Ishikawa e Miyazaki: estado de emergência próprio

Duas das 13 províncias com os piores resultados desta epidemia, decidiram declarar o próprio estado de emergência. Veja as demais em situação difícil.

Máscaras e desinfetante em spray (imagem de wichai bopatay por Pixabay)

Na quarta onda da epidemia do novo coronavírus, províncias que não costumavam ter elevados números de pessoas infectadas estão passando por situação difícil. 

Publicidade

É o caso de Hiroshima, onde em 8 de janeiro teve o maior número de 119 pessoas testadas positivo, mas em fevereiro e março conseguiu controlar o quadro, tendo números de apenas 1 dígito por dia. 

No entanto, no sábado (8) e domingo (9), teve os piores índices até o momento, com 181 e 195, respectivamente. A soma cumulativa aumentou para 6.950 pessoas infectadas.

Além de Hiroshima, mais 13 províncias tiveram o pior resultado desta epidemia, no sábado. A vizinha, Okayama teve 189, 519 em Fukuoka, 76 em Saga, 65 em Nagasaki, 111 em Kumamoto, 93 em Oita, 78 em Kagawa, 403 em Hokkaido, 50 em Niigata, 80 em Ishikawa, 113 em Gunma, 575 em Aichi e 74 em Shiga.

Próprio estado de emergência

Desde o começo de abril a província de Miyazaki voltou a ter registros diários de 2 dígitos. Na sexta-feira e sábado teve 57 e 62 novos casos, respectivamente. No domingo, o governador declarou estado de emergência próprio, até 31 deste mês. Esta foi a segunda da epidemia, sendo que a primeira foi de 7 de janeiro a 7 de fevereiro. 

Outra província que o governador declarou o próprio estado de emergência foi Ishikawa, de domingo até 31. 

Com isso, o pedido à população é de abstenção de sair sem necessidade, além de solicitação aos cinemas e lojas de departamento para encerrar o expediente mais cedo.

Em ambas as províncias os estabelecimentos como bares e restaurantes estão com pedido para antecipar o encerramento do expediente às 20h.

Fontes: Miyazaki News, Minami Nippon Shimbun, TV Kanazawa, ANN, Asahi e News Digest

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Poeira amarela incomodou no fim de semana, incluindo Tokai

Publicado em 10 de maio de 2021, em Sociedade

Esse fenômeno deverá continuar ainda em maio, o que requer cuidado pelas pessoas alérgicas.

Yokkaichi (Mie) com poeira amarela (CBC TV)

No final de semana, sábado e domingo (9), a poeira amarela cobriu boa parte do arquipélago japonês.

Publicidade

No sábado foi confirmada em Fukuoka, Kochi, Tóquio, Niigata e Hokkaido. No dia seguinte, em Fukuoka, Kochi, Hiroshima, Osaka, Niigata, Sendai, Gifu e Mie.

Às 9h de domingo a visibilidade em Tsu (Mie) foi de 8km, enquanto em Gifu (província homônima), de 15km. Isso não afetou o tráfego, pois a condição é quando chega ao índice inferior a 5km.

Mas, incomoda as pessoas com alergia respiratória e também pela fina camada sobre os veículos, varanda e área externa da casa. Se a poeira amarela aderir ao carro, limpá-la com uma toalha pode causar danos na pintura, como riscos. A recomendação é a lavagem com água, como a com alta pressão, considerada eficaz.

Na segunda-feira (10), ela dá trégua em quase todo país, aparecendo levemente sobre Kyushu.

O pico desse fenômeno poluente costuma ser em março e abril, mas não se pode descuidar em maio, devendo diminuir drasticamente somente a partir de junho.

Fontes: CBC TV e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!