Falta de seringas dificulta vacinação contra Covid-19 no Japão

Milhões de doses da vacina da Pfizer poderiam ser desperdiçadas devido a uma escassez de seringas especiais.

Falta de seringas especiais no Japão dificulta início de vacinação contra coronavírus (banco de imagens)

A preocupação cresce no Japão, onde um esforço de vacinação contra a Covid-19 começa nesta quarta-feira (17), de que milhões de doses da vacina da Pfizer poderiam ser desperdiçadas devido a uma escassez de seringas especiais que maximizam o número de doses usadas de cada frasco.

Publicidade

O governo fez pedidos urgentes, mas fabricantes estão enfrentando dificuldades para aumentar a produção rápido o suficiente, criando a mais recente dor de cabeça para o primeiro-ministro Yoshihide Suga, que sofre com fraco apoio do público.

“Ainda estamos tentando garantir seringas especiais”, disse o secretário-chefe do Gabinete Katsunobu Kato na terça-feira (16).

O Japão, com uma população de 126 milhões, assinou um contrato no mês passado com a Pfizer para obter 144 milhões de doses de sua vacina, ou suficientes para 72 milhões de pessoas.

Um frasco seria para 6 doses, diz a Pfizer, mas requer seringas especiais que retém um volume baixo de solução após uma injeção para extrair seis doses, enquanto somente 5 doses podem ser tiradas com seringas padrão que o governo armazenou em preparação para a campanha de inoculação.

“Quando se fala no que sobra nos frascos e seringas, o que não é usado será descartado”, disse Kato.

Vacinar a população do Japão rapidamente é uma prioridade principal para o governo de Suga, visto que ele está determinado a realizar as Olimpíadas de Tóquio neste verão após os Jogos terem sido adiados por um ano devido à pandemia de coronavírus.

Em uma tentativa de minimizar a quantidade de vacina deixada sem uso em seringas e frascos, o governo está pedindo a fabricantes de equipamento médico que aumentem a produção de seringas de “espaço zero”, mas há dúvidas se isso pode ser feito rápido o suficiente.

Embora casos diários estejam em declínio nas últimas semanas no Japão após atingir o pico no início de janeiro, Tóquio e outras nove províncias ainda estão sob estado de emergência do coronavírus.

Fonte: Nippon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Centenas de peixes são encontrados mortos em praia

Publicado em 16 de fevereiro de 2021, em Sociedade

Centenas de sardinhas cobrem praia em fenômeno nunca antes visto.

Imagem: ANN

Por volta das 12h de segunda-feira (15), as autoridades encontraram centenas de sardinhas nas areias de praia da Ilha de Miyake, em Tóquio.

Publicidade

Imagens mostram a praia, de 600 metros de comprimento e 10 metros de largura, coberta de peixes. Os especialistas não sabem o motivo, mas foi emitido o alerta de ondas às 11h do mesmo dia, e ventos fortes sopravam na região.

“É um fenômeno muito intrigante. Mas, é difícil ter alguma relação (com o terremoto)”, comenta o pesquisador Hiroi Nishida sobre a relação do terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o Japão no sábado (13).

Segundo Nishida, está é a época de desova das sardinhas, que utilizam a ilha para colocar os ovos. “A quantidade de peixes em volta da ilha é grande. Devido à mudança súbita do habitat natural, os cardumes que não conseguiram fugir a tempo acabaram sendo levados pelas ondas até a praia. Mas, ainda tenho algumas dúvidas”, comenta Nishida.

A subprefeitura de Miyake explica que nos últimos dias houve relatos de baleias nas redondezas. “Nunca vi nada parecido”, comenta um funcionário.

Fonte: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!