Governo decide prorrogar estado de emergência

Publicado em 2 de fevereiro de 2021, em Sociedade

Vai se estender por mais um mês e a declaração oficial será feita na noite de terça-feira.

Neste Artigo:
&nbspGoverno decide prorrogar estado de emergência
Províncias alvo do estado de emergência (NHK)

Na terça-feira (2) o Primeiro-Ministro Yoshihide Suga fará um pronunciamento oficial às 19h40 para informar sobre a prorrogação do estado de emergência.

Publicidade

Até 7 deste mês são 11 províncias sob a declaração, mas somente Tochigi terá o cancelamento por ter conseguido fazer o controle do quadro da infecção pelo novo coronavírus. Também conseguiu fazer melhorias no sistema médico-hospitalar.

Tóquio e 9 províncias – Saitama, Chiba, Kanagawa, Fukuoka, Osaka, Quioto, Hyogo, Aichi e Gifu – continuarão até 7 de março, ou seja, por mais um mês. 

Cada província continuará sendo analisada e, mediante comprovação de kaizen no sistema médico, o estado de emergência será cancelado antes do tempo previsto. A meta é reduzir as métricas até o estágio II, informou o ministro da revitalização econômica, às 13h30 de terça-feira.

Portanto, as contramedidas como redução do horário de expediente dos restaurantes, bares e outros estabelecimentos que servem bebida alcoólica, incentivo do home office e evitar sair sem necessidade continuam nessas 10 províncias.   

Embora o número de pacientes internados tenha caído, o de enfermos graves continua alto, com 932 até terça-feira. Além disso, vem sendo visto aumento de clusters de infecção nas instalações de bem-estar dos idosos. 

O estado de vigilância continua nas 10 províncias. 

Okinawa e Mie 

Em relação a Okinawa, até as 13h30 o governo não se manifestou, embora o índice a cada 100 mil habitantes seja o segundo do país, de 39, ficando atrás do maior que é Tóquio, com 45. A província está sob estado de emergência de forma autônoma, até 7 deste mês. O governador solicitou que a província fosse incluída junto com as 10 em situação de emergência declarada pelo país. 

O governador da província de Mie informou que pretende estender o período do estado de alerta, programado para findar em 7 deste mês.

Fontes: NHK, Okinawa Times e Nagoya TV


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão