Pesquisadores japoneses encontram novo tipo de sardinha gigante

Publicado em 26 de janeiro de 2021, em Sociedade

A essa descoberta científica foi dado o nome de Sardinha Yokozuna, um tipo de fóssil vivo, com mais de 1 metro de comprimento.

Neste Artigo:
&nbspPesquisadores japoneses encontram novo tipo de sardinha gigante
Tem mais de 1 metro de comprimento e é predadora (JAMSTEC)

A JAMSTEC-Agência do Japão para Ciência de Tecnologia do Mundo Marinho em parceria com outros pesquisadores informaram na segunda-feira (25) que batizaram uma nova espécie de peixe como Sardinha Yokozuna (Yokozuna Iwashi), cujo relatório foi publicado na revista científica inglesa Scientific Reports.

Publicidade

Eles encontraram uma variedade até então desconhecida da família Alepocephalidae, de águas profundas, na Baía de Suruga, na costa do Oceano Pacífico, na província de Shizuoka. 

&nbspPesquisadores japoneses encontram novo tipo de sardinha gigante
Quando foi pescada (JAMSTEC)

O novo tipo de peixe tem mais de 1 metro de comprimento, em pesca com espinhel, entre 2,1 a 2,6 mil metros de profundidade. Conseguiram pegar, em 2016, 4 unidades, entre 1,22 a 1,38 metro, com escamas azul brilhante e lembravam os celacantos do fundo do mar, também conhecidos como fósseis vivos.

Como resultados da tomografia computadorizada e da análise genética, descobriu-se que é uma nova espécie classificada na família Alepocephalidae.

A análise do conteúdo do estômago revelou que se alimenta de outros peixes do fundo do mar e está localizado no topo do ecossistema, por isso decidiram batizá-lo de Sardinha Yokozuna, o grau mais elevado da tradicional luta japonesa, o sumô.

As equipes também conseguiram captar imagens do novo tipo de peixe nadando no fundo do mar. Conseguiram ver como captura sua presa, tirando partido da sua elevada capacidade de nadar e da sua boca larga.

O ecossistema da Baía de Suruga, também conhecida como a mais profunda do Japão, ainda tem muitas partes inexplicáveis, um desafio para os pesquisadores.

&nbspPesquisadores japoneses encontram novo tipo de sardinha gigante
Peixe batizado de Sardinha Yokozuna (JAMSTEC)
Fontes: release, NHK, Sankei e Mainichi 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão