Japão registra queda populacional acentuada

Publicado em 4 de fevereiro de 2021, em Sociedade

Pandemia prejudicou o influxo de trabalhadores estrangeiros que havia compensado o declínio populacional natural contínuo no país.

Neste Artigo:
&nbspJapão registra queda populacional acentuada
Trabalhadores de construção civil em rua de Kanazawa, província de Ishikawa (ilustrativa/banco de imagens)

A população do Japão encolheu em um recorde de 420 mil pessoas no ano passado, mostram estimativas do governo, visto que a pandemia do coronavírus causou um golpe pesado a um influxo de trabalhadores estrangeiros que havia compensado o declínio populacional natural contínuo no país.

Publicidade

O total caiu pelo 12º ano consecutivo, quebrando o recorde anterior de 329 mil de somente um ano atrás.

O Ministério da Saúde estima que a população do Japão esteja a 125,57 milhões desde 1º de janeiro, baseado em dados confirmados até julho e estimativas em nascimentos, mortes e dados de chegadas e saídas de estrangeiros.

O influxo de trabalhadores estrangeiros nos últimos anos tinha aliviado a escassez de mão de obra em uma variedade de indústrias incluindo restaurantes, lojas de conveniência, fabricação e construção.

A entrada de trabalhadores estrangeiros deve entrar no ritmo novamente assim que vacinas e outras medidas acalmarem o surto. Mas, “os salários estão subindo na China e em outros lugares, então não está claro se haverá tantas pessoas vindo para o Japão como antes”, disse Hoshino.

Neste ano, a previsão indica que poderá haver uma queda significativa nas taxas de nascimento.

O número de gestações reportadas caiu 5,1% para cerca de 727 mil nos 10 meses até outubro, de acordo com o ministério da saúde, com um declínio particularmente acentuado com início em maio.

Fonte: Asia Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
EASY CAR RIDE