Nove golfinhos encalhados na foz de um rio em Shizuoka

A equipe de resgate analisa que o encalhe não tem nada a ver com a sequência de terremotos do dia anterior.

Integrantes do aquário local analisam os golfinhos (Shizuoka Shimbun)

Por volta das 6h de quinta-feira (22) um residente nas proximidades da foz do rio em Nishiurakishou, cidade de Numazu (Shizuoka), encontrou vários golfinhos encalhados. 

Publicidade

As autoridades locais chamaram a equipe especializada do Mito Sea Paradise, da cidade, para o resgate dos 9 mamíferos marinhos. Eles têm cerca de 1,5 a 2 metros de comprimento. De acordo com a equipe, existe uma grande possibilidade de serem golfinhos-riscados. 

Um representante do aquário disse que pode ser que tenham seguido o cardume de sardinhas, bem abundante nesta época. Por isso, acabaram encalhando por não conseguirem sair da área rasa. 

Rebateu a lenda de que esses golfinhos tenham se perdido por causa dos terremotos do dia anterior. “Não há evidências de que os terremotos tenham sido a causa. Acho que ficaram perdidos depois de perseguir os peixes”, analisou.

Oito deles já estavam mortos e um foi salvo pela equipe, sendo devolvido para o mar.

Vistos de outro ângulo (SATV)

Fontes: Shizuoka Shimbun e SATV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terceiro estado de emergência e prorrogação das medidas em 2 províncias

Publicado em 23 de abril de 2021, em Sociedade

O governo informará detalhes das restrições durante o estado de emergência em 4 províncias.

As províncias em vermelho são as 4 alvo do estado de emergência e as em amarelo/laranja, alvo das medidas especiais (NHK)

É a terceira vez que o governo do Japão declarará estado de emergência durante a epidemia do novo coronavírus, sendo que as primeiras foram em abril do ano passado e janeiro deste ano. Essa decisão foi confirmada na reunião entre governo e especialistas realizada na manhã de sexta-feira (23).

Publicidade

O período será entre domingo (25) a 11 de maio, de apenas 17 dias, com um pouco mais de rigidez nas restrições, como a possibilidade de solicitar para parar com o fornecimento de bebidas alcoólicas em Tóquio, por exemplo.

As províncias alvo são a Tóquio, Osaka, Hyogo e Quioto, todas no estágio IV e com 80% da infecção pelas variantes. 

Opiniões da sociedade médica

Na quinta-feira (22), o presidente da Associação Médica do Japão, Toshio Nakagawa, disse “as medidas de autocontenção até agora chegaram ao limite”. Na sua opinião é necessário mais rigidez como fechar as grandes instalações comerciais, cancelar os eventos e outras. 

Expressou ainda que dependendo da expansão das variações do coronavírus, seja necessário declarar estado de emergência em todo país.

Em relação ao período do estado de emergência, opina que só deveria ser cancelado quando os índices caírem para o estágio II.

Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação 

Atualmente estão sob essas medidas, um passo antes do estado de emergência, Aichi, Kanagawa, Chiba, Saitama, Miyagi e Okinawa.

O governo decidiu incluir a província de Ehime, no mesmo período do estado de emergência, ou seja, de 25 de abril a 11 de maio. 

Miyagi e Okinawa, cujo prazo seria até 5 de maio, tiveram autorização para estendê-lo até o dia 11. O governo de Okinawa decidiu incluir a ilha e a cidade de Miyako nessas medidas, devido ao aumento do quadro de infecção. 

Estão sob as medidas as cidades de Okinawa, Uruma, Urasoe, Ginowan, Tomigusuku, Nago, Itoman, Nanjo e Naha, a capital, desde 12 deste mês. 

Nas cidades designadas os estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas devem encerrar o expediente mais cedo, às 20h, sob risco de serem multadas no caso de descumprimento.

Aos cidadãos há pedidos de abstenção de sair sem necessidade ou urgência e também de não se deslocar para outras províncias.

Com o estado de emergência e as medidas especiais o governo pretende inibir a expansão da infecção pelo novo coronavírus durante o feriado prolongado, da Golden Week.

Fontes: Tokyo Shimbun, Okinawa Times, JNN, FNN, Sanspo e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!