Risco da infecção ao beber ao ar livre é tão elevado quanto em ambiente fechado

Esse foi o resultado da análise feita pelo supercomputador japonês. Por isso, a recomendação é evitar beber em grupos, nos parques e nas ruas.

Grupo de assalariados bebendo na calçada, em Tóquio (NNN)

Nas cidades sob as Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação tornou-se comum ver grupos de pessoas bebendo nas calçadas, na frente das lojas de conveniência e nos parques, após as 20h, horário de encerramento do expediente nos bares e restaurantes.

Publicidade

Esses locais ao ar livre se tornam extensão dos bares onde se divertiam bebendo. Isso tem sido visto em Tóquio, Osaka, Nagoia e outras cidades. 

Akiyoshi Iida, professor da Universidade de Tecnologia de Toyohashi (Aichi), informou sobre o resultado de uma análise feita pelo supercomputador Fugaku, no qual colaborou.  

Distanciamento social e máscara

Em uma simulação, considerando um aglomerado em volta de uma mesa onde se faz churrasco, se uma pessoa retira a máscara e conversa, soube-se que as partículas se dispersam até 1 metro.

Portanto, “se as pessoas se aproximam pensando que por estarem ao ar livre, o alcance do aerossol quase não muda estando em um ambiente fechado ou fora”, apontou Iida.

Aerossol da pessoa sem máscara vai direto para a outra em uma simulação do supercomputador (Nagoya TV)

Segundo o professor, 1,5 metro é a recomendação para o distanciamento social para evitar contágio do coronavírus, por isso, mantê-la evita receber as partículas vindas do interlocutor que está na frente, sem usar máscara. Há um risco de aspirar as partículas do aerossol. 

Mesmo abrindo um espaço de 1,7 metro as partículas alcançaram a pessoa da frente, na simulação ao ar livre. Se tiver vento, as demais pessoas em volta também recebem esse aerossol.

Risco de infecção e outros problemas sociais

Na análise, o que se observou é que o uso da máscara é importante mesmo ao ar livre. Isso reduz bastante o risco da infecção.

Supercomputador mostra que se tiver vento as partículas chegam a outras pessoas (Nagoya TV)

O professor reiterou que mesmo ao ar livre, o grupo de pessoas que conversa e bebe não deve relaxar e continuar usando máscara.

O problema está ficando tão sério que a governadora de Tóquio pediu, na quarta-feira (21), para as pessoas não beberem ao ar livre, nas ruas.

Além do risco de infecção pelo novo coronavírus outros dois problemas para a sociedade são o barulho que incomoda os residentes e também o lixo. Em vários locais têm sido vistas garrafas e latas de bebidas alcoólicas largadas. 

Lixo flagrado na manhã de quarta-feira em um bairro de Tóquio (NNN)

 

Fontes: NHK, Nagoya TV e NNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hotel em contêineres móveis anuncia instalação em Shiga

Publicado em 22 de abril de 2021, em Artigos de Turismo

Uma rede hoteleira móvel, com maior presença em Kanto, anunciou que vai se instalar em Kansai.

Imagem de um dos hotéis com apartamentos em contêineres (HP)

A rede hoteleira R9 The Yard, cuja característica é o uso de contêineres, informou que instalará sua primeira unidade em Kansai, em Higashiomi (Shiga).

Publicidade

Essa rede utiliza um contêiner como quarto de hóspedes e atualmente opera em 25 locais, a maioria em Kanto, mas também na ilha Miyako (Okinawa) e Aichi.  

O conceito é de bom serviço, com mobilidade e flexibilidade. Quando ocorrer um desastre natural pode transferir os apartamentos para serem usados como acomodação de socorro, ou para as pessoas evacuadas. 

Um dos hotéis, em Chiba (HP)

Em Higashiomi a área do local é de 2.780 metros quadrados, com 37 apartamentos, tanto de casal quanto para 2 pessoas. 

Os preços anunciados foram a partir de 5 mil ienes para uma pessoa e de 7 a 8 mil para duas. 

Foto ilustrativa do apartamento de casal (HP)

As acomodações possuem banheiro, geladeira, mesa, cadeira de massagem, forno de microondas, ar-condicionado, pote elétrico, secador, tevê e todas as demais facilidades de um hotel. Além disso, para cada contêiner, um estacionamento para veículo de passeio.

Serviço do hotel (HP)

Em uma área de uso comum oferece máquinas de lavar roupa, de venda automática, corner de café gratuito, espaço para refeições leves e Wi-Fi. A recepção é automatizada.

Em Shiga o hotel deverá cortar a fita em novembro deste ano.

Para verificar os locais onde a rede possui esse complexo e fazer reserva, toque aqui

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!