Supercomputador japonês em plena operação para ajudar em pesquisa da Covid-19

Publicado em 10 de março de 2021, em Sociedade

O Fugaku, o supercomputador japonês mais rápido do mundo em termos de velocidade computacional, entrou em plena operação na terça-feira (9).

Neste Artigo:
&nbspSupercomputador japonês em plena operação para ajudar em pesquisa da Covid-19
Uma cerimônia foi realizada em Kobe para marcar o início da operação plena do Fugaku, em 9 de março (NHK)

O supercomputador japonês Fugaku, o mais rápido do mundo em termos de velocidade computacional, entrou em plena operação na terça-feira (9), antes do inicialmente programado, na esperança de ser utilizado para pesquisa relacionada ao coronavírus.

Publicidade

O Fugaku, nomeado como uma palavra alternativa para Monte Fuji, iniciou operação parcial em abril do ano passado para visualizar como gotículas que poderiam carregar o vírus se espalham da boca a fim de ajudar a explorar possíveis tratamentos para a Covid-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus.

O supercomputador japonês, que pode executar mais de 442 quadrilhões de cálculos por segundo, originalmente, começaria a operação plena a partir do ano fiscal com início em abril.

Ele eventualmente será usado em campos como clima e inteligência artificial e em mais de 100 projetos, de acordo com a Riken, patrocinadora estatal.

O supercomputador foi classificado o mais rápido do mundo para velocidade computacional pela primeira vez no projeto bianual TOP500 dos EUA-Europa em junho e manteve a posição número um em novembro.

Seu antecessor, o supercomputador K, foi desmontado em 2019.

Fonte: News and Culture


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão