Japão: número de crianças apátridas aumenta 350% em 3 anos

O governo informou que aumenta o número de crianças que não têm nacionalidade reconhecida em nenhum país.

Foto da silhueta de uma criança (nicomerlo por Pixabay)

De acordo com estatísticas do MOJ-Ministério da Justiça, o número de crianças apátridas, na faixa entre 0 e 4 anos, chegou a 213 no final de 2019. É cerca de 3,5 vezes mais do que há três anos. 

Publicidade

No final de junho de 2020 aumentou para 217. Tem como pano de fundo o aumento de estudantes e trabalhadores estrangeiros, os quais não fizeram os procedimentos necessários para o registro dessas crianças.  

A pessoa pode crescer sem saber que é apátrida. Não poderá obter um passaporte e, mesmo quando se casar, não poderá obter a certidão de casamento, pois não tem como solicitar a certidão de solteiro, emitida pelo país de origem. Além disso, há o risco de várias desvantagens no cotidiano.

No final de 2019 o ministério constatou 696 pessoas apátridas, sendo que cerca de 30% são crianças.

Para que uma criança nascida de um pai estrangeiro adquira a nacionalidade do país de origem dele, é necessário passar por procedimentos como o registro de nascimento no consulado desse país.

No entanto, há casos em que esse registo não é efetuado por receio da descoberta de permanência irregular ou o país de origem não permite a aquisição da nacionalidade de filho nascido fora do casamento.

De acordo com os grupos de apoio, existem muitos casos em que o pai é desconhecido ou o pai japonês não o reconhece e se torna apátrida.

A professora emérita da Showa Women’s University, Mizue Tsukita, da área de bem-estar social, diz que “as pessoas reconhecidas como apátridas em termos de gestão dos residentes estrangeiros são apenas a ponta do iceberg. Elas não têm culpa. Todos devem ter a nacionalidade como um direito natural para que possam ser criados em uma condição estável”.

Fonte: Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kanagawa considera abrir as praias este ano

Publicado em 6 de abril de 2021, em Sociedade

No verão do ano passado as praias ficaram fechadas para os banhistas, mas este ano, começam os preparativos para abertura na temporada.

Praia em Kamakura, verão de 2019 (Kanagawa Shimbun)

Por causa da epidemia do novo coronavírus, as 25 praias da província de Kanagawa foram fechadas para evitar a disseminação.

Publicidade

Mas, este ano o governo e as entidades locais chegaram a um acordo para a temporada, desde que cumpram as medidas de segurança para evitar a propagação. 

Entre elas estão em pauta o distanciamento social dos banhistas, com o pedido de seguir as marcações, e o uso de máscara nas barracas de descanso e nas que oferecem refeições e bebidas.

O governo da província encarregou as administrações locais para a decisão final. 

A Prefeitura de Kamakura informou que este ano o público poderá desfrutar da praia. “Estamos fazendo os preparativos necessários para a abertura, mas o número de testados positivo para o coronavírus está aumentando. Por isso, vamos nos coordenar com outras cidades para ver se podemos operar com segurança”, declarou o prefeito.

Fontes: ANN e Kanagawa Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!