Japão se junta à UE e China em emitir passaporte digital de vacina

O Japão está se preparando para lançar um passaporte digital de vacina que pode ser acessado através de um app no smartphone.

O certificado visa permitir aos viajantes uma maneira fácil de provar que estão vacinados (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão emitirá certificados de saúde digitais a cidadãos que forem imunizados contra coronavírus, juntando-se à China, União Europeia – UE e outros países que adotaram passaportes de vacina destinados a abrir viagens internacionais, soube o Nikkei.

Publicidade

O certificado pode ser gerenciado em um app e estará em linha com padrões internacionais, permitindo ao portador apresentar a prova de vacinação quando embarcar no avião ou fazer check-in em um hotel.

Viagens internacionais foram dizimadas pela pandemia e alguns veem passaportes de vacina como uma solução para recuperar a indústria, embora questões sobre igualdade persigam seu uso.

O governo está considerando adicionar o certificado a um app que deve ser introduzido no próximo mês que conta com um certificado digital para resultado negativo de teste. A informação também estará ligada a um novo sistema que acompanha o progresso do programa de vacinação do governo.

Além de cidadãos japoneses que viajam ao exterior, o app também é destinado a estrangeiros no Japão e que estão retornando aos seus países de origem.

Cautela sobre uso em viagens domésticas

O governo está cauteloso sobre o uso de passaportes de vacina para viagem doméstica.

Norihisa Tamura, Ministro da Saúde do Japão, disse que o documento pode levar à discriminação – uma opinião também mantida por políticos na Dieta.

O governo não planeja usar os passaportes de vacina para a campanha Go To Travel, mesmo se o programa for retomado.

Na UE serão lançados neste verão; o da China já está em uso

A UE está planejando lançar certificados de vacina até o verão. Os visitantes do Japão que vão a países da União Europeia poderão ser solicitados a apresentarem seus certificados quando embarcarem em um avião.

A China lançou sua própria versão de um passaporte de vacina neste mês, embora ainda exija que viajantes vacinados façam quarentena após chegarem ao país.

Certificados digitais do Japão serão baseados nos da UE

Ao determinar padrões para sua certificação, o governo japonês terá como referência os certificados da UE, assim como o certificado digital universal Commom Pass defendido pelo Fórum Econômico Mundial.

O Japão já emite um certificado em papel. Aqueles que recebem uma vacina poderão anexar um certificado de vacinação a um cupom emitido pelo governo local como prova de imunização.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonês preso nas Filipinas será extraditado

Publicado em 29 de março de 2021, em Crime

O preso estava sendo procurado pela polícia japonesa. O volume de dinheiro levantado por esse grupo chega a 2 bilhões de ienes.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!