Desvendado o mistério dos cheques de 1.400 dólares enviados à japoneses

Chegaram cheques nesse valor, equivalente a 150 mil ienes, para vários japoneses, vindos dos Estados Unidos.

Cheque no valor de 1,4 mil dólares (ANN)

Cheques no valor de 1,4 mil dólares, o equivalente a 150 mil ienes, chegaram para os japoneses. No fundo tem uma estampa da Estátua da Liberdade, além da impressão do valor e outros dados.  

Publicidade

Nas redes sociais vem aparecendo comentários como “chegou um cheque dos Estados Unidos”, “que medo!” ou “será um novo golpe?”. Vários idosos japoneses receberam esse cheque, então considerado misterioso.

Um especialista explicou sobre ele. Foi emitido como benefício, em março, pelo atual presidente norte-americano Joe Biden, como uma das medidas da pandemia do novo coronavírus. A partir de março os cidadãos americanos e residentes naquele país começaram a recebê-lo.

Uma cidadã americana, residente em Kanagawa, informou para a ANN que recebeu. “Este benefício também é concedido aos americanos que moram no exterior. Pode obtê-lo legalmente”, explicou a mulher, em japonês.

Mas, mesmo não possuindo a cidadania americana, muitos japoneses o receberam.

O que fazer se não é elegível

Shunji Ichikawa, especialista em aposentadoria no exterior, explicou “há cerca de 70 mil japoneses e dependentes que viveram nos EUA e são beneficiários do sistema de aposentadoria daquele país”. Portanto, já que o alvo desse benefício do governo americano foi o público de baixa renda, é possível que ex-contribuintes japoneses que moravam lá no passado, tenham recebido por engano.

Cheque no valor de 1,4 mil dólares (ANN)

“A maioria das pessoas que vive no Japão e recebe uma pensão americana não é elegível. Elas não são registradas nos Estados Unidos, não têm um visto de permanência nos Estados Unidos ou não têm o Green Card. Por isso, precisa devolvê-lo à autoridade fiscal dos EUA”, explica Ichikawa.

O governo dos Estados Unidos priorizou o alívio de quem precisava desse benefício e executou a ação com ênfase na agilidade, por isso, pode ter acontecido esse erro na emissão dos cheques.

Fonte: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ginasial é preso por esfaquear pai

Publicado em 19 de maio de 2021, em Crime

Suspeito de tentativa de homicídio, um garoto de 14 anos foi preso.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!