áreas de risco, com os locais de refúgio ou abrigo (hinanjo) e tenha em mãos o kit de emergência.

Tabela dos níveis de alerta (Tenki)

Fontes: Tenki e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Desaparecida é encontrada morta no bosque de bambu

Publicado em 20 de maio de 2021, em Crime

Os amigos do irmão usaram o localizador do smartphone para encontrar o ponto onde poderia estar. Foi encontrada morta por esfaqueamento.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!