Uso de 2 máscaras é tão eficiente como recomenda órgão americano?

Uma equipe de pesquisadores japoneses avaliou através das simulações com supercomputador se o uso de dupla máscara é realmente mais eficiente.

Japonesa com máscara de uretano sobreposta com uma de TNT (FNN)

Equipes de pesquisa da Riken e Universidade de Kobe anunciaram na quinta-feira (4) os resultados da análise do efeito da prevenção da infecção pelo novo coronavírus ao usar máscaras duplas, usando o supercomputador Fugaku.

Publicidade

O órgão americano CDC-Centers for Disease Control and Prevention divulgou em fevereiro a recomendação do uso de 2 máscaras como medida preventiva mais eficiente. Assim, tornou-se tendência inclusive no Japão, na combinação das máscaras de tecido ou uretano com a de TNT. 

O CDC informou que o uso duplo pode bloquear 92% da emissão de partículas infecciosas ao tossir, por exemplo. 

O que mostrou a análise com o supercomputador

De acordo com os resultados da análise, quando uma máscara de TNT – não tecido – bem ajustada ao rosto, dobrando o acessório de metal do nariz sem nenhuma lacuna, mostra o efeito de segurar 85% das partículas e impedir sua difusão. 

Em outra situação, quando uma máscara de uretano era usada sobre uma máscara de TNT, a proporção chegou a 89%

Isso mostra que não tem uma grande diferença ao usar 2 máscaras sobrepostas.

Resultados das simulações feitas com supercomputador mostram partículas que vazam em amarelo (FNN)

O pesquisador Makoto Tsubokura, líder da equipe Riken, disse que o uso de duas máscaras não significa dobrar a eficiência. “Máscaras duplas também aumentam a sensação de sufocamento. Recomendo o uso de uma máscara de TNT bem ajustada ao rosto”, enfatizou. 

Uso de máscara durante caminhada ou corrida

Também foi descoberto que quando a pessoa conversa enquanto caminha ou corre sem usar a máscara as partículas voam para trás. 

Essas partículas ricas em vírus caem na área de 1 metro quando a pessoa está parada. Mas, em movimento, como na caminhada, chegaram a cobrir uma área de 2 a 3 metros atrás da pessoa. Portanto, a recomendação é usar a máscara nessas ocasiões.

Fontes: FNN e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Honda começará a oferecer 1º carro autônomo de nível 3 do mundo

Publicado em 5 de março de 2021, em Sociedade

A Honda começará a oferecer a partir de sexta-feira (5) o sedan renovado Legend no Japão equipado com tecnologia autônoma de nível 3.

Esse é o primeiro veículo do mundo a chegar ao mercado que permite ao motorista se engajar em diferentes tarefas (NHK)

A Honda disse na quinta-feira (4) que começará a oferecer a partir de sexta-feira (5) o sedan renovado Legend no Japão equipado com tecnologia autônoma de nível 3”, enquanto a indústria de automóveis enfrenta intensa competição para desenvolver veículos autônomos e uma sociedade livre de colisões.

Publicidade

Esse é o primeiro veículo do mundo a chegar ao mercado que permite ao motorista se engajar em diferentes tarefas, incluindo ler e assistir à TV, quando o carro está em certas condições, como congestionamento no tráfego em vias expressas, disse o Ministério dos Transportes.

Mas no caso de uma emergência o motorista precisa tomar controle total do veículo.

A Honda planeja oferecer 100 unidades a nível nacional por um preço final de 11 milhões de ienes ($103.000) que estarão disponíveis apenas em uma locação de 3 anos.

Isso inclui pacote de serviço de manutenção, visto que o veículo precisa de técnicos especiais certificados pelo governo para lidar com sua tecnologia autônoma.

O Japão está disposto a dar um impulso no desenvolvimento de carros autônomos, com uma lei revisada que entrou em vigor em abril do ano passado permitindo veículos autônomos de nível 3 a circularem em vias públicas.

Tecnologias de direção autônoma são classificadas em 5 níveis. Na condução autônoma de nível 4, um veículo realiza todas as tarefas de direção sem intervenção humana dentro de uma área limitada, mesmo sob uma emergência. No nível 5, veículos não precisam de atenção ou interação humana.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!