Crianças estrangeiras nos orfanatos do Japão

São mais de 600 crianças estrangeiras nos orfanatos, onde funcionários precisam se adequar na comunicação e preparo das refeições.

Refeição em um orfanato de Mie oferece sobremesa de manga por causa das crianças brasileiras, peruanas e de outras nacionalidades (Asahi)

No sábado (17), o jornal Asahi, publicou uma matéria sobre as crianças com um dos pais estrangeiros, nos orfanatos e centros de aconselhamento infantil do Japão – órgão parecido com o Conselho Tutelar do Brasil. 

Publicidade

A pesquisa foi realizada em parceria com uma professora da Universidade Rikkyo, de Tóquio, em 600 orfanatos e 150 instituições de cuidados infantis, para verificar o número de crianças estrangeiras.

Até 1.º de outubro do ano passado 16.776 crianças estavam sob os cuidados de cerca de 450 instituições. Sabe-se que 637 crianças têm pais estrangeiros ou um deles é de outra nacionalidade. Ou seja, têm raízes estrangeiras. Entre elas, havia 24 apátridas.

Os maiores números de crianças com raízes estrangeiras foram encontrados nos orfanatos das cidades metropolitanas de Kanto, Kansai e Tokai. O índice chega a 4% do total de pequenos nessas instituições, em relação ao total, cujos dados não são oficiais pois o governo ainda está em fase de levantamento.

Em um orfanato de Tsu (Mie), há crianças brasileiras e peruanas, mas vem aumentando as de origem vietnamita e chinesa. Assim, os funcionários dessas instituições precisa atendê-las nos idiomas estrangeiros.

Em outras, há dificuldade no preparo das refeições, por exemplo. As crianças islâmicas não podem comer carne de porco, por exemplo. Toda a refeição necessita ser halal, o que dificulta o preparo.

Fonte: Asahi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Exportações do Japão têm o maior crescimento desde o fim de 2017

Publicado em 19 de abril de 2021, em Sociedade

As exportações foram lideradas por um aumento nos envios com destino à China.

As exportações do Japão aumentaram 16,1% em março em comparação ao ano anterior (ilustrativa/banco de imagens)

As exportações do Japão registraram o crescimento mais forte em mais de 3 anos no mês de março, lideradas por um aumento nos envios com destino à China, em um sinal de que a economia continuou a se recuperar do profundo golpe do coronavírus do ano passado.

Publicidade

Contudo é improvável que os dados comerciais abrandem completamente as preocupações em relação à frágil recuperação da terceira maior economia do mundo, que sofreu um enorme golpe de um colapso no comércio global devido à pandemia no primeiro trimestre de 2020.

Dados do Ministério das Finanças mostraram na segunda-feira (19) que as exportações aumentaram 16,1% em março em comparação ao ano anterior, marcando a subida mais acentuada desde um ganho de 16,2% em novembro de 2017.

Isso foi melhor do que um aumento de 11,6% esperado por economistas em uma pesquisa da agência Reuters, e seguiu uma contração de 4,5% em fevereiro.

Por região, envios para China, a maior parceira comercial do Japão, aumentaram 37,2% no ano até março, registrando seu maior ganho desde janeiro, levados por exportações de metais não ferrosos e materiais plásticos, e também impulsionada por envios de maquinário para fabricação de semicondutores.

As exportações para os EUA, a principal economia do mundo, aumentou 4,9%, visto que forte demanda para carros e maquinário de construção, como escavadeiras, compensaram os poucos envios de aeronaves.

Os envios para a Ásia como um todo aumentaram 22,4%, enquanto aqueles para a União Europeia avançaram 12,8% em março.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!